A Origem das Espécies

A Origem das Espécies Charles Darwin




Resenhas - A origem das espécies


94 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7


Dirlene Piagio 10/11/2024

O polemiquinho da ciência...
Essa edição é muito linda e conta com um capítulo extra feito após a divulgação da primeira edição que consiste na resposta, explicações e algumas pontuações de Darwin a respeito de alguns questionamentos ou críticas sobre a teoria da evolução.
O livro é um marco na Ciência, pois foi publicado em uma época em que a maioria dos acadêmicos não aceitavam que as espécies pudessem mudar e que todas foram criadas individualmente. E a teoria de Darwin trouxe a novidade de que as espécies estão em constante adaptação numa luta pela sobrevivência e os mais aptos são selecionados por um processo de seleção natural. Isso tudo é demonstrado através da descrição detalhada de uma série de observações feitas pelo próprio Darwin na natureza ou conversando com amigos cientistas e através da teoria disponível na época de especialistas das mais diversas áreas (zoologia, botânica, anatomia etc).
O livro não é tão complexo a ponto de só especialistas entenderem, mas precisa ser lido com calma porque pode ser mal interpretado. Ao longo dos anos, a evolução por meio da seleção natural e o parentesco entre as espécies de seres vivos (principalmente com base na análise filogenética) tem se mostrado um fato, isso não tem como negar. E o mais impressionante do livro é a capacidade que o autor teve de pensar à frente do seu tempo, mesmo com acesso limitado a alguns conteúdos (como o da herança genética de Mendel e o código genético dos seres vivos e o registro fóssil em retalhos).
No geral, não vejo o livro como uma afronta ao pensamento religioso, pelo menos não à minha. Vejo os ensinamentos bíblicos como um direcionamento para atrair a humanidade para Deus, explicar fenômenos sobrenaturais, apresentar práticas morais, civilizadas e de socialização, e relembrar fatos importantes da ação dEle e de pessoas de destaque no passado que mostram a sua grandiosidade e apontar planos para o futuro do homem. E não um manual científico que procura explicar o mundo natural e as suas leis, isso é uma tarefa da ciência. E com isso não quero dizer que pessoas cristãs não podem ser cientistas, pelo contrário, nós cristãos podemos ser o que quisermos, mas não tem como usar a Bíblia para dizer que a evolução não é real, porque a Bíblia não se preocupa com isso. Não vou fazer um resumo do livro, porque recomendo que você mesmo leia e chegue às suas conclusões.
comentários(0)comente



Maria 21/10/2024

Darwin I love you
Amoo esse carakkkk Quando escuto sobre Adão e Eva até tremo. Todo mundo tinha que entender pelo menos o mínimo de biologia pra parar com essa bobagem de jardim do éden. E eu falo isso e olha que sou cristã, tal qual Darwin foi
comentários(0)comente



Paula.Vergilio 11/10/2024

'A origem das espécies', de Charles Darwin, é um marco na biologia. O livro relata como as espécies são semelhantes e diferentes entre si, trazendo uma ampla discussão de que elas não são imutáveis, mas derivam umas das outras mediante a seleção natural do ambiente. Essa publicação foi base para as teorias evolutivas atuais, que influenciaram diversos ramos da biologia. Contudo, é importante dizer que é uma literatura antiga (1859) e está desatualizada frente às teorias e novidades científicas atuais, embora isso não tire seu mérito e tenha sido uma surpresa agradável ler que Darwin já teorizava alguns temas que estão sendo descobertos e estudados atualmente. O autor inclui diversas observações, que respaldam sua teoria, mas às vezes são enfadonhamente detalhadas e prolixas, contrastando com a literatura científica atual, tão direta e concisa. Ainda assim, é uma leitura interessante, que me surpreendeu em vários momentos, e eu achei um pouco diferente do que trazem os livros didáticos sobre ele. Indico a leitura para todos biólogos e entusiastas.
comentários(0)comente



Linhares 08/10/2024

Na prefácio o autor diz se tratar de apenas uma introdução a sua teoria, e de fato é, mas achei o livro muito arrastado e maçante.

No final dos capítulos o autor faz um sumário onde resume tudo o que foi dito durante o capítulo, confesso que no final eu já estava indo direto para esse sumário.
comentários(0)comente



Bruna.Ceccato 25/09/2024

A importância desse livro é significativa para história Humana.
Minha única reclamação é com relação a edição que li, essa da editora Martin Claret. Apesar de belíssima, se fosse comprar hoje procuraria uma que contivesse notas com atualizações.
Essa edição é apenas a tradução do original. Claro que muito há para se pesquisar por conta, mas seria bem interessante notas pontuando onde o autor acertou, e quais avanços científicos já tivemos nos campos que ele só teorizava, como o genético.
No mais, é um livro de linguagem fácil, mesmo para iniciantes em estudos de biologia.
comentários(0)comente



Jônatas Iwata 17/09/2024

Um conceito absurdamente lindo que se estabelece como cada vez mais inegável a cada nova descoberta naturalista. Finalmente entender a teoria da evolução e a teologia calvinista são as descobertas que fizeram reacender o meu amor pelo Criador. A criação da vida e da beleza a partir da morte é um belo resumo da Evolução e do Evangelho.
comentários(0)comente



MAnica188 02/09/2024

Uma experiência legal
Muitas coisas já são óbvias para a gente, mas o fato que ele escreveu isso em 1856 tem que ser claramente levado em conta. Ele mesmo reabre sua teoria com argumentos, o que é interessante de ler. O final me deixou com um pouco de preguiça, por que apesar de ser uma leitura fácil, ainda tem muito termos técnicos. Mas é muito legal, me senti uma pesquisadora
comentários(0)comente



Dhenyfer.Alves 26/06/2024

Maravilhoso, bem escrito, nada confuso, Darwin era sem dúvidas um gênio muito além do seu tempo, formular uma teoria tão bem sem conhecer bem genética foi realmente um feito incrível, amei.
comentários(0)comente



Marcos774 05/04/2024

Estava muito animado pra ler, porque meus professores de biologia sempre falavam de quanto esse livro foi revolucionário(o que realmente foi, não vou negar), porém achei bastante decepcionante.
comentários(0)comente



JosA225 31/12/2023

A Origem das Espécies
Um dos livros mais controversos de todos os tempos. Aborda como os seres se desenvolveram sem a explicação dada pela bíblia. A eterna luta entre religião e ciência encontra aqui um estopim excepcional.
comentários(0)comente



AnaP14 26/12/2023

.
Nesta obra vemos a teoria de Darwin, que foi elaborada com base no que coletou durante suas viagens. É uma leitura difícil, porém importante.
comentários(0)comente



Rodrigo.Artioli 13/12/2023

Evolua ou Morra....
Um pouco da Origem dos seres vivos, que mesmo para um leigo (mas curioso) foi gratificante. Os métodos de Darwin e sua inovação apetecem a história.
comentários(0)comente



Cah 25/06/2023

Uma viagem prazerosa
Eu demorei para ler este livro de propósito. Quis explorar cada página, cada detalhe, e cada conclusão feita por Darwin ao longo dessa jornada chamada ?A origem das espécies?. Foram tantas anotações / pesquisas / podcasts / artigos, que eu me senti naquele beagle, fazendo a viagem junto de sua tripulação, explorando as espécies ao redor do mundo.

?Há uma verdadeira grandeza nessa forma de considerar a vida, que, juntamente com todas as suas diversas capacidades, teria sido insuflada pelo Criador em poucas formas, ou talvez em uma única. E enquanto este planeta continua a girar na sua órbita, obedecendo à imutável Lei da Gravidade, as formas mais belas e admiráveis, originárias de um início tão simples, continuam a seguir esse desenvolvimento.? Capítulo XV, Recapitulação e conclusão, ?Conclusão das observações?, página 545.

Recomendo à todos que assim como eu amam uma aventura real contada de forma literária.
comentários(0)comente



Dominic nic nic 14/06/2023

Nota alta pela importância histórica e científica que esse livro carrega, mas vou ser sincera, que leitura dificil! Não é para iniciantes em biologia e que só querem entender um pouco mais a evolução, por mais irônico que seja. Esse é um trabalho científico, sendo extremamente técnico e detalhado, por isso, não irá agradar todos os leitores. Mas ainda assim, é muito interessante e pertinente.
comentários(0)comente



Jorge 13/06/2023

O Livro que Abalou o Mundo
Este está para a História Natural como as Leis da Gravitação Universal de Newton estão para a Física. A leitura é de caráter acadêmico, como é de se esperar, e quem está mais apto a extrair o melhor deste livro são os biólogos e cientistas. Sou meramente um entusiasta do conhecimento, e por isso me dei a façanha de desbravar estas densas páginas, as quais falam extensivamente sobre animais.
A obra se trata de uma grande argumentação em favor da Teoria da Evolução das Espécies, concebida pela autor. Este irá apresentar suas provas em favor daquela, as quais são muitas, e poderei enumerar algumas, apenas procurando sintetizar seu pensamento.

1. As modificações em estado doméstico: Sustentado pelos criadores de animais, e ele próprio vislumbrando estas modificações, Darwin apresenta esta como um dos principais indícios das alterações produzidas pelas espécies. Em estado doméstico, suas metamorfoses são guiadas pela mão humana em uma direção de utilidade ou apreciação do homem. Estas alterações são importantes, pois são visíveis.

2. Similaridades entre espécies geograficamente próximas: De fato, a viagem do então jovem naturalista Darwin a bordo do Beagle ao redor do mundo mudou a sua vida, e esta é uma constatação do próprio autor, fornecida ao final do livro. Um dos destinos mais relembrados e talvez, importantes, foram as Ilhas Galápagos. Utilizadas como exemplo na obra, elas fornecem firmes evidências à tese. O jovem naturalista identificou que as espécies as quais povoavam estas ilhas, eram muito parecidas com seus respectivos gêneros no continente sul-americano, mas não eram idênticas, visto que eram espécies distintas. E ainda mais, cada ilha era povoada por espécies e/ou variedades diferentes, mas também relacionadas entre si. Quanto mais apartadas estão as espécies, mais elas se diferenciam.

3. Reversão de características da espécie-filha para a espécie-mãe: Esta é uma grande evidência, pois também é observável, e o autor discorre longamente a respeito de pombos para demonstrá-la. As diferentes espécies de pombos, quando cruzadas, demonstram tendência para voltar às características de sua espécie progenitora. Este fator foi observado pelo autor em diferentes espécies, e muito se discorreu a respeito dos cruzamentos, chegando a conclusões bastante interessantes.

4. Configuração de órgãos: Analisando a natureza de maneira muito profunda, uma das mais impressionantes e convincentes evidências é a configuração orgânica dos seres. Aqueles que são aparentados demonstram semelhanças sutis, as quais são por vezes inexplicáveis do ponto de vista criacionista. Ainda mais, o autor cita exemplos de criaturas rudimentares (ornitorrinco) as quais são espécimes vivos que demonstram uma sorte de transição entre diferentes gêneros de seres vivos.

Poderia citar inúmeros outros pontos, mas gostaria apenas de resumir as ideias do autor, e alguns dos fatores que mais me surpreenderam. Ao todo, é um livro que proporciona um conhecimento vasto, o qual precisa ser lentamente deglutido. Requer paciência e pesquisa, pois se trata profusamente de animais que você provavelmente jamais ouviu falar se você não é biólogo. Outra curiosidade é que este livro jamais aborda o polêmico parentesco do homem com os símios, e este tópico era o mais aguardado por mim. Certamente o autor falou a este respeito em outra obra, ou isso teria sido subentendido nesta, ou até mesmo o autor o revelara em debate público...
Interessantíssimo é o fato de que Darwin, em meio às suas considerações geológicas, supôs ligações terrestres dos continentes, pois era difícil imaginar as atividades geológicas de milhões de anos atrás. Estas ligações foram imaginadas sem que necessariamente os continentes se movessem, mas mal sabia Darwin, que no século seguinte, Alfred Wegener proporia a tectônica de placas, teoria a qual corroboraria ainda mais com as ideias expostas nesta obra.
A respeito da edição, é satisfatória. Contém alguns pequenos erros, mas nada escandaloso, ou que prejudique verdadeiramente a compreensão do texto. Alguns erros tipográficos, apenas. Se você é biólogo ou cientista, você PRECISA ler, caso contrário, somente se for um curioso inato como eu.
comentários(0)comente



94 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR