O imperador de todos os males

O imperador de todos os males Siddhartha Mukherjee




Resenhas - O Imperador de Todos os Males


50 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4


Zé Guilherme 12/11/2024

A jornada de um Monstro(S).
Impossível terminar esse petardo sendo a mesma pessoa que você era antes!! A história de uma guerra secular, com batalhas que remontam inclusive de milênios? o perfil minucioso da doença mais macabra e assustadora da nossa realidade. A busca incessante da ciência pela cura de algo que é o mal dentro de nós.

Assustador, voraz, emocionante e antes de tudo humano.

O trabalho de um vida.

Impactado
comentários(0)comente



isabelhias 05/07/2024

?A vida do câncer é um reino da vida do corpo (?)?
A primeira descrição registrada do câncer ocorreu em 2.500 a.C. Na perspectiva do autor, lidar com o futuro de uma doença implica em conhecer o seu passado, e o livro traz um panorama abrangente sobre a origem do câncer e o que se descobriu a seu respeito no decorrer dos anos: as intervenções cirúrgicas, o papel das drogas citotóxicas, a utilidade do rádio no tratamento.
Um segundo eixo trata de explicar pro público não médico o que é essencial saber - no que consiste a metástase, o papel de influência dos carcinógenos no genoma humano, princípios de farmacologia e esse tipo de coisa. Nessa parte a leitura diminui o ritmo para quem não for da área, mas continua interessante. Ponto positivo pro glossário robusto no final das páginas, que facilita bastante a vida.

Além da proposta historiográfica, o livro é bom por intercalar esses relatos com os relatos da vida pessoal do autor, oncologista, que acompanha vividamente como o câncer mina não apenas a saúde de um paciente, mas a sua vida. Achei sensível, bonito e bem escrito. A perspectiva de que o câncer se perpetua com sucesso justamente porque copia a atividade celular saudável é levada em consideração também em um nível simbólico.

?A vida do câncer é um reino da vida do corpo, sua existência é um espelho patológico da nossa.?
comentários(0)comente



Tarso 25/06/2024

Biografía do Cancer
O livro fala da descoberta da doença e da hercúlea luta contra ela. Desde os primórdios de tratamentos com o uso de substâncias do gas mostarda até as técnicas mais avançadas relacionadas ao avanço na medicina e ao mapeamento do genoma humano. Tras ao final uma mensagem de esperança.
comentários(0)comente



Pedróviz 23/05/2024

O imperador de todos os males
Ótimo livro! Relata a história do conhecimento a respeito do câncer de modo minucioso. Combina muito bem os aspectos emocional e técnico através de uma escrita fluída e envolvente. Alguns temas abordados requerem noções de biologia e genética.
Um tema abordado foi o tratamento de formas raras de câncer: o autor relatou que as indústrias farmacêuticas não investem na pesquisa de doenças que atingem poucas pessoas pelo simples motivo de não haver, nesses casos, retorno para o investimento feito nas pesquisas. O autor afirma que apesar da redução significativa da mortalidade, do século XX para o XXI, para alguns tipos de câncer, a ciência está muito longe, e talvez jamais chegue, a encontrar a cura definitiva para esse Imperador de todos os males.
comentários(0)comente



Rui Alencar 05/05/2024

Denso porém leve. Fantástico
A DOENÇA É A ZONA NOTURNA DA VIDA, uma cidadania mais onerosa. Todos que nascem têm dupla cidadania, no reino dos sãos e no reino dos doentes. Apesar de todos preferirmos só usar o passaporte bom, mais cedo ou mais tarde nos vemos obrigados, pelo menos por um período, a nos identificarmos como cidadãos desse outro lugar. (SUSAN SOTAG no prefácio desse maravilhoso livro)
comentários(0)comente



Anele 07/04/2024

Passei um bom tempo tentando ler este livro e acredito que a demora tenha se dado mais por não ser o tipo de livro que estou habituada a ler, pois é uma leitura fantástica do câncer, o real imperador de todos os males em nosso mundo atual (e, aparentemente, do mundo antigo também). Gostei que o livro nos traz dados não apenas científicos, mas históricos também, sendo estas partes mais desconhecidas e, portanto, mais atraentes para mim. Acredito que também seja uma leitura acessível para pessoas leigas que estejam interessadas na temática. Vale a pena para conhecer mais sobre a oncologia!
Olavof 11/04/2024minha estante
A escrita do autor auxilia muito até para quem não é da área da saúde entender um pouco mais sobre oncologia.




Deeh 26/12/2023

Não é uma resenha, só observações.
A primeira vez que ouvi falar neste livro, foi numa palestra no primeiro semestre da faculdade. Desde então o livro foi pra minha lista.

Anos depois... Aqui estou concluindo a leitura.

É um livro para qualquer pessoa que tenha curiosidade sobre o câncer. O autor remonta a trajetória da doença, desde os primeiros diagnósticos e os primeiros tratamentos até os dias atuais, com aquilo que temos de mais avançado no tratamento oncológico.

Vale muito a pena, se tiver interesse no assunto.
comentários(0)comente



Cavalcanti 01/12/2023

O passado, presente e o futuro da pesquisa sobre o câncer
Esforço gigantesco do autor em fazer um resumo (de mais de 500 páginas) da história do câncer. Livro fantástico, recomendo a todos, nada como conhecer o seu inimigo para se proteger. Muito ainda temos que aprender sobre esta terrível doença.
comentários(0)comente



Benê 14/09/2023

Que livro massa! Achei que não ia gostar por não ser o tipo de livro que costumo ler, mas no fim, gostei bastante! Foi muito interessante ler a respeito de como ocorreu a evolução das descobertas científicas na medicina oncológica, desde os primeiros casos de câncer da história, até as descobertas da biologia dessa doença e o desenvolvimento de medicamentos direcionados. Além de o livro tratar de toda uma questão história da luta não só dos cientistas, mas também da população contra essa doença. No livro, o autor destaca as situações políticas e sociais que favoreceram o desenvolvimento de pesquisas nessa área, e como isso impactou na história da doença. Gostei muito! Recomendo a leitura!
comentários(0)comente



Xandhy 12/09/2023

"O Imperador de Todos os Males" é um livro escrito por Siddhartha Mukherjee. Esta obra é uma biografia da doença do câncer, explorando sua história, tratamentos e o impacto na sociedade ao longo dos séculos. Mukherjee oferece uma visão detalhada e abrangente dessa doença complexa, desde as primeiras evidências históricas até os avanços médicos mais recentes. É uma leitura recomendada para quem deseja entender melhor o câncer e seu significado na história da medicina
comentários(0)comente



oslivrosdagiu 29/04/2023

História e ciência
Cronologia fantástica do câncer, desafiando observadores, pesquisadores, médicos e pacientes ao longo dos últimos 200 anos (ou 4 mil anos?). Leitura que nos prende do início ao fim, para quem gosta de ciência e de seres humanos.
comentários(0)comente



Sarahobarros 04/03/2023

Protagonista imprevisível
Esse livro, longe da tecnicidade dos termos médico-científicos, apresenta uma linguagem tão fluida e acessível que até leigos, como eu, sobre área médica conseguem compreender com clareza a evolução da ciência por trás da doença em questão. São páginas que contém uma linguagem quase poética de exposição das diversas mentes brilhantes que culminaram no quadro atual de descobrimento, tratamento e até cura de muitas doenças.
Este protagonista assustador, o câncer é personificado e ganha atenção minuciosa em cada capítulo dessa obra, expondo a coexistência dos marcos históricos entrelaçados aos estudos da oncologia que impulsionaram o desenvolvimento do conhecimento científico. É a descrição dos altos e baixos de uma ciência, em muitos casos, incerta: a medicina.

"O Imperador de Todos os Males" do médico oncologista Sidhaartha Mukherjee é simplesmente perfeito para quem deseja aprofundar o conhecimento bio-patológico e ao mesmo tempo se impressionar com as etapas das descobertas dos diversos tratamentos para o câncer que contribuiram para a consolidação dos métodos modernos. Uma verdadeira biografia.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Cleber Costa 12/09/2022

Entre o remédio e o veneno
"A ciência representa o desejo humano de compreender a natureza; a tecnologia complementa esse desejo com a ambição de controlar a natureza. A medicina é fundamentalmente uma arte tecnológica; traz em seu núcleo o desejo de melhorar a vida humana intervindo na própria vida."

Mukherjee nos apresenta um profundo e detalhado estudo sobre seu maior inimigo. Como um oncologista indiano renomado, o autor faz uma viagem no tempo e no espaço do câncer, explorando sua história desde a antiguidade até os métodos modernos de diagnóstico e terapia. O livro é escrito, em geral, de forma bem acessível ao público leigo (como eu), porém em alguns momentos tive a necessidade de recorrer a pesquisas complementares ao longo da leitura para entender melhor os argumentos técnicos, mas vejo isso como parte do processo de qualquer livro que nos enriquece de alguma maneira. Porém creio que o autor tenha pecado um pouco na estrutura e na organização dos tópicos. Em alguns momentos ele seguia em sequência cronológica, em outros em sequências de assuntos, deixando um pouco confuso de acompanhar às vezes. A propósito, o livro alterna entre apresentar os fatos científicos sobre a pesquisa e mostrar também os bastidores políticos da luta contra o câncer, que foram as partes mais maçantes para mim. Através da leitura, descobrimos que, ao contrário de outras doenças, o câncer não é causado por um agente externo (apesar de poder ser ativado por este), mas sim por um mal funcionamento interno de nossas células. Esse mal funcionamento possui raízes tão profundas que estão essencialmente relacionadas ao DNA. "Todo câncer é uma doença genética". Logo, o que faz dessa enfermidade tão ameaçadora é que as células cancerosas são extremamente similares às nossas células normais, tornando difícil encontrar métodos terapêuticos capazes de combatê-las sem afetar também as células saudáveis. Por isso o tratamento com quimioterapia é tão debilitante.
Sendo assim, chegamos à conclusão de que não existe inimigo maior para o ser humano do que nós mesmos. Enfrentar nosso próprio Ser exige sacrifícios que podem ser profundamente tóxicos, como uma quimioterapia na alma, capazes de nos levar aos limites de nossa saúde física, mental e espiritual para nos expurgar de todas as aflições.
comentários(0)comente



Tiago.Cecconello 01/09/2022

Ótimo livro sobre a história do câncer
Siddhartha Mukherjee é um dos grandes escritores que estão surgindo na humanidade. Além de ser um cientista, ele também tem muito embasamento literário para criar metáforas e analogias que enriquecem ainda mais temas científicos interessantes como o câncer, genética etc.

Imperador de Todos os Males, apesar de ser inferior a O Gene, do próprio autor, é um excelente livro para quem quer entender o que é o câncer.

É um livro que também serve para destruir mitos como uma "cura universal" para o câncer, pois demonstra de maneira didática como os tipos de câncer são bem diferentes, tornando um tratamento mágico e genérico praticamente impossível (pelo menos para o nosso conhecimento atual).

Como crítica, cito o enredo, a fluidez do livro, que, a meu ver, poderia ser melhor construído, intercalando melhor os assuntos teóricos com os assuntos dramáticos.
comentários(0)comente



50 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4