Iaiá Garcia

Iaiá Garcia Machado de Assis




Resenhas - Iaiá Garcia


137 encontrados | exibindo 31 a 46
3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 |


simbólico 28/04/2023

Último passo ao realismo
"Iaiá Garcia" é o último romance romântico do Machado, sendo o antecessor de "Memórias Póstumas de Brás Cubas", porém, já é possível enxergar algumas características realistas no livro: estudo psicológico dos personagens, personagens menos idealizados(se comparado com os anteriores do autor) e foco no cotidiano.
O livro tem um desfecho comumente romântico, mas a evolução das intrigas e reconciliações de Jorge, Estela e Iaiá ao longo dos anos é tão bem desenvolvido que já vale por si só.
Essa foi a primeira obra machadiana que consegui terminar, espero que os próximos sejam do mesmo nível ou até melhores que esse.
comentários(0)comente



AnaP14 02/04/2023

Mulheres fortes
As personagens femininas desta obra são bastante marcantes, em especial Estela. Confesso que Iaiá me deixou um pouco irritada em alguns pontos, pois se deixava levar por caprichos e pequenas vinganças quando algo não saía a seu gosto. Estela me deixou impressionada por sua racionalidade.
comentários(0)comente



Sarah 01/04/2023

Nada como uma leitura de Machado, não é mesmo?
Iaia Garcia é filha do viúvo Luis Garcia e vai aos poucos tomando o protagonismo em um enredo que começa com a vida de personagens secundários. A menina vai descobrindo os enlaces da paixão e vai lidando com o seu jeito singular e juvenil de ser.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Vanessa 15/01/2023

O jeito que ele começa o livro descrevendo o Luís Garcia é perfeito, adoro o modo como ele fala tão claramente , apesar do final ser previsível é muito bom , único personagem que não entendi foi a Estela pra que tanto orgulho e se privar de ter alguém que a amava pra depois ficar com alguém por conveniência.
comentários(0)comente



Bruno 14/01/2023

Considerado um dos melhores romances da fase romântica machadiana, Iaiá Garcia é um livro bem leve, de leitura rápida e com reviravoltas interessantes. Pessoalmente, acho Helena melhor - pertencente também à fase romântica lado autor. As protagonistas de ambas as histórias até se parecem um pouco! São mulheres fortes, com opiniões fortes frente à sociedade carioca da segunda metade dos 1800. Como todo livro do Machado de Assis, os retratos da sociedade de sua época nos colocam frente a frente com um passado de costumes e pensamentos já muito distantes de nós.
comentários(0)comente



Deivid.Asaphe 08/01/2023

laiá Garcia é a ponte entre duas das mais importantes fases literárias da literatura brasileira. Machado foi tão preciso e perfeito, que ele consegue inserir em laiá a qualidade e profundidade do realismo que viria três anos depois em Brás Cubas, e a intensidade e emoção presente nos livros do romantismo do séc XIX, é uma síntese inigualável, de arte sensibilidade
comentários(0)comente



duda1501 05/01/2023

mesmo sendo um livro que não foi do agrado de muitos, foi com certeza foi do meu. comecei o livro esperando que o final fosse feliz ou satisfatório (segundo aquilo que eu queria que acontecesse), mas como estamos falando de Machado de Assis, obviamente não teve um final que agrade a todos (mais especificamente a mim). toda a história de Estela me faz pensar muito sobre egoísmo consigo mesmo, submissão à felicidade de quem ama e aceitar as coisas sem tentar mudar nada. até onde vamos pensamos no bem do próximo, mesmo que isso cause a nossa infelicidade?
comentários(0)comente



priscila1016 30/12/2022

Iáiá Garcia
Li esse livro para a faculdade e realmente não gostei. Até agora o pior livro de Machado de Assis que eu li.
comentários(0)comente



Julia Romão 25/12/2022

Não tem como não amar Machado de Assis. A escrita é difícil, mas os personagens são gostosos de ler/ conhecer. Porém, achei um pouco cansativa a leitura, mas acredito que seja por conta do livro ser da fase romântica do autor.
A história mostra um amor "impossível" para as convenções sociais e o orgulho também prejudica o relacionamento. Gostei da história e quero reler em uma edição atualizada.



(Leitura: dezembro, 2020)
comentários(0)comente



Matheus 22/12/2022

Iaiá Garcia
- A arte de viver consiste em tirar o maior bem do maior mal.

- Não se sentia feliz, nem infeliz, mas nesse estado médio, que é a condição vulgar da vida humana.

- Isso que sente não é amor, mas é a necessidade de amar.

- Minha natureza simpatiza com o que está acima do comum.

- Penso que o amor verdadeiro, ou ao menos o melhor, é o que não vê nada em volta de si, e caminha direito, resoluto e feliz aonde o leva o coração.

- Todos nós estamos mal, apesar de termos saúde.

- Tinha certeza de que o passado era pouca coisa, e de que o futuro seria coisa nenhuma.

- Compreendeu que devia contar só consigo, e encarou severamente o futuro.

- Alguma coisa escapa ao naufrágio das ilusões.

???
comentários(0)comente



Yasmim 19/12/2022

Clássico da era romântica do Machado
Eu gostei demais dessa história!! É o melhor representante da era romântica do Machado. Mesmo sendo um livro bem antigo, acho que valeu super a leitura.
comentários(0)comente



Luiz Gustavo 09/12/2022

Um ótimo romance de época!!!
Mesmo ñ tendo aquele final feliz para pelo menos metade dos personagens.
É nítida a paixão entre Jorge e Estela,por conta das lembranças da forma de como eles começaram a mostrar afeto um pelo outro.
comentários(0)comente



Aimee.Eduarda 02/12/2022

Mais amor e menos romanescos
Eu amei ter lido esse romance, me deu o mesmo sentimento que A mão e a Luva, acho que foi assim porque os dois são romances mais românticos do que os demais que já li do Machado, ou por terem sido mais encantadores ao meu olhar.
Eu amo muito todas as reflexões que são traçadas ao longo da história, e como Machado traz aspectos morais, ações e consequências dos seus personagens assim como o apresso pela maturidade.
Esse livro é muito bom!
E quando o assunto é casamento acho que ele fala sobre a realidade na medida, evidenciando que por maior que seja a paixão esta tem carácter de ser passageira, e apenas a construção lenta do amor pode subsistir ao tempo em paz, como Estela e Luiz Garcia que apesar de não estarem envolvidos mantiveram-se na paz de um amor cuidadoso, algo que talvez ela não tivesse encontrado em Jorge e na sua posição social.
Que todos leiam esse autor extraordinário, o melhor do Multiverso da Literatura pra mim (rs).
comentários(0)comente



Isa409 12/10/2022

Achei muito boa a história, o final contém uma reviravoltas muito boa. A leitura é super leve e fluída e por mais que eu tenha ficado revoltada com algumas "injustiças" ao longo do livro achei o final bem bonito.
comentários(0)comente



137 encontrados | exibindo 31 a 46
3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 |