Eduardo Mendes 30/12/2022
Knulp é um espírito livre, um poeta e espectador da vida
“Podemos assistir à estupidez das atitudes das pessoas, podemos até rir-nos delas ou lamentá-las, mas temos de deixar que cada um percorra o seu caminho”
Antes de falar sobre Knulp, preciso compartilhar minhas impressões sobre Hermann Hesse. Neste segundo contato com o autor, depois de ler o incrível “Sidarta”, apreciei ainda mais a forma fluida da escrita de Hermann Hesse, devorei o livro em dois dias.
Além de te prender à história em pouquíssimo tempo, Hesse consegue em poucas páginas criar personagens complexos, narrativas cativantes, e o melhor: te coloca pra refletir constantemente. Te desafio a ler este livro e não terminar pensando nas decisões que você tomou pra sua vida ao longo dos anos. Hesse é um dos poucos autores que conseguem despertar em mim um viés positivo da humanidade.
O livro é curtinho, tem apenas 112 páginas, e temos aqui 3 histórias que se passam em diferentes momentos da vida do protagonista, o andarilho Knulp, que passeia por uma Alemanha rural se mantendo sempre à margem da sociedade, cultivando amizades e seguindo seu instinto. As convenções sociais, muitas vezes desprezadas por ele, de certa forma se torna um dos temas centrais da obra.
Knulp é um espírito livre, um poeta e espectador da vida. Totalmente desapegado a bens materiais, prezando acima a sua liberdade acima de tudo. Assim, ele desperta sentimentos distintos nos outros: alguns o invejam, outros têm pena dele, e certamente poucos o entendem. O que me marcou é que Knulp está em constante busca pela compreensão da sua própria existência.
Ele tem amigos por onde passa e vive a vida de forma simples. Nessas suas andanças e interações com outras pessoas, Knulp tem conversas sobre virtudes, amor, amizade… Nesses momentos que o autor te coloca pra refletir com o protagonista sobre os mais variados temas.
Excelente!
“Vivi minha vida como me apeteceu e nunca me faltou liberdade e coisas belas, mas fiquei pra sempre só.
site: https://jornadaliteraria.com.br/knulp-herman/