A Mão e a Luva

A Mão e a Luva Machado de Assis
Machado de Assis




Resenhas - A mão e a luva


500 encontrados | exibindo 166 a 181
12 | 13 | 14 | 15 | 16 | 17 | 18 |


gabys. 20/12/2022

INCRÍVEL!
Li no momento certo. Esse livro fala muito sobre o amor, e em muitas vezes me vê em Guiomar, por isso me apaguei tanto ao livro e a história. É impressionante o quanto que Machado de Assis ainda é muito atual, e em cada leitura, eu saio maravilhada. Favoritei.
comentários(0)comente



Gabriel Guterres 18/12/2022

A mão e a luva - Machado de Assis
Ler esse livro foi um desafio por inúmeros motivos sejam eles pessoais ou profissionais. Mas, no que diz respeito a obra não me impressionou, esperava bem mais. Macho de Assis é um gênio? Sim. Mas, esse romance não me desceu com facilidade. Além dos floreios e expressões difíceis que cansam a leitura, o enredo também não ajuda. Temos uma jovem chamada Guiomar que precisa escolher entre três pretendes. É basicamente o livro gira em torno disso. Todos os personagens dão nos nervos. Principalmente o otário do Estevão. Gente que pessoa chata, ele não vive ele vegeta, só pensa na Guiomar. Não, não dá. A escrita é primorosa. O talento do Machado é inegável. Mas, a combinação desses personagens odiosos com um enredo tedioso fazem da experiência de leitura um calvário.
comentários(0)comente



Thaylon 14/12/2022

Romance banal, mas contada por Machado de Assis, torna-se f$
Um romance clichê que poderia ser facilmente retratado numa telenovela das 21h (na Record ainda, rsrs). Como o próprio autor ressalva no prólogo que são ?histórias de amor, velhas como Adão, e eternas como o céu?.

Mas estamos falando de Machado de Assis, senhoras e senhores?

O cara consegue agregar sentimentos (antagônicos na essência) de ambição, desprezo, solidão e solitude com uma pitada de crítica ao apego ao formalismo jurídico de forma cômica.

Chadinho de Assis - assim q o chamo, pois nós somos brother, diferente da amizade entre os personagens da obra; Luís Alves (talarico) e Estevão - foi mais uma vez foda.

4a obra que leio de Chadinho e consigno aqui a promessa de ler todos dele. Sensacional???????
comentários(0)comente



Luiz Gustavo 09/12/2022

História deliciosa, simples de ler e com um final surpreendente.
Reviravoltas esperadas e inusitadas
comentários(0)comente



Zefa 03/12/2022

Agradável
É o segundo livro de Machado de Assis que leio, ambos da fase romântica. É surpreendente como ele consegue nos envolver em torno de uma história, que por outras mãos, poderia ser escrita de modo desinteressante. Ao não saber explicar como ele faz isso encontramos o motivo de sua genialidade.

É impossível não reconhecer nas quatro personagens pessoas de nosso convívio, por isso criamos um certo vínculo com elas. Passei pela empatia, falta de paciência, identificação e asco...

A ambição e resolutividade das personagens permeia o livro todo e são pontualmente e claramente discutidas no capítulo final. Incrível como ainda hoje, assim como nesse romance de 1874, essas são características mal compreendidas socialmente.
comentários(0)comente



Ingrid 29/11/2022

Resenha - A Mão e a Luva
“A Mão e a Luva” foi publicado em um folhetim, é o segundo romance de Machado de Assis.

A minha edição foi um brinde de uma das caixinhas da Tag, na época que eu assinava, e eu nunca tive vontade de ler, pois fugia um pouco dos clássicos. Mas, desde o ano passado que estou lendo mais clássicos, e não me arrependi nenhum pouco dessa leitura.

Nessa minha edição, temos uma introdução escrita pelo autor, onde ele comenta um pouco sobre esta não ser sua obra mais bem desenvolvida, o que diminuiu minhas expectativas para a leitura. E acho que isso tornou a leitura ainda melhor.

Esse livro acompanha Guiomar, uma bela jovem que é adorada por muitos, mas que não tinha tanto interesse em romance. Ao mesmo tempo, vemos três homens que estão interessados por ela, e a diferença entre eles.

A história começa com Estevão, o primeiro a se apaixonar pela moça. Estevão é um rapaz muito emocionado, que vive à base do amor e das paixões. Ele se apaixona por Guiomar anos antes dos acontecimentos do restante da história, e relembra de seu amor quando a reencontra.

Vale ressaltar, que Guiomar é uma moça que nasceu pobre, mas que teve a ajuda de uma baronesa durante sua vida, e após a morte de sua mãe e da morte da filha da baronesa, elas se aproximam muito e consideram que são a família uma da outra.

Dito isso, passo ao segundo pretendente, Jorge, o sobrinho da baronesa. Este é um rapaz rico, ou seja, herdeiro de pais ricos. Ele não trabalha, e vive da herança. Não é uma pessoa ruim, mas não é exatamente o que Guiomar busca no amor.

Ademais, a história não nos traz uma mocinha que busca o amor de sua vida. Ela está feliz vivendo como vive, e tem uma alma mais realista e pragmática. É muito interessante ver como ela decide seu futuro, como ela se apaixona.

Adorei esse livro, realmente não é o melhor do autor, mas vale a leitura rápida e agradável. Ótimo livro para quem gosta de romances começar a ler clássicos.

site: https://www.instagram.com/ingridbeatrizbs/
comentários(0)comente



Paulino 21/11/2022

Machado né?!
Sim, sou baba ovo do Machado de assis.
O fato do título ser explicado, explicitamente, na última linha é muito bom!!!!!
Fino senhores ??
comentários(0)comente



taiz 15/11/2022

Digo e repito sempre: meu autor favorito
Minha segunda leitura de Machado esse ano e sempre vai ser prazeroso pra mim, independente do teor do texto, do tamanho do livro ou se é uma obra não tão aclamada dele.

Machado tem um "que" que faz tudo ficar maravilhoso, mesmo que os personagens desse livro em questão não sejam tão cativantes.

Guiomar é chata, Estevão é dramático, Jorge é sem personalidade e Luís Alves é falso. Mas, no geral, a leitura é muito gostosa, com final previsível e intrigas, que já é característico do autor.
comentários(0)comente



sunny30 03/11/2022

Farofada do Machado
Resumo do livro:

Guiomar: interesseira
Estevão: c*rno
Luís Alves: talarico
Jorge: friend zone

KKKKKKKKKKK te amo Machado que me serve essa farofa gostosa de ler te amo
Dany 13/11/2022minha estante
Melhor resumo




Marubs 31/10/2022

Uma versão de a Seleção,porém:uma mulher e três pretendentes
Depois de ler Dom Casmurro,decidi ler mais obras de Machado de Assis, criei um gosto em ler suas obras. A história em si é sobre Guiomar,uma mulher que terá que escolher casar entre três pretendentes.
Gostei do livro, é curtinho cheguei a ler rapidinho.Com a leitura você nota que a protagonista,Guiomar, é uma mulher forte e decidida. E com o decorrer conhecemos melhor os seus três pretendentes.
Sem dar nenhum spoiler a respeito de quais são,eu direi que adivinhei de certa forma quem no final ia casar-se com ela e até achei que foi o melhor dos pretendentes.
Só de fato não dou 5 estrelas porquê senti falta daquela presença romântica que leio em outros livros,ou aquela paixão ardente como vi em Dom Casmurro.Contudo,isso não muda o fato que o livro é muito bom.

"Amores não se encomendam como vestidos; sobretudo não se fingem,ou não se devem fingir nunca"


Com amor,Lu ?
comentários(0)comente



Kezia .Viana 26/10/2022

Machado e arte de versar sobre a "Talaricagem"
Antes de nomear o conceito, Machado de Assis já trabalhava a "talaricagem" em suas obras. Alguns exemplos disso são os contos, "A cartomante", "A causa secreta" ( contém muito sadismo neste aqui), e, não sendo exceção, "A mão e a luva".
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Jéssica Dutra 22/10/2022

Um livro leve e simples, ótimo para passar o tempo. Gostei de Guiomar e do final da história. Machado é um excelente escritor.
comentários(0)comente



Dani 12/10/2022

Mesmo o folhetim se passado em 1874 ainda vemos hoje em dia muitas mulheres pensando como Guiomar: qual pretendente é o perfeito pelo status que vai proporcionar? Ah claro que tem que unir o útil ao agradável que é o amor..
comentários(0)comente



500 encontrados | exibindo 166 a 181
12 | 13 | 14 | 15 | 16 | 17 | 18 |