Noites Brancas

Noites Brancas Fiódor Dostoiévski




Resenhas - Noites Brancas


5719 encontrados | exibindo 16 a 31
2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 |


Giovana 18/11/2024

Meu primeiro russo
Livro curto e um bom início para adentrar os clássicos russos. História melancólica e simples, talvez me falte sensibilidade para compreender completamente.
comentários(0)comente



VictAria 17/11/2024

Preciso ler mais obras de Dostoiévski
"Noites Brancas? é uma novela dividida em cinco capítulos, com um enredo que envolve romance e melancolia. Passa-se em São Petersburgo, na Rússia, onde um homem conhece uma jovem em uma ponte durante as noites brancas, um período do verão em que a escuridão chega muito tarde, por volta das dez da noite, e já clareia novamente por volta das duas da manhã.

Toda a narrativa gira em torno dos diálogos entre o Sonhador, nosso narrador, e Nástienka, no qual seu olhar triste à beira do Rio Neva e toda a melancolia ao seu redor chamam a atenção dele. Isso faz com que eles se aproximem e criem um vínculo. Nas conversas sobre a vida e nos desabafos, ela revela que seu coração sofre na espera do homem que ama, o qual lhe prometeu casamento há um ano, mas que ainda não voltou para cumprir a promessa.

Durante as três noites seguintes, acompanhamos Nástienka na esperança do retorno de seu amado, enquanto o Sonhador se apaixona por ela. Ao confessar seus sentimentos e sua paixão por ela, Nástienka revela que talvez também o ame, gerando no Sonhador a expectativa de que seus sentimentos sejam recíprocos.

Não irei falar mais que isso, afinal seria um grande spoiler para quem não conhece a obra e nunca leu nada do autor.

Esse foi meu primeiro contato com a escrita de Dostoiévski, e fui completamente surpreendida. Não esperava me apaixonar tanto por um escritor russo, nem que um clássico poderia me capturar com tamanha intensidade. Há uma tristeza profunda que permeia suas palavras, uma melancolia que parece ecoar em cada linha, como se os pensamentos ali contidos fossem sombras de uma dor silenciosa, tão bem articulada que nos envolve sem que percebamos. É uma escrita que nos carrega para dentro de si, poética, dramática, devastadora. Desejo perder-me ainda mais nas suas obras, como quem já não consegue fugir de uma saudade que ainda não compreende plenamente.
comentários(0)comente



Palivros 17/11/2024

Dostoiévski
Não sou adepta aos romances, entretanto, por se tratar de um clássico do Dostoiévski me despertou curiosidade suficiente para encarar o desafio, confesso foi uma ótima experiência.

Tudo ocorreu em São Petersburgo, capital do império Russo no século 19. Dois jovens que desenvolvem uma conexão arrebatadora.

Confesso que o final não era o esperado, entretanto, o final necessário para nós fazer pensar sobre sonhos e possibilidades infinitas.
Juanpb_cl 17/11/2024minha estante
Eu achei incrível, mas teve momentos em que o sonhador me tirou profundamente do serio


anaartnic 17/11/2024minha estante
Esse livro traduziu demais a ideia do viver ou sonhar, maravilhosoooo




spoiler visualizar
comentários(0)comente



Mariana 17/11/2024

Um sofrimento curto
Confesso que tenho um pouco de preguiça dos russos kk e reviro o olho com algumas coisas (sei que era outra época e tudo mais, mas eu tô lendo nessa), mas esse até que (tirando uma palavra ou outro) foi uma leitura bem agradável e rápida. no início eu temia por ela, mas depois adorei o desfecho
comentários(0)comente



Sumaya6 17/11/2024

Sonhos e desilusões
Noites Brancas é uma história curta e tocante sobre um homem solitário que vive intensamente quatro noites de esperança e emoção. O livro fala sobre a fragilidade dos sentimentos e as ilusões que criamos, de forma delicada e com uma leve melancolia.

Trecho: "Pois, quando somos infelizes, sentimos com mais força a infelicidade dos outros; o sentimento não se dissipa, mas se concentra?"
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



monoread 17/11/2024

O seu mundo fantástico empalidecerá
?? E que fantasia pode haver na tristeza! Sente-se que ela, essa fantasia inesgotável, finalmente se cansa, enfraquece numa tensão eterna, pois você amadurece, abandona seus antigos ideais: estes se desfazem em pó, em pedaços; se não há outra vida, então é preciso construí-la a partir desses pedaços.?
Complemente apaixonado pela melancolia da desilusão dissimulada de um anônimo, que por um lado, pode ser eu, pode ser ele, pode ser você e pode ser qualquer um.
Que livro maravilhoso, apesar de triste, um dos melhores lido desse ano. Que gostoso ler que nem tudo tem um final feliz e que nem tudo pode ser como queremos e ainda assim ser lindo e autêntico???
comentários(0)comente



Nah1303 17/11/2024

Bom
Livro curtinho porém me prendeu do início ao fim, belo e melancólico, vale a pena para conhecer dosto
comentários(0)comente



Anny_Brancher 17/11/2024

Simplesmente MARAVILHOSO
Leiam Noites Brancas
Se apaixonem pela desilusão dissimulada de um amor profundo,
Se apaixonem pela fragilidade do amor humano...
comentários(0)comente



Lianlian 17/11/2024

Legal
Eu amo o jeito do mano Dostoiévski de escrever, esse livro foi difícil em algumas partes -tanto que levei um longo tempo pra tsrminar - mas eu gostei (apesar de preferir "Memórias do Subsolo")

A propósito, me viram ler esse livro na sala e perguntaram se era "livro de gay" (pq supostamente é so isso que eu leio) respondi mostrando a capa.
comentários(0)comente



Endre 17/11/2024

Prazer, narrador!
Das obras mais curtas de Dostoiévski, bem diferente dos detalhes e sentimentos internos de seus outros livros, mas que demonstra a capacidade do autor, em 90 páginas, escrever um romance simples e com várias nuances, com caráter deveras melancólico, mas sem um sofrimento angustiante, como o vivenciado por Raskolnikov.
comentários(0)comente



Mercurio2 17/11/2024

Meu primeiro livro do Dostoievski
Quando eu li esse livro - digamos que faz um tempinho desde que eu o li - não sabia o que esperar do Dostoievski, sabia que ele é um autor INCRÍVEL mas não entendia a fama, visto que nunca experienciei nada dele.

Eu não estava esperando pelas reações exageradas (confesso que eu me irritei um pouco com isso) mas esse estilo combinou MUITO com a obra e não consigo enxergar-la sem isso.

O final fez quase cair os meus olhos de tanto chorar.

O segundo conto eu imaginei que fosse uma continuação do primeiro e eu já não estava entendendo nadaKSKSKSKS. Eu desisti, e só depois que eu entendi que era um conto separado. De qualquer forma, eu não li o segundo conto, mas pretendo. Qualquer dia eu volto aqui para atualizar e digo o que eu achei
comentários(0)comente



spoiler visualizar
Beatriz.Kaick 17/11/2024minha estante
Nossa, lendo esse livro eu fiquei indignada, emotiva, brava, foi um misto de emoções juro




sozzsats 17/11/2024

Dostoiévski
Meu primeiro livro do Fiódor, e sinceramente? esse cara e inteligente demais, intenso em cada palavra com um excesso de melodrama (adoro)
comentários(0)comente



5719 encontrados | exibindo 16 a 31
2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR