Noites Brancas

Noites Brancas Fiódor Dostoiévski




Resenhas - Noites Brancas


5719 encontrados | exibindo 106 a 121
8 | 9 | 10 | 11 | 12 | 13 | 14 |


Thalia Brbs 07/11/2024

Fui tapeada
Primeiro, pensei muito sobre o quão emocionados os personagens eram, mas aí fui me apegando. Achei a coisa mais fofa... até chegar no final. Fiquei revoltada e então percebi que a emocionada era eu.

Fora isso, que leitura DIFÍCIL. São menos de 100 páginas, mas senti como se estivesse lendo um calhamaço. A linguagem não é nada fácil, também. Precisei da ajuda do audiobook. Obviamente, esse vocabulário rebuscado talvez seja por conta da época em que o livro foi escrito, mas senti que também atribuiu um caráter pomposo ao protagonista, ao passo que a Nastenka tinha um linguajar muito mais fluido.

Por fim, dei 4 estrelas porque foi bom, mas não foi o meu livro favorito. Sinto que gostei e me entreti, mas não fiquei extasiada.
comentários(0)comente



Magá 06/11/2024

6º livro do clube
Noites brancas é o 6º livro do clube de leitura que tenho com mais 2 amigas. É um livro muito antigo mas com novas edições a leitura fica mais interessante. A edição que lemos não era tão recente então foi um pouco estranha, depois vi uma mais nova e foi bem melhor.
É um livro com muitas frases bonitas, você se apega a curiosidade do final e foi um burburinho no dia do debate. A minha nota foi meio baixa pq tivemos livros melhores durante o ano.
comentários(0)comente



pipocareads 06/11/2024

?Um minuto inteiro de plenitude!
Será pouco para toda uma vida humana??

Peguei esse livro aleatoriamente pra ler e me surpreendi bastante positivamente.
Não sabia nada da história além do fato de ter sido indicado pra mim como um romance romântico fácil de entender é uma boa introdução pra as obras do Dostoiévski.
De fato, é uma história curta e fácil de entender, mas o plot twist do plot twist me deixou foi deprimida. Não que eu não estivesse esperando tudo dar errado até de uma forma pior. Mas coitado do Sonhador?

Falando nisso, coitado do sonhador (não mais o personagem, mas em geral, o melancólico) que vive vidas inteiras em sua cabeça e um dia se vê sozinho.
Um trecho específico me pegou: ?[?] até mesmo os sonhos seguem vivendo, pois que uma vez sonhados, não há como livrar-se deles! [?] E perguntas por onde andarão teus sonhos e meneando a cabeça dizes: ?Como os anos voam!? E novamente te perguntas o que fizeste dos teus anos? Onde enterraste os teus melhores momentos? Viveste ou não??
comentários(0)comente



laura3437 06/11/2024

Uma noite de insônia
"É facil se apaixonar por uma ideia"

Uma leitura breve como os encontros entre nossos heróis, mas tão arrebatadora quanto.
comentários(0)comente



Wandson.Aquino 06/11/2024

Sobre pessoas envenenadas de paixão
Se esse livro fosse uma música seria ?De quem é a culpa - Marília Mendonça?.

Me apaixonei pelo que eu inventei de você, seria a última frase dita pelo Louco sonhador.
comentários(0)comente



Morgxstar 06/11/2024

Ótimo livro
Apesar de começar devagar e com certa dificuldade, "Noites Brancas" se revelou uma leitura bastante recompensadora. Com personagens cativantes e a sensibilidade característica de Dostoiévski, a forma como "O Sonhador" enxerga o mundo é especialmente marcante. A leitura se torna mais fácil à medida que nos conectamos com o protagonista e seu universo poético.
comentários(0)comente



Adsonnn 06/11/2024

Noites Brancas
Eu tinha muita expectativa pra começar esse livro pelo hype do autor, mas não me surpreendeu tanto assim, talvez por já saber o que ia acontecer no final, ou talvez pela história mesmo. não é ruim, é fluido e dá pra fazer um quadro psicológico de cada personagem facilmente.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



dinaju 06/11/2024

Uma leitura chuvosa com o tempero da filosofia!
Sendo bem sincera aqui, o livro não me prendeu ? Não é um livro ruim, só não faz o meu estilo. Passei tanto abuso lendo esse pobi, pior mesmo tá o sonhador que nas últimas páginas do livro viu sua "felicidade" indo embora. Um livro muito bom pra quem gosta de amor platônico com uma pitada bem salgada de filosofia, com uma vibe bem chuvosa. Uma leitura rápida, o problema mesmo foi eu ?

"Nos sonhos crio verdadeiros romances."
comentários(0)comente



Gojira 06/11/2024

Sem palavras...
Amor, solidão, ilusão e realidade explorados de maneira excepcional, de uma forma que faz o leitor refletir sobre a obra, e acima de tudo se colocar no lugar dos personagens.
Lendo me identifiquei muito com o narrador, porém entendi o lado se Nástienka, é loucura se apaixonar em 4 noites, mas é melhor ser confortada por alguém do que aceitar que foi rejeitada por outro.
O narrador representa o idealismo e principalmente a sensibilidade, enquanto Nástienka simboliza a complexidade e fragilidade humana.
Dostoiévski na obra, mostra sua habilidade em criar personagens complexos e emotivos, fáceis de se indentificar, mas complicados de entender quando vc não passou por aquilo que os representa.
A narrativa é poética e lírica, com diálogos profundos e reveladores, onde o leitor pode facilmente se encontrar em lágrimas no meio do monólogo.
É interessante ressaltar que a obra antecipa de maneira mais acessível alguns temas que seriam explorados em obras posteriores de Dostoiévski, como Crime e Castigo.
No fim, Noites Brancas é um conto delicado e introspectivo que revela a maestria de Dostoiévski em capturar a essência humana.
Perfeita para o primeiro contando com o filósofo.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
Gojira 06/11/2024minha estante
Acabei de terminar também, quando terminei fiquei puto com a Nástienka, mas realmente se parar pra pensar quem se apaixona em tão pouco tempo é maluco kkkkk




spoiler visualizar
comentários(0)comente



lariii. 05/11/2024

É fácil se apaixonar por uma ideia.
Foi minha primeira experiência com o Dostoievski e confesso que foi extremamente positiva. Gostei da maneira em que ele retrata a solidão, os possíveis "anos de ouro" perdido pela melancolia e o amor eterno de origem súbita. Apesar de ser um romance, é uma obra onde podemos sim tirar grandes reflexões.


(spoiler)
Esse livro é um grande exemplo de como é fácil se apaixonar por uma idealização e mostra o quanto o ser humano é egoísta, pois enquanto o narrador se apaixonava por nástienka, tudo que ele era para ela é apenas um momento. Ela, desconhecendo a palavra amor e tendo uma vida reclusa com sua avó, aceitou a primeira demonstração de atenção de um desconhecido como uma jura de amor. Entretanto, ele a larga para fazer uma viagem de um ano, pois não tinha dinheiro para um casório e queria tentar melhorar de emprego, enquanto o narrador, mesmo pobre e sem perspectiva de vida, a escolheu para ficar ao seu lado. No fim, ela acaba cedendo e fala que também o ama, mas assim que o seu amor volta de sua viagem de um ano, ela larga o narrador sozinho, a deriva.
comentários(0)comente



mittsss 05/11/2024

Alguns amores nunca serão nossos.
Meu primeiro clássico da vida, e não pude esperar por coisa melhor.

Adorei conhecer o mestre Dostoiévski por essa obra, espero poder desfrutar de mais leituras vindas dele. Ele captou alguns dos meus sentimentos que eu nem sabia que poderiam ser palavras.

É lamentável essa obra ser tão curta e rápida, eu genuinamente não queria que ela acabasse tão rápido assim, mas acredito que isso deve ter sido proposital. A narrativa me fez imergir de uma forma absurda, senti que às vezes estava me lendo em algumas páginas, como se eu me visse em terceira pessoa. Adorei isso.

Noites Brancas é um livro que transborda melancolia, delicadeza, intensidade e a fragilidade dos sentimentos humanos. Uma lembrança de que às vezes amamos mais a ideia de amar, do que a própria pessoa em si. Essa sensação que oscila entre amor e dor.

Mas definitivamente é uma história que vale muito a pena ser lida! Você se conecta com os personagens, com enredo, com a trama, tudo. É uma leitura apaixonante.
comentários(0)comente



5719 encontrados | exibindo 106 a 121
8 | 9 | 10 | 11 | 12 | 13 | 14 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR