Noites Brancas

Noites Brancas Fiódor Dostoiévski




Resenhas - Noites Brancas


5719 encontrados | exibindo 91 a 106
7 | 8 | 9 | 10 | 11 | 12 | 13 |


spoiler visualizar
comentários(0)comente



Byanka<3 09/11/2024

Não posso esquecer no futuro
*Noites Brancas* me envolveu em uma atmosfera melancólica e poética que me transformou profundamente. Dostoiévski conseguiu transmitir as sensações do protagonista de uma forma tão vívida que senti como se estivesse experimentando cada emoção junto com ele.
A exploração do amor e da solidão me tocou intensamente; a melancolia no texto é tão palpável que se torna quase tangível. Embora seja uma obra curta, revelou camadas da alma humana que eu talvez não tivesse percebido antes.

Apesar disso, sinto que faltou algo mais concreto para eu me apegar totalmente. A narrativa é tão introspectiva e focada nos devaneios do protagonista que, em alguns momentos, senti como se me perdesse um pouco. Ainda assim, acredito que esta é uma obra para reler e redescobrir, e tenho certeza de que em uma nova leitura vou encontrar ainda mais significados escondidos.
comentários(0)comente



Luiza.Reyntiens 09/11/2024

Sonhar.
"Noites Brancas", de Fiódor Dostoiévski, é uma obra sensível e tocante que explora a solidão e os sonhos de quem vive um pouco mais no mundo das ideias do que na realidade. O livro conta a história de um jovem sonhador que passa suas noites vagando pelas ruas de São Petersburgo, imerso em pensamentos e fantasias. Em uma dessas noites, ele encontra Nástienka, uma jovem que, assim como ele, também guarda sonhos e esperanças. Esse encontro inesperado permite que eles compartilhem suas histórias e, juntos, busquem sentido para suas vidas solitárias.

O personagem do sonhador é especialmente comovente. Sua maneira de enxergar o mundo e de se entregar aos sentimentos me tocou profundamente. Identifiquei-me com sua sensibilidade e com sua esperança quase ingênua, como se ele fosse um reflexo de quem já viveu intensamente em sonhos, apesar das limitações da realidade. Ele nos faz pensar na beleza e também na dor de manter a esperança em um mundo que nem sempre corresponde aos nossos desejos.

"Noites Brancas" é uma leitura que abraça o leitor e fala diretamente a quem já viveu grandes sonhos, a quem já sentiu a melancolia da solidão e, mesmo assim, ainda acredita no poder dos sentimentos. É um livro que nos faz lembrar o valor de sentir, sonhar e buscar algo verdadeiro, mesmo quando parece distante.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Larissa2501 08/11/2024

Que coisa mais linda, parece até um sonho, muito bom ter contato com esse lado romântico do meu amado Dostoievski ???????
comentários(0)comente



masllva 08/11/2024

"Meu Deus! Um minuto inteiro de felicidade! Acaso isso é pouco, mesmo para uma vida humana inteira??"

Demorei quase um ano pra ler pq o conto não me prendeu NADA (mesmo o Dostoievski sendo um dos meus escritores favoritos) porém é bom, não recomendo pra quem tá triste ???
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Wansheuda 08/11/2024

Chato
Pensei que seria interessante, mas que livro chato e confuso, espero que o autor tenha outros livros melhores.
comentários(0)comente



RehAlc 08/11/2024

Sonhador ou NatSummer ?
"Meu Deus! Um minuto inteiro de felicidade! Acaso isso é pouco, mesmo para uma vida humana inteira??"

Incrível
comentários(0)comente



isa..lance 08/11/2024

Tô apaixonada por cada detalhe desse livro, a forma como eles sempre idealizaram figuras diferentes desde o começo, todas as conversas profundas em tão poucas noites, todo o "suposto" amor que tiveram e foi tão breve quanto surgiu, tudo tudo.

são duas pessoas totalmente solitárias que nunca se amaram de fato, ambos viam um ao outro como suas chances de serem felizes, de terem uma pessoa, mas não amavam a pessoa ali de fato e sim o que idealizam um do outro.

no final eu vi que ela nunca chegou a amar nenhum dos dois de fato, quando ela quis se casar com o vizinho foi por desejo de liberdade, pela idéia da vida que teria, nunca por oq sentia pelo cara e quando acreditou amar o sonhador foi por estar se sentindo mais sozinha do que nunca, foi por ele a amar que ela pensou que poderia estar amando de volta, mas ela nunca entendeu totalmente a visão do que é o amor se disse amar os dois.
comentários(0)comente



zairapcunha 07/11/2024

"Noites Brancas" é uma obra curta, mas os protagonistas formam um vínculo profundo e genuíno, algo raro e belo. As confissões e os sentimentos que compartilham são tão autênticos e comoventes que nos fazem refletir sobre a fragilidade e a beleza das conexões humanas.

Dostoiévski nos presenteia com um conto que é, ao mesmo tempo, uma celebração e uma lamentação do amor não correspondido. É impossível não se emocionar e não se identificar com os anseios e as angústias dos personagens.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



greennight 07/11/2024

Noites brancas
Que confusão foi pra mim ler esse livro, seria ótimo re ler depois. apesar disso acho que capitei a ideia do livro (a partir da página 50 que me animei realmente com a leitura), as nuances de emoções vivida pelos personagens são constantes, se encontram muito instáveis no final e o final me deixou meio surpresa, mesmo sendo meio previsível. gostei bastante do livro!!

obs: mtas vezes me entediei com os longos parágrafos de fala do protagonista
doarda 07/11/2024minha estante
o final me deixou destruída




DudaSall 07/11/2024

"[...] E lamentamos que a beleza momentânea tenha se desbotado tão depressa, de modo tão irreparável, que ela tenha chamejado tão ilusória e vã, diante de nós - lamentamos não ter tido sequer tempo de nos apaixonar por ela...".

"[...] Os anos continuam passando e, atrás deles, virá a solidão desoladora, virá a velhice vacilante, com seu cajado, e atrás deles, também, virá a angústia, a desolação. Seu mundo fantástico empalidece, seus sonhos desbotam, murcham, como folhas amareladas que caem das árvores... [...]".

"[...] Com um amor assim, Nástienka, o coração às vezes esfria e se torna um peso na alma. Sua mão está fria, a minha está quente como fogo. Como você é cega, Nástienka! [...]".

"Meu Deus! Um minuto inteiro de felicidade! Acaso isso é pouco, mesmo para uma vida humana inteira?"
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



5719 encontrados | exibindo 91 a 106
7 | 8 | 9 | 10 | 11 | 12 | 13 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR