Noites brancas

Noites brancas Fiódor Dostoiévski




Resenhas - Noites Brancas


5737 encontrados | exibindo 676 a 691
46 | 47 | 48 | 49 | 50 | 51 | 52 |


Adriana854 02/05/2024

Noites Brancas
Estou inteiramente encantada por esse livro. Como assim eu nunca tinha lido? E um livro melancólico, lindo e triste. E o Sonhador? Que homem triste. Sua dor é palpável. "Noites Brancas" é o livro ideal para ingressar na Literatura Russa.

*Disponível para assinantes do Kindle Unlimited

**Não contribua para pirataria de livros.

TÍTULO: Noites Brancas

AUTOR: Fiodor Dostoievski

TRADUÇÃO: Lucas Simone

EDITORA: Antofagica

NÚMERO DE PÁGINAS: 180 páginas

SINOPSE EXTRAIDA DO SITE DA AMAZON: Livro mais romântico da obra de Dostoiévski, Noites brancas traz como tema central o encontro entre uma jovem desiludida e um sonhador, aquele que narra os eventos ocorridos ao longo de poucas noites, durante um período muito especial do ano em São Petersburgo. Esta edição da Antofágica conta com ensaio da autora Natalia Timerman e apresentação da compositora e cantora Letrux.

O cenário é São Petersburgo, capital do Império Russo no século 19 e um dos temas preferidos de Dostoiévski. Cenário de suas grandes obras, a misteriosa cidade é palco de um fenômeno natural conhecido como "noites brancas", que ocorre quando, durante quatro dias no verão, a noite não escurece. 

E é justamente neste período do ano que um homem sonhador e solitário perambula pela capital. Entre devaneios, reflexões e até um diálogo ou outro com os prédios da cidade, conhece Nástienka, uma melancólica jovem de coração partido. A partir deste encontro, os personagens desenvolvem uma conexão arrebatadora, e o Sonhador tem uma sensação de que finalmente coisas incríveis podem acontecer em sua vida.

A edição da Antofágica conta com tradução inédita de Lucas Simone, ilustrações de Mateus Acioli e apresentação de Letrux. O livro traz ainda posfácios do tradutor e da professora doutora em Literatura e Cultura Russa pela USP, Priscila Nascimento Marques, e conta também com um ensaio da autora Natalia Timerman.

Me siga também no Insta: @literaturacookies
comentários(0)comente



RaquelSales17 18/04/2024

Que situação
A história do narrador solitário, a bela Nastienhka e o inquilino que se passa em San Petersburgo durante 4 noites que acontece tuuudo.
Eu adoro os ácidos romances russos
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Bonkis 18/04/2024

Palmas, somente.
Eu abri esse livro esperando uma linda história de amor, e o que recebi foi uma pedrada bem no meio da minha testa. Eu tô me sentindo massacrado.
E o pior é que eu entendo perfeitamente esse homem. Já ouvi dizerem que ele é chato ou coisa parecida (vai ver eu também seja chato afinal), mas eu não concordo, eu entendo o que ele sente e sei do que ele tá falando...........
Dostoiveski nunca erra mesmo.
comentários(0)comente



sass.off 17/04/2024

Um romance clássico incrível
Não tem como eu começar essa resenha sem falar sobre a edição belíssima da Antofágica. Primeiramente, é uma edição igual eu falei antes extremamente bela, desde a capa as belas figuras que fazem você se ambientar ainda mais no livro, além de ter o bônus da equipe que fez esse trabalho e a vídeo aula mais aprofundada sobre a história.

Sobre o livro, eu considerei um livro fantástico por vários pontos que foram:

1- um clássico relativamente fácil de ler
2- um romance profundo e escrito de forma belíssima
3- uma leitura extremamente fluida

Não vejo a ora de ler outras obras desse autor.
comentários(0)comente



ambnda 02/05/2024

O personagem principal é um homem sozinho, se apaixonou perdidamente por alguém que mal conhecia, e que ainda por cima amava outro e deixava isso claro. Acredito que pelo fato do Sonhador ser muito irrelevante para as pessoas, nunca ser notado e não fazer falta, a atenção da Nástienka foi como uma explosão de felicidade em seu pobre coração, e por isso ele caiu de amores pela garota.
Depois de dizer que eles teriam algo juntos, de nutrir expectativas em seu coração, mesmo que vagamente, Nástienka, quando nota a presença de seu verdadeiro amado, corre aos seus braços e deixa o sonhador de lado.
O final é triste, e eu senti pena do Sonhador, mesmo que não houvesse muitos motivos para ele se sentir assim, já que fazia pouquíssimo tempo que se conheciam, e no meu ver, ela nunca realmente demonstrou afeto por ele, reciprocamente.

Para quem se ilude facilmente por achismos de sua mente, essa história deve incomodar um pouco, por expor e apresentar o quão inocente você pode ser por amar demais e criar tantas expectativas e sentimentos com alguém que claramente não sente o mesmo! Mas de certa forma eu entendo ele, pois é fácil se apaixonar por uma ideia.


Nessa edição também há relatos do tradutor e ilustrador do livro e apresentação de outros assuntos também interessantes.

Leitura rápida e fluida, gostei muito.
comentários(0)comente



PaulinhaGuedes 03/05/2024

Meu primeiro contato com o autor
Quero ler mais clássicos e esse estava na minha lista, pois bem. Considerado uma das obras mais românticas de Dostoiévski, se trata de um encontro que pode ser bastante natural hoje em dia. Uma mulher desiludida e um sonhador, leitura curta e com muitas explicações (rs). Confesso que não amei, mas também não odiei, lerei mais do autor no futuro.
comentários(0)comente



nandaceci 03/05/2024

Tocante
Que diálogos tocantes! Que história bonita! Que momento vivido!

A escrita de Dostoiévski é inspiradora, um jeito lindo de narrar uma história nada cotidiana mas que ao mesmo tempo se parece tão comum; tudo isso com o mais puro sentimentalismo.

Você se sente parte daquelas tão aguardadas noites brancas, do encontro entre o Sonhador e Nastienka, dos momentos de felicidades e tristeza. Você sente o amor, a melancolia, o ódio e a incerteza que as personagens sentem. Final com uma reviravolta impressionante.

Tão lindo e bem escrito que me fez chorar.
comentários(0)comente



Deysiane 17/04/2024

Uma história curta, mas profunda e com escrita linda. Vale a pena reservar uma horinha para apreciar este clássico romance.
comentários(0)comente



Mariana 03/05/2024

Meu primeiro contato com Dostoievski, num livro muito longe do estilo dos outros do quais ele ficou conhecido.
Gostei da escrita e precisei de alguns vídeos e os textos de apoio pra entender o contexto e o que o torna tão diferente das outras obras.
Gostei da experiência rachei o sonhador muito carente, tadinho.
A Nastienka não tava errada e todas nós, em algum momento, já agimos como ela. O que conforta é saber que ele continuou como sonhador e essas Noites Brancas só serviram para alimentar seu sonho.
comentários(0)comente



Myka 17/04/2024

Eu não tenho o que descrever sobre esse livro, o turbilhão de emoções que ele trouxe. Noites brancas conta a história de um sonhado que mora em Petersburgo que passa o dia vagando pela cidade, um homem solitário e sem ninguém. Até que um dia ele conhece uma bela moça sentada em um banco sozinha chorando, ele começa ter apego por ela ter uma paixão, até que ele se dá conta que a ama. A única pessoa na cidade que deu moral pra ele quem não se apaixonaria. Até ele descubri que ela esperava outro com isso ele se sentiu a pior pessoa do mundo, pq ela tinha carinho por como irmão.confesso que fiquei merendo de raiva da Nástienka o tanto que ela magoou o sonhador
comentários(0)comente



henry_schmil 02/05/2024

Solidão
Noites Brancas é o primeiro livro de Dostoiévski, e de literatura russa, que tenho o prazer de colocar as mãos, e posso dizer que é de longe a peça literária mais bonita que já li. Maravilhosamente e delicadamente escrito, é uma completa transcrição da solidão, como de costume a literatura russa em sobressaltar o retrato de um sentimento ou estado de espírito ante a uma narrativa complexa.
comentários(0)comente



valentinadmoura 17/04/2024

Foi meu primeiro contato com o autor, e dou 3.5 ??. Achei o começo do livro bem confuso e lento, principalmente nas partes de reflexão do narrador, mas do meio para o final fica mais intenso. O final é bem inesperado e emocionante.
De um modo geral, curti a leitura!
comentários(0)comente



andry 01/05/2024

Um momento de felicidade!
Mas lembrar-me daquela ofensa, Nástienka! Erguer uma nuvem escura sobre a sua felicidade clara e serena; levar tristeza ao seu coração, acusa-lo e fazê-lo amargar um remorso secreto, obrigando-o a bater tristemente num momento de jubilo; pisar uma só das flores ternas que adornarão suas madeixas negras quando for com ele ao altar... Oh, nunca, nunca! Que seja claro o seu céu, que seja luminoso e sereno o seu lindo sorriso; abençoada seja você pelo momento de jubilo e felicidade que concedeu a um coração solitário e agradecido!

Meu Deus! Um momento inteiro de júbilo! Não será isto o bastante para uma vida inteira?

eu to MUITO apaixonada por esse livro.
comentários(0)comente



Fernanda.Caputo 03/05/2024

O "Sonhador" é como uma paródia de um romântico
Noites Brancas, quinto livro do projeto de leitura de Dostoiévski em ordem cronológica. Até agora, o que mais gostei. Li na edição da @editora34 que tem um posfácio muito bom, do próprio tradutor.

É uma novela bem curta que se passa ao longo de quatro noites e uma manhã em São Petersburgo.

"Noite branca" refere-se a um fenômeno comum na Europa em que, mesmo com o Sol se pondo ele permanece um pouco abaixo da linha do horizonte, deixando a noite clara, causando uma atmosfera onírica.

Em uma dessas noites o narrador inominado, o "Sonhador", depara-se com uma jovem aos prantos e a socorre de um assédio posterior. Ali, entabula-se uma relação entre eles.

Cada um conta sua história. Ela, uma jovem que vive com a avó e sofreu uma desilusão amorosa. Ele, um solitário, um tipo, um gênero neutro, um sonhador. Segundo ele:

Um sonhador, se é necessária uma definição detalhada, não é um homem, mas sim, sabe, uma criatura de gênero neutro. Na maioria das vezes ele habita um recanto inacessível, como se quisesse esconder-se até da luz do dia.

O nome do personagem principal não aparece. Ele pode ser qualquer um. Qualquer sonhador de Petersburgo que é capaz de se apaixonar em uma noite por uma desconhecida. Uma figura que parece saída de um romance romântico dos mais dramáticos.

Em seu primeiro discurso confesso que o achei cansativo. Rebuscado, dramático, perturbado.

Nástienka, a jovem, ao que parece, também concordaria com essa perspectiva, já que em dado momento diz a ele:

"Escute, o senhor fala maravilhosamente, mas será que não pode falar de uma maneira menos maravilhosa? O senhor fala exatamente como se lesse um livro".

O "Sonhador" é como uma paródia de um romântico extraído dos livros. Nástienka é uma jovem de espírito prático que só queria se casar.

Gostei muito! Recomendo a leitura.
comentários(0)comente



5737 encontrados | exibindo 676 a 691
46 | 47 | 48 | 49 | 50 | 51 | 52 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR