O Anticristo

O Anticristo Friedrich Nietzsche




Resenhas - O Anticristo


337 encontrados | exibindo 16 a 31
2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 |


Gabryel46 10/09/2024

O Anticristo
A maior crítica ao cristianismo que eu já li. Aqui é apresentado o porquê do cristianismo ser a decadência da virtuosidade do homem, visto que o cristianismo é contra a própria natureza (a condenando como um pecado), contra a razão, contra até seu próprio Deus, tornando todos seus adeptos em animais corrompidos por suas convicções, sua "fé". Para Nietzsche, superar tudo isso sendo cético é o que te torna uma espécie de super-homem, um Übermensch. A interpretação desatenta ao texto pode levar a ideias fascistas (percebemos muitos elementos que fachos usam frequentemente aqui), portanto, é importante ler com atenção.
comentários(0)comente



GihPinheiro7 03/09/2024

Achei algumas partes bem pesadas, principalmente nas partes que ele critica o povo judaico. Sei q isso se deve pelo falo de eu saber o que aconteceu com eles bem depois, claro. Acho que deve existir bom senso quando fazemos críticas e jamais reduzir situações, fatos ou atitudes de um como sendo da maioria.

A irmã dele modificou algumas obras, colocando idéias nazistas, depois que ele morreu. Não sei se ela chegou a modicar esse livro, não achei. Mas se sim, foi bem pesado, porque o modo de colocar os judeus reduzidos ao mal da sociedade é bem triste.

Ele não diz isso, porém sei que os fundamentos religiosos foram forjados para que as pessoas trabalhassem em plantações e em outros trabalhos da época, com o intuito de não roubarem dos donos das terras. Era óbvio que eles não teriam controle se alguém resolvesse roubar ou se rebelar contra o sistema. Então, inventaram que uma força divina, que podia tudo e condenar tais atos com uma promessa de um "inferno" depois da morte, caso não agissem conforme os princípios divinos, tornou-se conveniente.

O livro tem frases e argumentos sensacionais (principalmente a conclusão dele). Realmente espero q tenha sido sua irmã que modificou o livro.
comentários(0)comente



Viviane 01/09/2024

Tinha enorme expectativa em relação a esse livro, talvez por esse motivo (e também por gostar bastante de Nietzsche) que fiquei bastante desapontada com o conteúdo. Me pareceu uma obra escrita por alguém absolutamente amargurado, que expressa suas opiniões pessoais a partir de argumentos rasos.
comentários(0)comente



ale4ska 01/09/2024

Raivoso e certeiro
Comecei pela obra "o anticristo",que não foi me recomendada como primeiro contato com nietzsche. Mas meu interesse pelo assunto e minha teimosia me fizeram ignorar essa recomendação e não me arrependo. O filósofo não se acovarda ao atacar o cristianismo e pontuar suas hipocrisias e incertezas. A leitura não deve ter sido fácil para cristãos,mas com certeza um alívio para aqueles que sofreram ou sofrem por esse mal chamado cristianismo.

"Ninguém é livre para tornar-se cristão: não se é "convertido" ao cristianismo,é preciso ser doente o bastante para isso..."
Surtosdabruh0 01/09/2024minha estante
Olha minha resenha desse livro! ???


Surtosdabruh0 01/09/2024minha estante
Simplesmente amei esse livro, eu nunca pensei que iria concordar com um ateu, ele falou tudo o que penso de uma maior parte dos "cristãos".




Eduarda2830 31/08/2024

O Anticristo
"qual o valor de um deus que desconhece o ódio."

o quão sã você precisa estar pra se tornar louco, me questionei isso enquanto lia essa obra.

não vou dizer que foi algo fácil de ler, ainda estou me acostumando com a literatura de nietzsche, eu mesmo tive que ler alguns parágrafos diversas vezes para entender o ponto de vista do autor, mas essa é uma obra atemporal, isso é algo realmente fascinante.
comentários(0)comente



Goulart19 31/08/2024

O Anticristo
Livro extremamente necessário!!

Eu por anos fui uma pessoa muito católica que frequentava a igreja todos os sábados, por pura influência dos meus pais. Somente quando fiquei mais velha que comecei a questionar essa fé, e com o tempo parar de frequentar a igreja. Mas ainda tinha uma crença forte. a existência de Deus.

Nietzsche traz nesse livro um ataque feroz ao cristianismo, chamando-o de escória, revelando as mentiras e manipulações e questionando toda a moralidade que sempre foi atribuída a Igreja.

Considero esse um ensaio forte e impactante, extremamente necessário, principalmente para aqueles que assim como eu, ainda estão em dúvidas nas crenças que nos são impostas desde cedo e que por pura manipulação, somos obrigados a aceitar a sua fé.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



manini 28/08/2024

Sou ateu, sempre tive minhas richas com o cristianismo e outras religiões, mas nunca pensei em nada que pudesse chegar aos pés da crítica de Nietzsche ao cristianismo. É simplesmente um tapa na cara de qualquer cristão, com argumentos extramemente fortes e condizentes a respeito de todos os problemas envolvidos na religião cristã.

Embora a crítica seja excelente em vários momentos, ainda me incomoda a afeição de Nietzsche com o sistema de castas do hinduísmo. E não só isso! Nietzsche é uma leitura muito difícil de ter caso você seja apegado a qualquer outra linha filosófica, então faz todo sentido eu me sentir incomodado em várias partes do livro. Porém, todas essas me promovem a autocrítica, já alguns pensamentos, como o de castas, para mim é totalmente errado.
comentários(0)comente



Erika 27/08/2024

Apesar de algumas críticas ao cristianismo serem relevantes, não consegui ler o livro sem pensar que essa é a visão de um homem burguês, privilegiado e que odeia minorias e pobres.
Algumas falas são perceptíveis como foram distorcidas e usadas no nazismo. Sei que há pessoas que acreditam que Nietzsche não era nazista e antissemita, mas nesse livro é difícil de acreditar nessa afirmação.
GihPinheiro7 03/09/2024minha estante
As falas sobre os judeus me pegou demais! Principalmente porq sabemos o que aconteceu com eles mt tempo depois. Ele generalizou muito.


Lucas_aqnn 06/10/2024minha estante
O que ele apontou sobre os judeus nessa obra foi uma crítica de mesma intenção à critica a todas as instituições religiosas na obra. Ele partiu para o pressuposto intelectual e psicológico dos sacerdotes judeus agirem contra os princípios da verdade, contra a natureza humana. Não é um ato antissemita e muito menos nazista. Agora, a distorção por parte dos Nazistas é de pura responsabilidade deles, pois, o nazismo é uma forma de anarquia fascista e autoritária (Nietzsche se mostra contra todo tipo de anarquia na obra), que distorcia toda a realidade para afirmar o posto de um líder ditador.


GihPinheiro7 07/10/2024minha estante
Na vdd, depois que eu li, vi mts comentários falando sobre o livro. Existe sim, partes pesadas e tem um motivo. Foi descoberto q após a morte dele, sua irmã modificou os livros, colocando comentários nazist@s, justamente porq a mesma era. A irmã dele q escreveu essas partes. Parece q ele brigava com o marido dela por ele ser nazist@. Mas é impossível ler e não ver partes em q ele diz q Judeus é a escorri@ da sociedade. Colocar um ponto de vista, ok, porém, coisas como essas são desumanas. Fez mais sentido depois q eu soube q foi ela, pois se vc reparar bem, são algumas partes apenas.


Lucas_aqnn 07/10/2024minha estante
Amigo, na mesma proporção que ele critica os cristãos ele critica os Judeus e denovo: deve-se analisar o judaismo criticado por ele sendo o judaismo antigo, antecedente ao cristianismo. Ele critica a forma como os sacerdotes de Israel manipulavam o povo; a essência judaica de manipulação sacerdotal; criticava aquela hierarquia. Agora, essa parte de que a irmã dele modificou o livro é muito improvável.


GihPinheiro7 11/10/2024minha estante
Pesquise e vc verá q sim, após a morte dele, ela modificou as obras deles. Ela e o marido eram n@zistas. Ele chegou a ter os livros quase esquecidos por causa dessas partes. Um filósofo q resgatou os livros dele e fez o nome dele ser conhecido. E realmente não duvido, dá pra perceber q ele crítica a igreja de um jeito e quando fala dos Judeus, já usa termos muito mais pesado, para além da crítica. O contraste é bem nítido.


Lucas_aqnn 11/10/2024minha estante
Os livros modificados foram corrigidos. Nenhum livro adulterado dele é vendido hoje em dia. A questão dos Judeus no livro não é interpretado como antissemitismo pela maioria dos estudiosos e leitores.




Aliahtan 19/08/2024

O anticristo
Teve uma hora que eu não tava entendendo nada no começo, e quando chegou no final parecia que eu tava no começo. Muito bom, 5 stars pra esse perturbado da cabeça
comentários(0)comente



laripqw 15/08/2024

?
?
?só existiu um cristão, e esse morreu na cruz.?
três estrelas porque achei umas partes chatas/tediosas, mas o livro é massa
comentários(0)comente



Gustavo195 04/08/2024

O anticristao
Magnífico, Nietzsche escreve como se estivesse "babando", destilando todo o ódio de forma engrnhosa e, de certa forma, apaixonada.
comentários(0)comente



Isabella 02/08/2024

Interessante dms pro meu gosto
Li só pra refutar cristão, mas dormi umas 3 vezes lendo, msm acostumada a ler clássicos a leitura me cansou dms
comentários(0)comente



Jubisjuli 26/07/2024

Livro caótico
Não tenho palavras, Nietzsche joga um balde de água fria nesse livro, é uma leitura muito difícil, ele trata verdades nuas e cruas, mas suas palavras são frias.
Algumas passagens são difíceis de entender, e seu ataque a alguns pensadores e a própria Bíblia é algo extremamente chocante.
Meu primeiro livro do Nietzsche e percebi bem que comecei da forma errada e consigo entender o motivo de quem não gosta desse livro mas também compreendo quem gosta.
Foi uma experiência boa mas cansativa, ele é um pensador muito duro e de fato é complicado compreender 100% do que ele diz.
Mas uma coisa que tenho certeza, não é um livro para qualquer um!
comentários(0)comente



Yllekar 26/07/2024

Anticristo
O livro é muito reflexivo e maravilhoso (em muitas partes). O anticristo se refere a um empase a religião ao todo, como se ele fosse o que iria abrir seus olhos a manipulação das igrejas, seja católica, cristã etc. Ele no começo do livro não destila tanto seu ódio a religião já no final, é como se ele estivesse sangrando pelos olhos e sua boca estivese gritando ajuda aos intelectus, aos que tem potenciaplausível.
Da para sentir sua raiva em suas palavras. Seu ponto é que a religião atrapalhou é atrapalha nosso avanço na tecnologia, ciência em todas as áreas da vida que precisa de um conhecimento maior, além de uma bíblia. Uma coisa que não entrei em concordância com o autor é que no final ele deixa artigos como se fossem leis que deveriam ser seguidos para inibir esse mau da sociedade: a religião. Como
O autor também sucita que a religião é uma ilusão para os fracos que não conseguem lidar com a sua realidade, e corre para algo maior para sentir-se importante, no entanto essa pessoa é decadente, deplorável, incapaz de agir de outra forma a não ser se disovendo; Pessoas desse tipo não são inteiras são pela metade. Corrompido sua alma por meio da percepção de culpa que a religião ultiliza para manipular. O ódio ao intelectual, contra o orgulho contra coragem, contra sabedoria.
comentários(0)comente



337 encontrados | exibindo 16 a 31
2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 |