spoiler visualizardudazarpellon 08/11/2022
"He is half of my soul, as the poets say."
A canção de Achilles é uma tragédia. Na verdade não só uma tragédia, como uma tragédia grega com todo o ar poético que é seu por direito.
É um livro lindo de se ler, com uma narração quase que cantada que te abraça do começo ao fim, onde você consegue sentir, junto aos personagem, tudo o que eles sentem e muito mais. Mas não é um livro de fácil leitura.
A escrita usa do vocabulário da época e de contextos históricos que só quem já estudou mitologia grega consegue pegar e entender com facilidade, o que acaba sim dificultando um pouco as coisas na hora de ler, mesmo que nao tire absolutamente nada da beleza do livro.
É uma história que te cativa e te leva por uma montanha russa de emoções. O relacionamento de Achilles e Patroclus é algo realmente digno de um livro, não só pelo quanto os dois crescem juntos, mas por todo o amor e companheirismo que os dois cultivaram, principalmente nos momentos difíceis onde eles poderiam não necessariamente gostar um do outro, e nem aceitar o que o outro fazia ou deixava de fazer, mas eles sempre estavam ali, juntos.
Meu único real problema com esse livro é que eu não gosto de tragédias. Não gosto dos sentimentos que elas me trazem, e isso é um gosto pessoal meu que, assim como as dificuldades na leitura, não diminuem a beleza desse livro.
Mas que fique claro que não é um livro leve, muito menos um livro fácil, além de, definitivamente, ser um livro que vai machucar, ao mesmo tempo que ele também é um livro maravilhoso, que vai te mostrar um amor puro que a gente acaba não vendo com tanta frequência.
É definitivamente um livro que valeu todo o tempo que eu gastei para ler ele, mesmo que não seja um livro pra mim.