Mari 06/01/2021O PODER DA POESIA- O Dia em que a Poesia Derrotou um Ditador - 4/5
- Editora Record, 2020, 223 pgs
- Antonio Skármeta, Chile
. O Dia em que a Poesia Derrotou um Ditador é uma ficção que se mistura com a realidade durante a ditadura militar Chilena, entre 1973 e 1990, presidida pelo general Augusto Pinochet. Possui dois núcleos de personagens principais, que têm a sua história conectada de alguma forma. Nico Santos, durante sua aula de filosofia, assiste a seu professor - e pai - ser levado pela polícia; e Adrián Bettini, publicitário renomado que trabalha pela pela campanha do NÃO, num plebiscito organizado em 1988 pelo próprio governo militar.
. Esta obra, escrita por Skármeta - chileno, filósofo, professor, escritor e exilado da ditadura militar - traz detalhes e percepções cruas e reais do que significava viver no regime militar autoritário, do medo onipresente e constante da população, da tristeza e falta de esperança dos dias que passavam e do poder que a arte e a poesia têm na sociedade.
. É um livro de escrita simples, mas nem um pouco simples. Fala da importância da liberdade, mas nem um pouco livre. Com uma linguagem leve, falando de um assunto totalmente denso. Mas é um livro que nos faz ter esperança no meio de tantos acontecimentos, e de acreditar que tudo isso passou. E temos que evoluir sempre, e não retroceder.
. Excelente livro pra indicar pra aquele parente ou amigo que insiste em dizer que a ditadura é Fake News, e que foi uma época positiva para o país. Nenhum a ditadura é positiva. É impossível ser feliz sem liberdade............