O dia em que a poesia derrotou um ditador

O dia em que a poesia derrotou um ditador Antonio Skármeta




Resenhas - O Dia Em Que a Poesia Derrotou Um Ditador


309 encontrados | exibindo 226 a 241
1 | 16 | 17 | 18 | 19 | 20 | 21


Luana 23/02/2021

Para começar a conhecer a história da ditadura chilena
O livro é rápido e gostoso de ler, trazendo de maneira leve um assunto dos mais difíceis: a ditadura no Chile - uma das mais sanguinárias na América Latina. A obra faz referência ao fim do período, em um plebiscito marcado pelo próprio governo ditador e que levou ao fim do período ditatorial. Com escrita leve, o livro não se propõe a uma descrição detalhada do período, se mostrando uma releitura ficcional sobre o período. A leitura leva a curiosidade por conhecer melhor esse período. O livro peca em um final meio apressado e umas metáforas um tanto clichês, principalmente ao final. Mas vale a leitura para conhecer um pouco mais da história do Chile.
comentários(0)comente



Jaqueline.Saraiva 25/02/2021

Um livro resumido em uma palavra: esperança! O romance, de forma leve, nos leva a conhecer um pouco mais sobre o momento tão violento pelo qual o Chile passou durante seu regime militar. Algumas considerações: o título é o tema já é um spoiler, claro. Fiquei refletindo um pouco sobre o que me incomodou na escrita e acho que foi isso. Mas ... não tem muito o que fazer. Achei que o autor quis justamente mostrar o quanto a arte tão, desprezada por regimes totalitários, é muito forme e resistente, tão resistente que derrotou um ditador. Lembrei da música "pro dia nascer feliz", do Cazuza.
comentários(0)comente



Milleny 07/03/2021

Que sensibilidade!
Conheci o autor por O Cateiro e o Poeta, não sabia do livro, assisti apenas o filme. E só soube q era do mesmo autor já pela metade desta leitura. ?

Outro dia, na busca por minha próxima leitura, me peguei envolvida por esse título profundo e impactante.
Que leitura fluida, sobre um assunto tão pesado. Nos envolve do início ao fim.
Super indico!

Agr qro ler O Carteiro e o Poeta! ?
comentários(0)comente



Chele 30/03/2021

Um livro leve que fala de um tema pesado. Em uma prosa suave e por vezes até cômica Skármeta nos traz a história do plebiscito no Chile que derrubaria o ditador Augusto Pinochet contando como o publicitário Adrián Benetti se envolve na campanha pelo voto não e vê nessa oportunidade a chance de mudar o seu país com uma emblemática campanha baseada na alegria colorida e não mais na dor e quem sabe assim devolver as cores a um país tão massacrado pela ditadura.
comentários(0)comente



Marcella.Pereira 26/04/2021

?O dia em que a poesia derrotou um ditador? traz a esperança de passar por governos autoritários e desgovernos, a beleza e a importância da arte e, sobretudo, lembra do papel da alegria!
comentários(0)comente



Thaina.Gonçalves 16/06/2021

Gostei
No começo a leitura fica um pouco lenta, mas depois desenrola bem. Final deixou uma ponta solta.
comentários(0)comente



slowlyroses 26/06/2021

Um ótimo livro que me fez pesquisar e saber mais sobre a ditadura do Chile. A história é contada de forma fácil e nada cansativa, aborda temas importantes de forma clara e percebemos que muitas das coisas que aconteciam lá, também aconteceu na ditadura brasileira.
comentários(0)comente



Rute31 08/08/2021

O dia em que a poesia derrotou um ditador
Em O dia em que a poesia derrotou o ditador, que se passa no Chile durante o governo de Pinochet, acompanhamos a história de Nico Santos, que vê seu professor de Filosofia ser levado da sala de aula. Acontece que o professor é pai do jovem Nico, portanto, ele sabe o que deve fazer.

Paralelamente, conhecemos um publicitário, que sendo o melhor do Chile, tem nas mãos a oportunidade de derrubar o governo.

É um livro com a escrita simples, gostosa de ler, com personagens encantadores, alguns com o desejo de apenas deixar tudo pra trás, outros com vontade de mudar o país, e aqueles que só estão vendo o que acontece. Apesar da simplicidade, que ninguém se engane, não é um livro superficial.
comentários(0)comente



Celia.Mattos 25/08/2021

Os dias do arco-íris
Gosto muito de livros que mesclam suas narrativas com fundos históricos reais, e em "O dia em que a poesia derrotou um ditador" Skármeta faz isso de maneira encantadora.
Utilizando como contexto o plebiscito orquestrado pelo governo ditatorial de Pinochet, para tentar demonstrar que era um governo democrático, em que a população deveria votar "Sim" ou "Não" pela continuidade do governo do ditador, o autor nos apresenta uma narrativa forte e poética da história de Nico Santos, que teve o pai levado pelos militares enquanto dava aula, e que testemunhou este sequestro, em paralelo conhecemos Adrián Bettini, publicitário que foi muito famoso, e que agora sobrevive com dificuldade, pois não consegue trabalho por ter entrado na lista negra do governo, até que é convidado a trabalhar na campanha do "Não" no plebiscito, e vê nesse trabalho a oportunidade de reaver sua carreira, e quem sabe o fim da ditadura chilena.
Mesmo ambientado num momento tenso e difícil, o Skármeta nos conta sua história em linguagem fluida e leve, o que torna a leitura rápida e prazerosa. Livro muito bom, mas um ponto que me ficou na mente: não gostei da mudança na tradução do título, acredito que teria sido melhor uma tradução literal, chamá-lo de Os dias do arco-íris.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Danielle.Duca 29/01/2022

Recomendo demais essa obra literária! Sem dúvida alguma entrou na lista dos favoritos!
Traz um pouco do período da ditadura militar no Chile , sob o comando de Pinochet, numa narrativa leve, envolvente e sem diminuir a gravidade de tantas violações dos direitos humanos daquele período. Apesar de ser um período de dor e luta, o que marca no livro é o amor, a esperança e força que a união de pessoas com o mesmo objetivo tem. FANTÁSTICO!
comentários(0)comente



Nina 31/01/2022

Sobre o que achei
Um assunto tão sombrio, mas trago com muita leveza. A leitura em si é muito leve, e o tema me dispertou muito mais interesse: ditadura chilena.
O peso que pairava entre todos até o plebiscito e a leveza após é muito bem demarcada no decorrer da história, entre o humor e o cotidiano dos personagens, apesar dos tempos tão sombrios ainda deixarem feridas muito abertas.
Lutemos sempre por nossa democracia!!
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Lucas Viegas 25/01/2023

Ótimo
Excelente livro para quem gosta de literatura e História. Leitura cativante e dinâmica, da vontade de ler o livro todo em um dia.
comentários(0)comente



309 encontrados | exibindo 226 a 241
1 | 16 | 17 | 18 | 19 | 20 | 21


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR