stelasxs 10/12/2020Como fazer um tema sério virar poesiaEm 1973 o Chile estava entrado em uma época de terror: golpe militar por Pinochet que duraria por 17 anos. No dia 5 de Outubro de 1988 teria o plebiscito, onde a população votaria "sim", sendo a favor da continuidade de Pinochet no poder ou "não", que daria o fim a era de terror da ditadura.
O livro conta de forma poética esse acontecimento, sendo narrado do ponto de vista de 2 personagens: Nico Santos, que teve seu pai, professor de filosofia, levado pelos militares e Adrián Bettini, que fica responsável pela campanha publicitária do "não".
O livro trata bem as relações. Sendo um lado que procura notícias do seu pai e outro, tendo que lidar com o estresse do futuro da nação estar em uma campanha publicitária de 15 minutos, e conciliar isso com todo o cenário que uma ditadura envolve: pessoas sendo sequestradas, mortas, mulheres violentadas e o pesar disso nunca terminar.
Um tema pesado sendo tratado de forma poética. Onde fomenta que há sempre esperança, que no final do dilúvio sempre há um arco-íris.