Para Sempre Alice

Para Sempre Alice Lisa Genova




Resenhas - Para Sempre Alice


575 encontrados | exibindo 271 a 286
19 | 20 | 21 | 22 | 23 | 24 | 25 |


Mila 07/01/2021

Real e sensível
Achei que a história seria maçante por tratar de um assunto delicado e não muito falado. Mas pelo contrário, a autora conseguiu deixar o livro bem leve, mesmo falando sobre o alzheimer. Só em alguns momentos eu achava meio chato por conta dos detalhes clínicos. Gostei de todos os personagens, mas ao decorrer do livro fui pegando desgosto do marido dela, mas eu consegui entender que deve ser difícil pra uma pessoa ver o outro ficar dojeito que a Alice ficou, ainda mais por ela ter sido tão inteligente.

Tenho que confessar que eu acreditava que no final ela ia ter uma cura milagrosa, mas o livro fala da realidade da doença em uma pessoa. Não quero dizer que foi um final triste, mas sim de que foi um final digno pra ela no estado que estava.

Assim como na capa está escrito: é uma história de amor e só o amor sabe o que é verdade.

Recomendo a leitura.
comentários(0)comente



Didi 06/01/2021

Eu me senti imerso a essa leitura. Apesar de não ter conseguido concluir a mesma no tempo que eu imaginei que fosse realizar. Mas aprendi que o tempo é agora. E com Alice eu pude enxergar forçosamente que a vida é assim. Entender que a vida mais do que memórias, e expectativas, é feita principalmente do agora, do que nós podemos fazer agora, bem como do quanto podemos aproveitar agora também. Ver como a vida de Alice, de John, e de seus filhos, vão sendo tomadas, mas mais especificamente da Alice, é doloroso. Sendo assim entender, reconhecer, pedir pra que haja um final diferente, mas conviver com a realidade é justamente isso, entender que algumas coisas não podem ser mudadas, mas que o presente deve ser encarado como tal.
comentários(0)comente



Queila9 03/01/2021

Como toda a saga de livros, muito divertido. Um dos melhores da saga.
comentários(0)comente



Karol 31/12/2020

Ah Alice, tão extraordinária, tão amável, uma das personagens que me fazem tanto querer entrar na história e poder abraçar
comentários(0)comente



Geo Franco 30/12/2020

Extremamente sensível
Esse livro me emocionou demais, demais mesmo
Conta a história de Alice ao longo dos estágios do Alzheimer, você sente a perda da personagem

* SPOILER *
A parte da carta é angustiante, ela queria que tudo acabasse, mas não conseguia lembrar como fazer para tudo acabar
RaiBm 30/12/2020minha estante
Caraca!! Deve ser emocionante ler um livro que tenha uma protagonista com alzheimer


Geo Franco 30/12/2020minha estante
É um livro muito bom, mas é triste sabe




Luara Raquel 28/12/2020

Para sempre Alice ficou eterno no meu coração
A autora é uma neurocientista, pesquisadora em neurociência em diversos hospitais e institutos importantes dos EUA, como o hospital geral de Massachusetts e lecionou em Harvard. “Para sempre Alice” transformou-se em filme, que foi vencedor do Oscar de melhor atriz, Julianne Moore, que é uma atriz fantástica.

Personagens:
1. Alice Howland é uma mulher de 50 anos de idade, professora titular de psicologia cognitiva na Universidade de Harvard e especialista de renome mundial.
2. John Howland , esposo de Alice e biólogo de células cancerígena, igualmente bem sucedido.
3. Anna, filha mais velha de Alice advogada, casada e com grande dificuldade de engravidar.
4. Tom filho de Alice e estudante de medicina
5. Lydia, filha caçula de Alice e é artista.

Alice desenvolve a doença de Alzheimer forma precoce, e que traz o leitor a imergir em sua trajetória - suas tristezas, decepções, angústias e desafios perante a nova realidade.
Eu me emocionei com esse livro por me envolver com o sofrimento de Alice, vendo toda a sua vida sendo esquecida por ela, tendo que deixar todas as suas conquistas no auge de sua carreira e vida. É um pouco previsível e revoltante ao mesmo tempo.

Alice tem uma relação conflituosa com a sua filha caçula, pois ela sonha com um futuro promissor para sua filha, acreditando que a vida acadêmica (assim como Alice e o esposo ) seria o caminho ideal para a felicidade. No entanto, Lydia tem outros sonhos (ser atriz) e com isso saiu de casa em busca de viver o seu próprio estilo de vida.

Esse livro não romantiza a doença, pelo contrário, mostra de forma brilhante e impecável a realidade daqueles que, de uma hora para a outra, devem aprender a conviver com a doença e os efeitos delas em todos que estão em volta,
A autoria detalha os comportamentos de uma forma sensível, mas traz uma mensagem bem forte quanto ao desejo de viver intensamente ao lado de quem se ama e o poder da reconciliação consigo mesma e com as pessoas que ama.

Tem algumas coisas que me incomoda no comportamento dos filhos e esposo da Alice, mas não vou entrar em detalhes para não dá spoilers. Deixo vocês tirarem essas impressões na leitura do livro. Mas, talvez esse incômodo que senti com os personagens foi o que não deixou eu dá 5 estrelas na avaliação.

Outro fato tocante é quando Alice relata que tinha deixado diversos livros para serem lidos no futuro, quando ela teria mais tempo disponível, só que agora que ela se vê sem condições de ler, porque sua mente não consegue absorver as informações contidas nas páginas, mesmo assim, é uma boa leitura.

comentários(0)comente



Rafaela498 24/12/2020

Esperava mais
Achei o livro um pouco descritivos demais com algumas coisas desnecessárias, chegou a um ponto que fica cansativo de ler e me fazer pular algumas partes. Também não consegui me prender a nenhum personagem, nem mesmo a protagonista em momentos tensos. Teve uma parte que me incomodou também, que foi a protagonista chamando uma mulher com cabele crespo ou sem cuidados de "Cabelo de Bombril". No mais, deu pra perceber que a autora estudou sobre a doença e teve todo cuidado de como abordar isso.
comentários(0)comente



SarahRocha 23/12/2020

Surpreendente
Comecei esse livro achando que seria cheio de explicações médicas e termos técnicos, mas ainda bem que estava errada.
Nessa história a gente conhece um pouco da vida corrida de Alice e podemos acompanhar como tudo vai mudando aos poucos depois do seu diagnóstico de alzheimer ... Ter tratado tudo com simplicidade, leveza e fluidez foi uma abordagem incrível dessa autora. Ver a doença progredindo e observar o comportamento das pessoas ao seu redor estando sabendo como ela se sentia, pra mim, foi muito forte e ao mesmo tempo esclarecedor. Me emocionei muito com a compaixão e carinho de alguns personagens com Alice, senti muita raiva de outros personagens... enfim foi uma montanha russa de emoções e valeu a pena cada segundo.
comentários(0)comente



Elaine.Cristine 17/12/2020

Interessante
Este livro é bastante necessário, pois mostra como uma pessoa e sua família são afetados quando o alzheimer começa a manifestar seus sinais. Nos faz refletir sobre a fragilidade humana e a importância de valorizar as pessoas e a saúde e ser resiliente no cuidado e atenção com as pessoas que sofrem com esse mau que infelizmente ainda não possui cura, apenas formas de "estacionar" ou "retardar" seus efeitos. Recomendo!
comentários(0)comente



Mah 13/12/2020

Esperava mais,não consegui a me prender a nenhum personagem e mal me emocionei nos momentos mais tensos da doença com a protagonista.
comentários(0)comente



mel(iriel) 11/12/2020

Excelente
Não tenho palavras pra descrever a imensidão desse livro. O alzheimer, infelizmente, é uma doença que está se tornando cada vez mais comum. E ao ler esse livro, vemos em primeiro plano o quão degradante essa doença é. Alice perdeu tudo, de certa forma. Sinceramente, está é um leitura que vai ecoar por muito tempo em minha mente.
comentários(0)comente



mel(iriel) 11/12/2020

Excelente
Não tenho palavras pra descrever a imensidão desse livro. O alzheimer, infelizmente, é uma doença que está se tornando cada vez mais comum. E ao ler esse livro, vemos em primeiro plano o quão degradante essa doença é. Alice perdeu tudo, de certa forma. Sinceramente, está é um leitura que vai ecoar por muito tempo em minha mente.
comentários(0)comente



575 encontrados | exibindo 271 a 286
19 | 20 | 21 | 22 | 23 | 24 | 25 |