Para Sempre Alice

Para Sempre Alice Lisa Genova




Resenhas - Para Sempre Alice


575 encontrados | exibindo 151 a 166
11 | 12 | 13 | 14 | 15 | 16 | 17 |


Carol 02/04/2020

Uma história emocionante, um livro que entrou pra minha lista de favoritos.
comentários(0)comente



Gabi 20/02/2016

Para Sempre Alice: Resenha
Alice, uma professora de Harvard formada em psicologia é dotado de uma inteligência e de uma mente brilhante, lembra e sabe de coisas que apenas pessoas com QI super elevado conseguiriam lembrar. Casada com um cientista, também professor de Harvard, tem 3 filhos, entre eles: Anna, Lydia e Tom. Mantém uma vida pacífica entre trabalho e casa, mas sua "paz" é ameaçada quando em um dia ao sair para correr, se esquece o caminho casa, crendo que está na menopausa, por já ter seus 50 anos, ela não liga muito para os sintomas que estão começando a aparecer. Após vários esquecimentos, decide consultar um médico e descobre estar com Alzheimer precoce, fato que a leva a perder o emprego, uma parte considerável de seus 'amigos', palestras, e sua memória. Os remédios que toma desaceleram o processo e doença, porém ela já percebe a falta que sente de lembrar de nomes, rostos, ruas, sente falta de dar palestras, de conseguir ler sem precisar ficar relendo 5 vezes uma única frase, de conversar com o John (seu marido), sem se esquecer do que estão falando, de lembrar dos seus filhos, ela sente falta de sua antiga vida. Alice é uma mulher muito corajosa e encara a doença de frente, mesmo que esteja "regredindo no tempo", como muitos se referem aos que têm Alzheimer, ela aprende a lidar com isso é melhor forma. Aproveita seus últimos momentos da vida e marca a vida de todos, principalmente dos leitores.

O livro é uma descrição incrível da trajetória que um portador de Alzheimer tem para conseguir a relacionar com as pessoas e, principalmente, com a doença. O livro te leva a questionar o que você faria no lugar da Alice, ou de seus familiares e você se 'pega', muitas vezes, refletindo sobre a vida, sobre como deveríamos curti-la como se todo dia fosse o nosso último dia. É um ótimo retrato da doença Alzheimer e um história muito tocante.
adenilza.rodrigues.5 25/02/2016minha estante
A muito tempo não me emocionava tanto e de maneira real , com um livro, como com para sempre Alice. É assustador o que essa doença faz com a pessoa. Ela retira toda essência de vida do doente. A própria pessoa não se reconhece, tudo que faz parte do seu ser, vai sumindo, ficando perdido pelo caminho. A estória de Alice é comovente e dramática. Toda pessoa deveria ler esse livro.




Márcia 06/12/2009

Um romance delicado e reflexivo
Para Sempre Alice foi amor à primeira vista. Literalmente. Quando vi a borboleta azul na capa, tão delicada e feminina, logo me encantei e não descansei até levá-la para casa. E não poderia haver capa mais apropriada.

É uma leitura apaixonante. Importantíssima para pessoas que conhecem e/ou convivem com a doença de Alzheimer. O texto da autora é envolvente, nos contando de uma maneira prática todos os sintomas da doença que acabariam por levar Alice ao fim de sua jornada como grande e conceituada Dr. de Psicologia em Havard. Uma mulher forte, com uma familia tradicional, filhos criados e um casamento de anos já um pouco desgastado pelo tempo, porém, de amor, que de repente vê tudo o que acredita ser desmoronar.
Imagine de repente saber que amanhã você pode acordar sem saber onde está, não ter noção de tempo nem de espaço, SABER que pode acordar um belo dia e simplesmente nada fazer sentido. Absolutamente nada. As coisas que você tanto aprecia - lamber um sorvete de casquinha pelas beradas; correr sozinha, livre, pela praia; ler seus romances prediletos; fazer planos para o futuro ao lado de quem ama. Imagine SABER que vai perder tudo isso e que vai continuar vivendo e nem sentirá falta de nada. Num futuro assustadoramente próximo.

Para Sempre Alice fala mais do que somente na doença de Alzheimer. Fala de como o ser humano, que por mais sofisticado, controlado e inteligentes que sejam, sempre pode perder tudo. de uma hora pra outra podemos perder tudo o que achamos importantes.
Por isso, é importante admirar muito aquilo que não é importante pro dia-a-dia. É mais importante executar os planos que fazê-los porque na data daquela viajem tão esperada por tanto tempo, podemos não estar mais lúcidos para apreciá-la como antes.
comentários(0)comente

May 23/06/2011minha estante
Preciso demais ler este livro! Má, vc tem? rs




Camila1856 29/04/2013

Definitivamente a Alice será para sempre... pelo menos para mim.
Para Sempre Alice foi publicado originalmente em 2007 com o título Still Alice, trata-se do primeiro livro escrito por Lisa Genova que além de se aventurar pelo mundo da escritura é ph.D. em neurociência pela Universidade de Havard. Lisa escreveu outros dois livros Left Neglected (2011), que foi publicado no Brasil com os títulos Abandonados e Nunca mais Rachel pela Editora Nova Fronteira; a autora ainda escreveu Love Anthony (2012) não publicado no Brasil.
O enredo de Para Sempre Alice é encantador e expositivo ao mesmo tempo. Na medida em que conhecemos a história de Alice Howland, uma mulher com 50 anos, professora de Psicologia Cognitiva da Universidade de Havard, conferencista entre outros cargos científicos, casada com John, cientista bem sucedido, mãe de três filhos: Anna, Tom e Lydia, somos apresentados ao dramático diagnóstico de que Alice sofre da doença de Alzheimer de Instalação Precoce.
Eis que o mundo de honrarias e reconhecimento de Alice começa a desmoronar assim como suas lembranças. De início é quase imperceptível, mas a doença não respeita tempo e nem as pessoas. Assim, paulatinamente, vemos todas as mudanças que acontecem na vida de Alice e como ela vai perdendo suas lembranças e o pior não é isso, mas a forma como as pessoas lhe tratam, muitos se sentem penalizados, outros já a tratam como demente, ademais, sua própria família não se conforma com a ideia.
Então nos deparamos com conflitos familiares do tipo: qual a melhor forma de lidar com Alice, como proporcionar uma melhor condição de vida. Vemos como a sociedade olha os portadores de Alzheimer. Quais os tratamentos que retardam o progresso da doença, tendo em vista que ela não tem cura.
Por Lisa Genova ser uma neurocientista, Para Sempre Alice, traz uma linguagem e discursão bem científica sobre a doença e expõe forma de tratamento, mas em momento algum estas informações científicas prejudicam o desenrolar da história, até porque a autora as expõe de forma bem simples e com uma linguagem de fácil compreensão. Contudo, devo salientar que, este pode ser um ponto chato para quem não gosta de explicações científicas, o que não aconteceu absolutamente comigo, achei as informações imprescindíveis e válidas e fiquei interessada, pois havia muitas peculiaridades acerca da doença que eu desconhecia e, no meu entender, é sempre maravilhoso aprender alguma coisa enquanto estou me divertindo com uma leitura.
Definitivamente, para mim, ler Para Sempre Alice, foi uma experiência única que me trouxe muito ensinamento. Não posso dizer que chorei com o livro, pois não cheguei a tanto, mas o livro emociona e eu senti aquela sensação gostosa de estar lendo um livro inesquecível e que de tempos em tempos eu terei necessidade de reler.
Outros pontos que também quero salientar nesta resenha é a diagramação e a capa que achei muito boas e até mesmo o título brasileiro gostei bem mais do que se fosse a tradução literal do inglês em que Still Alice se transformaria em Ainda Alice, na minha concepção, Para Sempre Alice ficou muito mais bonito e delicado.

Camila Márcia
http://www.delivroemlivro.blogspot.com.br/
comentários(0)comente



Paula 13/03/2023

É emocionante acompanhar a história de Alice e sua luta conte o Alzheimer. Conseguimos acompanhar o agravamento da doença no decorrer dos capítulos e nos angustiar junto a personagem.

E estou com um ranço absurdo do John.
Iraildes2 04/07/2023minha estante
É uma leitura emocionante!




VictAria 04/01/2023

tristeeeeeeee (e muito real)
Na real esse livro é pura tristeza, não tem nada de feliz nele, mas isso porque ele é real. A autora promete contar a história de uma mulher brilhante que recebe o diagnóstico de alzheimer precoce, e é isso que o livro entrega, e não tem como isso ser feliz. É triste, profundo e muito cru. Até a metade do livro eu tava achando razoável, porque eu tava achando que faltava falar mais sobre os outros personagens, aprofundar maks em outros assuntos, esperava um plot twist, ou sei la, minhas expectativas eram outras, e o que o livro entrega é um retrato cru do Alzheimer, desde quando Alice recebe o diagnóstico e a progressão da doença. Esse é o tema e o livro todo é focado nisso, focado principalmente no que a Alice sente, como ela enxerga, processa e passa por tudo isso.
Achei muito interessante que a autora realmente pesquisou, leu, conheceu pessoas e te mostra a realidade mesmo, de uma pessoa com Alzheimer.
É um livro bom, na minha opinião poderia ter mais paginas, aprofundando os outros personagens, fazendo o final ser mais devagar, mostrando mais o passado de Alice e desenvolvendo mais outros acontecimentos do livro. Acho que faltou detalhes e algo pra gente se conectar ainda mais com tudo e ser algo mais pessoal, sinto que apesar de ser muito real, foi contado de forma superficial demais, por isso tirei algumas estrelinhas. Mas apesar disso recomendo bastante, te faz entender e olhar para pessoas com demência com mais compaixão.
P.S: odeio o john

?Sou esposa, mãe e amiga, e logo serei avó. Ainda sinto, compreendo e sou digna do amor e da alegria dessas relações. Ainda sou uma participante ativa da sociedade. Meu cérebro já não funciona bem, mas uso meus ouvidos para uma escuta incondicional, meus ombros para que outros chorem neles, e meus braços para abraçar outras pessoas com demência. (?) Não sou uma pessoa moribunda. Sou alguém que vive com a doença de Alzheimer.?
comentários(0)comente



Laura Richelle 27/04/2015

Tentando me recuperar...
Tentei escrever o que pensei/senti pelo livro, mas foi difícil, frustrante. Foi como se cada palavra não pudesse descrever o quão magnifico é. E em parte, porque ainda estou tentando me recuperar.

Então usarei citações que vi por aí, e gostei.

"Esse livro mexeu comigo de um jeito meio difícil de explicar. Me fez ter medo de envelhecer, de esquecer" — A Menina Que Sabia Ler

"E assim a gente vai acompanhando a evolução da doença, e a regressão da vida de Alice. O livro tem momentos muito fortes, que te dão vontade de chorar e abraçar Alice até que ela se lembre sabe, é angustiante!" — A Menina Que Sabia Ler

"Este livro deveria ser lido por todos. A profundidade e o realismo da história nos fazem confundi-la com uma história real." — Estorias e Café

"Minha vontade quando acabei de ler 'Para Sempre Alice" foi a de entrar num trem lotado e gritar para quem quisesse ouvir: 'Você Precisa ler este livro'" — The Boston Globe


"(...) Estou perdendo os meus 'ontens'. Se você me perguntasse o que eu fiz ontem, o que aconteceu, o que vi, o que senti e ouvi, eu teria muita dificuldade para fornecer detalhes. Talvez acertasse alguns palpites. Sou excelente em matéria de palpites. Mas a realidade é que eu não sei. Não me lembro de ontem, nem do ontem antes dele.
E não tenho nenhum controle sobre os 'ontens' que conservo e os que são apagados. Não há como negociar com essa doença. Não posso oferecer os nomes dos presidentes dos Estados Unidos em troca dos nomes dos meus filhos. Não posso lhe dar os nomes das capitais dos estados e conservar as lembranças do meu marido. (...)"
comentários(0)comente



Mariana 13/01/2023

Até q é bm , a historia para sempre alice, retrata uma paciente adoecida,profissional, mãe,mulher.
O livro tem umas partes chatas
comentários(0)comente



Sarah 14/02/2020

Livro que me deixou numa montanha-russa, um misto de sentimentos que eu não consigo explicar, senti uma verdade tão grande, uma empatia, um amor pela Alice, e por cada personagem, este não é um livro qualquer, pelo menos pra mim, é cada ensinamento que eu quero levar para a vida e, quero reler e sempre sentir mais e mais empatia tanto pela personagem quanto pelas pessoas que eu conheço que sofrem do mal de Alzheimer, eles devem ser amados, são seres humanos com história, experiência e não é uma doença que os vai deixar menos importantes.
comentários(0)comente



jailxon 09/02/2020

PARA SEMPRE ALICE
Um livro lindo e devastador. Não tenho nada de mal para falar sobre essa obra. A escrita da autora é impecável e seu conhecimento sobre o Alzheimer é impressionante. Eu simplesmente amei.

Eu não tenho palavras para falar o sobre a Alice em si. Ver toda a carreira brilhante dela desmoronar foi horrível para mim. Ler sobre os esquecimentos de seus familiares e as situações que ela passou me emocionaram muito.

Sei que poucas pessoas entendem o real significado do Alzheimer. Para alguns é só "problema de memória", mas não é só isso. A doença transforma totalmente uma pessoa. Não se há mais pensamentos lógicos, não se há mais nomes para as coisas, sequer palavras para formular uma frase. Mesmo que o caso apresentado seja fictício, os sintomas apresentados são reais e é muito triste saber que pessoas estão passando por isso sendo que não há ainda nenhuma cura definitiva para a doença, somente remédios que atrasam os sintomas.

Finalizo dizendo que esse é sim um livro muito importante e desejaria que todos pudessem ler.
comentários(0)comente



Kellys 04/02/2023

Para sempre Alice
Alice uma professora de Harvard com PhD livros escritos, um currículo invejável, vê sua vida desmoronar após o diagnóstico de alzheimer precoce, ela tenta não acreditar, ela persiste que aqueles lapsos de memória e por causa da menopausa do cansaço da rotina exaustiva.

Ela tenta por tudo fazer com que aquelas informações não sejam verdadeiras que o diagnóstico seja outro, mas cada dia a sua situação piora.

Seu marido quer cuidar dela, porém ele não sabe como ele precisa tocar uma vida corrida que por vezes Alice nao entende e acha que está sendo esquecida ela já não faz mais as suas corridas, ela já não sai sozinha e agora ela já não se vê mais como era antes.

Quando ela ainda estava com sua sanidade intacta ela escreveu um arquivo que intitula se borboleta, e sempre que ela se vê perdida ela precisa responder algumas perguntas e a falta dessas respostas sempre a leva a esse arquivo que pode conter informações fortes.

Alice uma mulher forte e destemida, parada por um doença sorrateira que não admite acordos, que não admite nada além de o agora nem o ontem e nem se sabe se o amanhã apenas o agora.
comentários(0)comente



kabratfisch 16/02/2023

Maravilhoso!
Um livro que escancara a realidade triste e cruel da doença de Alzheimer, que, como é dito pela própria Alice "não gosta de ser ignorada". Uma leitura emocionante, que te leva a sentir as angústias de cada aparecimento de um novo sintoma, e a encarar o progresso inevitável, irreversível e dolorosamente rápido principalmente do tipo precoce da doença que Alice tem. Uma realidade que não é apenas difícil para ela mesma encarar, mas para a família também. Simplesmente incrível.
comentários(0)comente



Amanda 19/09/2021

Desidratei
Chorei tanto no final que nem conseguia ler!! Leitura perfeita, uma história muito real e emocionante. Indico de olhos fechado!
comentários(0)comente



Roberta 05/10/2015

Comovente...
Que livro lindo! Livro que te faz pensar, que te faz sentir... Relato emocionante e assustador. Podia muito bem ser a minha história, a sua história. Conta de maneira simples e realista a vida de quem sofre com o Mal de Alzheimer. LEIAM!
comentários(0)comente



Anna Raísa 14/10/2015

Viciante
Fazia algum tempo que eu não me sentia aprisionada pelo enredo de um livro. Comecei a ler Para Sempre Alice sem grandes expectativas, mas fui surpreendida com sua riqueza de detalhes e com uma narrativa que me transportou para a vida de Alice e sem que eu me desse conta, estava na página 50, sem parar.

Para Sempre Alice despertou em mim as mais diversas sensações, desde imaginar "será que isso está acontecendo comigo, afinal sou esquecida?" "será que eu posso ter isso? minha família?" até me comover com todas as mudanças na vida de Alice, afinal, o livro nos faz entrar na cabeça de alguém com Alzheimer e vivenciar todo o percurso da doença junto com a personagem.

Para Sempre Alice nos faz refletir e perceber que muitas vezes vivemos presos à ilusão de que podemos controlar nossa vida, planejar e definir o percurso da nossa existência. A verdade é que tudo pode mudar a qualquer momento, sem que possamos fazer nada a respeito.

Vale a pena ler e conhecer um pouco sobre o Alzheimer.
comentários(0)comente



575 encontrados | exibindo 151 a 166
11 | 12 | 13 | 14 | 15 | 16 | 17 |