Para Sempre Alice

Para Sempre Alice Lisa Genova




Resenhas - Para Sempre Alice


575 encontrados | exibindo 211 a 226
15 | 16 | 17 | 18 | 19 | 20 | 21 |


Diana Maia 21/03/2024

Tema necessário, livro que gerou muitos insights de pesquisa na área da psicologia e que está me abrindo horizontes quanto sua temática.
comentários(0)comente



Manu 13/04/2021

Até que ponto nosso eu são nossas memórias ou habilidades?
É impossível não admirar Alice. Ela se encontra numa situação sem saída e passa a questionar até quando ela pode se considerar ela mesma, enquanto perde um pouco das suas lembranças, conhecimento, habilidades e personalidade a cada dia.

Esse livro traz uma série de reflexões, não só sobre a doença de Alzheimer, mas sobre nossas vidas e o que valorizamos e é valorizado em nós. Eu particularmente fiquei muito tocada com a pressa de aproveitar o que realmente importa dessa vida agora, já que o amanhã é incerto. E isso é importante, mesmo que você não tenha uma doença degenerativa, mas se afogue em mil planos e preocupações enquanto a vida passa diante de seus olhos.

As reflexões importantíssimas sobre como a sociedade enxerga, trata e dá (ou não) assistência e valor a pessoas com esta ou outra doença que as torne diferente, incompatível com os modos tradicionais de se socializar, são necessárias e certeiras.

Recomendo demais essa leitura.
Binha 06/07/2021minha estante
Gostei muito também quando li e me emocionei bastante com a situação de Alice, assisti também o filme é super recomendo ???




Bia @bia_oliverstos95 17/04/2021

Vendendo - ENTREGO PARA TODO O PAÍS
Quer adiquir o Livro Para sempre Alice? Enviamos para o todo o país com frete grátis pelo aplicado do Shopee! Venha conferir: https://shopee.com.br/Para-sempre-Alice-i.272226683.2921352992
comentários(0)comente



Sarah 23/04/2021

Para sempre Alice ?
Particularmente, eu adoro os livros da Lisa Genova, tem uma escrita flúida, e as histórias te prendem do início ao fim. "Para sempre Alice" conta a história de Alice Howland que foi uma professora e pesquisadora bem sucedida, até que começa a se esquecer das coisas e é diagnosticada com a doença do mal de Alzheimer de instalação precoce e ao longo do livro conta sua experiência com a doença degenerativa incurável. Eu adorei... =)
comentários(0)comente



Alicia.Luchetta 26/04/2021

Pesado, mas Totalmente Necessário
Para Sempre Alice conta a história de uma professora doutora de psicologia, que lecionou na Universidade de Harvard por 25 anos, escreveu um livro, conduziu pesquisas de campo e deu aulas e palestras no mundo inteiro, e aos 50 anos de idade se viu sendo diagnosticada com Mal de Alzheimer de instalação precoce. O livro se passa ao decorrer dos meses, onde presenciamos os sentimentos que Alice tem referente à doença, ao notar que seus sintomas ficam cada vez mais perceptíveis aos olhos dos outros e a sua memória vai sumindo cada vez mais rápido.

Este é o tipo de livro que todas as pessoas devem ler pelo menos uma vez na vida, pois nos mostra que essa doença não escolhe cor, idade e muito menos inteligência, além disso, é bem incômodo ver o desconforto e o modo em como as pessoas reagem a quem tem o Alzheimer. Nesse livro pude perceber o quão importante é ter uma família que acompanhe todo o crescimento da doença, nunca deixando de demonstrar o amor e o carinho e, principalmente, não desistir em momento nenhum, por mais difícil que pareça ser.

Importante ressaltar que por mais que se trate de uma história fictícia, o livro é escrito por Lisa Genova, que é Ph.D. em neurociência pela Universidade de Harvard, sendo assim, é totalmente baseada na realidade.

Por mais que seja uma narrativa bem simples, posso dizer que o livro mexeu bastante comigo, pois tendo uma pessoa bem próxima da minha família que tenha essa doença, notei diversas semelhanças. Para Sempre Alice é um livro sensível, informativo e emocionante, que te prende do início ao fim, te faz rir e chorar ao mesmo tempo, com tudo isso, minha nota é de 5 estrelas. Foi o primeiro livro em muito tempo que eu simplesmente não vi as páginas passando e quando percebi, já estava no epílogo.

site: https://www.instagram.com/li.gostei.resenhei/
comentários(0)comente



Tamiris.Barros 01/05/2021

Alice sempre
Essa doença que a personagem passa na história é bem retratada e nos faz sentir as emoções da Alice e sua família. Cada vez que li desejei querer saber mais...
comentários(0)comente



Duda 03/06/2021

?
uau.
esse livro é lindo mesmo. Poderia ter acabado em menos de uma semana pq a leitura é fluída e a diagramação é uma delícia, mas estava desacostumada a físico.
Achei o livro bom, porém um pouco corrido no final. Muito doido ver a evolução da doença de Alzheimer e o medo de isso ocorrer com alguém próximo me assustou um pouco.
gostei muito do relacionamento da Lydia e da Alice, algo que foi da indiferença pra proximidade e amor. realmente lindo.
Me mostrou a importância de colecionar e viver momentos.

"Mas o simples fato de eu vir a esquecê-lo num amanhã qualquer não significa que hoje eu não tenha vivido cada segundo dele. Esqueceria o hoje, mas isso não significa que o hoje não tem importância."
comentários(0)comente



Renata_ Pandora 04/10/2023

Eu não estou sofrendo, eu estou lutando. Lutando para fazer parte das coisas, para ficar ligada a quem eu já fui. Então ?viva o momento? é isso que eu digo para mim mesma. É realmente tudo o que eu posso fazer, viver o momento.
comentários(0)comente



Leticia 14/07/2021

O livro é sensível e pesado na medida certa. Não senti que era apelativo, mas cada acontecimento tem o peso que merece. Já tinha visto o filme, então tinha algumas memórias e ideias formadas do que acontecia, mas achei interessante ler e fazer esse contraponto.

Vale dizer que o filme é mais impactante no sentido de o audiovisual despertar mais emoções que a narrativa apenas por escrito, mas achei uma adaptação bem fiel.
comentários(0)comente



lay 17/05/2021

Demorei pra engatar a leitura, mas depois foi bom demais. Amei poder acompanhar a história pela visão da alice, e ir percebendo aos poucos a evolução do quadro, que inclusive muito triste
comentários(0)comente



Carla.Parreira 13/10/2023

Para sempre Alice
?
O livro conta sobre Alice, uma competente professora da universidade de Harvard, ao ser diagnosticada precocemente com o mal de Alzheimer, uma doença degenerativa incurável donde a memória vai sendo perdida aos poucos. O livro escancara a fragilidade humana perante os desígnio da vida, bem como a imprevisibilidade e instabilidade da vida em si. Achei dificilmente cruel imaginar-me na pele de uma personagem que se perde dentro de sua própria casa por esquecer onde fica determinado cômodo. Quando ela consegue chegar no mesmo, já não sabe o que foi fazer lá. São vastos os acontecimentos de esquecimento contidos no livro ao longo da experiência vivida por Alice, donde o tempo só agrava a situação, apesar dos medicamentos atenuantes. É uma leitura que nos alerta para a importância e sobretudo necessidade de viver cada momento da vida como único e fugaz. Esquecer-se do ontem e não reconhecer os familiares ou as pessoas do convívio íntimo pode parecer assustador, mas isso é uma realidade a nos mostrar que nada é para sempre, a não ser a nossa existência espiritual e individual. Sou frágil perante os atributos da vida e diante deles escolho validar minha paciência, aceitação e fé. A vida é instável, paradoxal, misteriosa, indócil, perfeita, justa, ligeira, única, eterna, imprevisível, trágica, insólita, generosa, impermanente, sábia, etc. Independente de recordar do ontem ou ter certeza do amanha, independente de como consigo lidar com a vida em si, ou melhor dizendo, dentro das minhas capacidades, qualidade, limitações, necessidades e escolhas, sinto que somente o presente pode ser vivido. E essa é a melhor lição do livro.
comentários(0)comente



Ana Ira! 18/09/2017

Leitura imprescindível!!!
Desde que a maravilhosa atriz Julianne Moore ganhou o Oscar pela sua interpretação em Para Sempre Alice, como a protagonista Alice mesmo, eu fiquei ansiosa para assistir ao filme, e pesquisando sobre a trama, descobri que foi baseado em um livro. E claro né, que eu não poderia deixar de ler.

Sendo assim, li o livro primeiro e logo após, assisti ao filme, que por sinal, amei e logo sairá resenha dele (a primeira sobre filmes aqui no blog!).

Em Para Sempre Alice, a autora americana Lisa Genova, nos leva a uma história de tirar o fôlego, completamente!

Alice é uma professora renomadíssima em Harvard, a melhor de sua área, mal chegou aos 50 anos e quer muito aproveitar a vida, ainda mais agora com todos os filhos estudando e morando fora. Seu marido também é um incrível professor de Harvard. Ambos levam vidas de sucesso em suas profissões. No entanto, Alice é surpreendida por uma série de esquecimentos. Esquece-se primeiro onde está, ao fazer uma de suas caminhadas diárias, sendo que estava muito próxima de sua casa. Esses esquecimentos a deixam doida. Perdida. Muito angustiada.

Como sua profissão não lhe permite erros, muito menos ela. Alice vai a sua médica, acreditando ser apenas sintomas do início da menopausa, e qual não é a sua surpresa, ao descobrir que tem Alzheimer. Uma doença degenerativa incurável. E que em seu caso é pior, por ser genética, desenvolve-se mesmo com sua pouca idade e mais rapidamente.

Alice sente-se completamente perdida e infeliz. Sem saber o que fazer e como viver a partir de então. Desde seu diagnóstico e começo do tratamento ela se recusa a aceitar, continuando a trabalhar e buscando levar uma vida normal.

Só que tudo que Alice tinha desmorona.

Dificuldades com o marido, com os filhos e consigo mesma é só o começo. Alice perde uma grande parte da inteligência rara e admirável que tinha. Não consegue mais desenvolver suas aulas com a primorosidade pela qual era reconhecida.

Perde-se de casa. De seus amigos, de si mesma. E também reencontra o amor da filha que menos tinha orgulho e contato, Lídia, tendo que aprender a seguir em frente, dia após dia, contando com o amor dos filhos e com seu amor pela vida. Mesmo não sabendo mais quem é.

Minha resenha ficou uma porcaria se comparado com a grandeza do livro!

Que livro lindo e tristíssimo!
Que obra! Que história!

É impossível não se emocionar e sofrer junto de Alice.
Ela é uma mulher muito forte, e que passou por muitas tragédias e perdas na vida. Seu maior orgulho e sonho era seu trabalho, e ele foi a área mais afetada pelo Alzheimer.

Seu marido, apesar de continuar com ela, achei ele muito grosso e egoísta em algumas partes da trama. Seus filhos, por mais secos e despreocupados, foram os que mais a amaram e protegeram nessa nova fase da vida.

É uma história emocionante. Que mostra bem como os portadores do mal de Alzheimer e seus familiares e amigos sofrem. O quanto perdem e são obrigados a enfrentar. O quanto a dor de esquecer e ser esquecido por quem se ama é duro e pesado demais.

Uma obra inesquecível!
Não vou falar mais nada pra não soltar alguns spoiler.
Só digam uma coisa: LEIAM!
E se emocionem, pra valer!

Deixo aqui também, meus mais sinceros votos de paz e saúde e minhas orações, a todas as famílias de portadores desse mal tão terrível.

site: http://elvisgatao.blogspot.com.br/2017/09/resenha-para-sempre-alice-lisa-genova.html
comentários(0)comente



Izzy.lizzy08 08/06/2023

Muito bom
Esse é um livro que foge bastante do meu estilo de leitura, mas mesmo assim gostei.

Achei o começo bem parado, nada acontecia e até pensei em desistir. Depois da metade começou a ficar mais interessante e cativante.

Gostei de como o livro retrata a doença de Alzheimer, principalmente nas partes onde a Alice ia fazer alguma coisa, esquecia e tudo se repetia, ou quando ela esquecia das pessoas que fazem parte da sua vida, chamando sua filha de a atriz e seu marido de estranho bondoso. Gostei também de entender a solidão e a sensação de não pertencimento, até mesmo de exclusão, que ela sentia, principalmente por ser uma doença de instalação precoce.

Além disso, o livro não apresenta apenas a protagonista em relação ao Alzheimer, mas também como uma mãe e uma esposa que sente falta de seu marido como era antes. Essas características estão bem presentes no monólogo da página 272.

Em geral, é uma história bem triste, mas na qual podemos ver felicidade, esperança e identidade.
comentários(0)comente



Cíntia 25/05/2012

Lindo livro. Várias falas tocantes. Incrível como o Mal de Alzheimer evolui tão rapidamente. Muito bom acompanhar o carinho e cuidado da família. Uma das falas que mais me tocou foi:

"-Desculpe, me por ter essa doença. Não suporto pensar no quanto isso vai piorar. Não suporto a ideia de um dia olhar para você, para esse rosto que eu amo, e não saber quem você é." Alice para John - pág. 99

Realmente muito triste, só de pensar.
comentários(0)comente



Leh Teterycz 24/07/2021

Incrível
"meus ontens estão desaparecendo e meus amanhãs são incertos. Enta6, para que eu vivo? Vivo para cada dia. Vivo para o presente...Mas o simples fato de eu vir a esquece lo num amanhã qualquer não significa que hoje eu não tenha vivido cada segundo dele. Esquecerei o hoje, mas isso não significa que o hoje não tem importância"
comentários(0)comente



575 encontrados | exibindo 211 a 226
15 | 16 | 17 | 18 | 19 | 20 | 21 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR