Alicia.Luchetta 26/04/2021Pesado, mas Totalmente NecessárioPara Sempre Alice conta a história de uma professora doutora de psicologia, que lecionou na Universidade de Harvard por 25 anos, escreveu um livro, conduziu pesquisas de campo e deu aulas e palestras no mundo inteiro, e aos 50 anos de idade se viu sendo diagnosticada com Mal de Alzheimer de instalação precoce. O livro se passa ao decorrer dos meses, onde presenciamos os sentimentos que Alice tem referente à doença, ao notar que seus sintomas ficam cada vez mais perceptíveis aos olhos dos outros e a sua memória vai sumindo cada vez mais rápido.
Este é o tipo de livro que todas as pessoas devem ler pelo menos uma vez na vida, pois nos mostra que essa doença não escolhe cor, idade e muito menos inteligência, além disso, é bem incômodo ver o desconforto e o modo em como as pessoas reagem a quem tem o Alzheimer. Nesse livro pude perceber o quão importante é ter uma família que acompanhe todo o crescimento da doença, nunca deixando de demonstrar o amor e o carinho e, principalmente, não desistir em momento nenhum, por mais difícil que pareça ser.
Importante ressaltar que por mais que se trate de uma história fictícia, o livro é escrito por Lisa Genova, que é Ph.D. em neurociência pela Universidade de Harvard, sendo assim, é totalmente baseada na realidade.
Por mais que seja uma narrativa bem simples, posso dizer que o livro mexeu bastante comigo, pois tendo uma pessoa bem próxima da minha família que tenha essa doença, notei diversas semelhanças. Para Sempre Alice é um livro sensível, informativo e emocionante, que te prende do início ao fim, te faz rir e chorar ao mesmo tempo, com tudo isso, minha nota é de 5 estrelas. Foi o primeiro livro em muito tempo que eu simplesmente não vi as páginas passando e quando percebi, já estava no epílogo.
site:
https://www.instagram.com/li.gostei.resenhei/