Luara Raquel 28/12/2020
Para sempre Alice ficou eterno no meu coração
A autora é uma neurocientista, pesquisadora em neurociência em diversos hospitais e institutos importantes dos EUA, como o hospital geral de Massachusetts e lecionou em Harvard. “Para sempre Alice” transformou-se em filme, que foi vencedor do Oscar de melhor atriz, Julianne Moore, que é uma atriz fantástica.
Personagens:
1. Alice Howland é uma mulher de 50 anos de idade, professora titular de psicologia cognitiva na Universidade de Harvard e especialista de renome mundial.
2. John Howland , esposo de Alice e biólogo de células cancerígena, igualmente bem sucedido.
3. Anna, filha mais velha de Alice advogada, casada e com grande dificuldade de engravidar.
4. Tom filho de Alice e estudante de medicina
5. Lydia, filha caçula de Alice e é artista.
Alice desenvolve a doença de Alzheimer forma precoce, e que traz o leitor a imergir em sua trajetória - suas tristezas, decepções, angústias e desafios perante a nova realidade.
Eu me emocionei com esse livro por me envolver com o sofrimento de Alice, vendo toda a sua vida sendo esquecida por ela, tendo que deixar todas as suas conquistas no auge de sua carreira e vida. É um pouco previsível e revoltante ao mesmo tempo.
Alice tem uma relação conflituosa com a sua filha caçula, pois ela sonha com um futuro promissor para sua filha, acreditando que a vida acadêmica (assim como Alice e o esposo ) seria o caminho ideal para a felicidade. No entanto, Lydia tem outros sonhos (ser atriz) e com isso saiu de casa em busca de viver o seu próprio estilo de vida.
Esse livro não romantiza a doença, pelo contrário, mostra de forma brilhante e impecável a realidade daqueles que, de uma hora para a outra, devem aprender a conviver com a doença e os efeitos delas em todos que estão em volta,
A autoria detalha os comportamentos de uma forma sensível, mas traz uma mensagem bem forte quanto ao desejo de viver intensamente ao lado de quem se ama e o poder da reconciliação consigo mesma e com as pessoas que ama.
Tem algumas coisas que me incomoda no comportamento dos filhos e esposo da Alice, mas não vou entrar em detalhes para não dá spoilers. Deixo vocês tirarem essas impressões na leitura do livro. Mas, talvez esse incômodo que senti com os personagens foi o que não deixou eu dá 5 estrelas na avaliação.
Outro fato tocante é quando Alice relata que tinha deixado diversos livros para serem lidos no futuro, quando ela teria mais tempo disponível, só que agora que ela se vê sem condições de ler, porque sua mente não consegue absorver as informações contidas nas páginas, mesmo assim, é uma boa leitura.