Para Sempre Alice

Para Sempre Alice Lisa Genova




Resenhas - Para Sempre Alice


575 encontrados | exibindo 106 a 121
8 | 9 | 10 | 11 | 12 | 13 | 14 |


Paula.Alves 30/06/2023

Extremamente envolvente.
A forma como a autora retrata os episódios de esquecimento enfrentados por Alice faz com que nos coloquemos no lugar dela, mudando nossa forma de pensar sobre a doença e a forma como vemos os portadores.
comentários(0)comente



Marcos Aurélio 05/10/2023

Didático e apaixonante
Lisa Genova apresenta uma perspectiva diferente em relação ao Alzheimer. A perspectiva da protagonista que é a paciente, ou invés de um familiar, cuidador, ou médico.

Alice é titular da cadeira de psicologia de Harvard. Pesquisadora, palestrante. Mãe de três filhos, prestes a completar 50 anos, percebe, e descobre sozinha sua doença. Incrível como a escritora descreve os passos da entrevista de maneira quase idêntica ao que o neurologista fez com minha mãe. A explicação sobre o diagnóstico, o aprendizado, o susto. E as decisões que a família precisa tomar.

A conversa para contar a John (esposo) sobre a doença. A negação do marido e determinação em convencê-la de que ela estava estressada, depressiva, ou no início de uma menopausa. Qualquer coisa menos admitir o Alzheimer.

A coragem de Alice para enfrentar a família e contar aos filhos Lydia, Anna e Tom é tocante.
Indico para todos que tenham alguém na família com Alzheimer, ou que querem aprender sobre a doença.

Ainda revivo as cenas, meses após ter lido este livro. Como me disse uma amiga, para cuidar de uma pessoa diagnosticada com Alzheimer o que você precisa é "amor", e entender que a pessoa está doente.

"Quando não há mais certezas possíveis só o amor sabe o que é verdade".
comentários(0)comente



Schmidt 24/02/2023

Perfeito!
Nossa o que dizer de para sempre Alice, que livro incrível, aborda um assunto complicado de forma a mostrar não só como as pessoas ao redor dela se sentem, mas como ela se sente e lida com o diagnóstico de alzheimer, e como ela é uma pessoa brilhante e inteligente mas que precisa aprender e aceitar a nova "condição" sem deixar de ser quem é. Emocionante e vejo como uma superação da personagem.
comentários(0)comente



Bruce.Costa 21/09/2023

Leitura sensível e devastadora
É extramamente tocante acompanhar a jornada da Alice, de uma mulher independente à uma pessoa com uma doença tão devastadora e que a torna incapaz de realizar pequenas ações sozinha.
E quando se tem uma mãe com sinais de demência é impossível não se sentir mais sensível a história...
Assistam o filme, é lindo ??
comentários(0)comente



Jaquelini.Silva 26/03/2024

E aquela frase mais clichê que ouvimos ?O CONHECIMENTO É A ÚNICA COISA QUE NINGUÉM PODE TE ROUBAR? nessa comovente história de Alice nos mostra que o Alzheimer pode roubar tudo de você; o seu mais profundo eu, seus gostos, sua rotina, seu trabalho mais nunca pode lhe tirar o amor da sua família?
Alice é uma renomada professora e pesquisadora de Harvard, que esquece coisas bobas sem importância até que certo dia não consegue chegar em casa e se perde no caminho, acreditando se tratar dos sintomas da menopausa procura médicos e com um detalhado exame é diagnosticada com um caso precoce de mal de Alzheimer, uma doença degenerativa e incurável. A partir desse momento Alice vê o seu mundo cair?
Uma história triste, reflexiva e emocionante mas extremamente necessária, uma das partes que mais me tocou e me aguentei para não chorar litros foi o discurso que Alice fez sobre como a doença estava lhe atingindo: ??meus ontens estão desaparecendo e meus amanhãs são incertos. Então para que eu vivo? Vivo para cada dia. Vivo o presente. Num amanhã próximo, esquecerei que estive aqui diante de vocês e que fiz este discurso. Mas o simples fato de eu vir a esquecê-lo num amanhã qualquer não significa que hoje eu não tenha vivido cada segundo dele. Esquecerei o hoje, mas isso não significa que o hoje não tem importância??
comentários(0)comente



Ennio 25/07/2020

Para sempre Alice
Comecei o Para sempre Alice em 2016 e no mesmo ano (lido apenas 1/5) dei uma pausa. Há alguns dias recomecei, sem presunção, a leitura do início, pois já não lembrava. Cheguei até a comentar que o mesmo livro pode ter, em ocasiões e tempos distintos, uma interpretação e aceitação igualmente diferentes.

Fato é que, recomecei, gostei, porém o enredo ainda não tinha me arrebatado. Nova pousa. Esta breve, ainda bem! Novo recomeço (ou novo começo, apenas? Mas já era o segundo recomenço! Fico com o primeiro rs). Desta vez houve um amor a terceira vista, e a leitura fluiu.

Alice foi me conquistando aos poucos, numa gradação. Ela, professora universitária titular de Harvard, bem-sucedida profissional e pessoalmente vê sua vida e rotina mudarem completamente, aos 50 anos, ao receber um diagnóstico de doença de Alzheimer de início precoce. Mudam a vida profissional e pessoal, sobretudo as relações familiares.

Além do óbvio das transformacões, comuns com a rápida progressão da doença - no caso relatado na obra -, o que me prendeu foi a forma como a autora fez a construção das personagens: a protagonista, Alice; a antagonista, a Alzheimer. E a coloco com destaque, porque de fato ela teve esse tratamento.

A mensagem maior que extraí foi a de que, embora haja um diagnóstico e prognóstico reservados, mesmo que o indivíduo tenha, por exemplo, uma doença neurodegenerativa progressiva que, a grosso modo, "dilua" sua memória, sua essencial nunca desaparecerá.

Ps: "A mãe a havia consolado, dizendo que não ficasse triste pelas borboletas, porque o simples fato de a vida delas ser curta não significava que fosse trágica".
comentários(0)comente



taylany.rodrigues 09/07/2020

Maravilhoso!
Este livro me arrancou muitas lágrimas mas também me fez sentir muito amor. A temática dele é incrível é necessária. A autora escreveu a obra com maestria e de forma muito real.
Não tem defeitos.
Simplesmente incrível!
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Tatiana Patrícia 13/06/2020

Para sempre Alice
O que uma doença faz na vida de uma pessoa?
Muito triste saber que o Alzheimer ainda não tem cura.
Doença maldita que acaba com os sonhos do doente e afeta a família toda.
Só que já passou ou passa por isso, pra compreender de fato, como é destruidor ter algum familiar com a doença.
Livro muito bem escrito, narrado de uma forma que dá a impressão de estarmos presenciando os acontecimentos!
Livro pra nos questionarmos: como estamos vivendo? Estamos vivendo ou apenas existindo?
Pra quem tem alguém próximo com esse mal, como estamos o tratando? Como alguém que não precisa de mais nada, pq amanhã não se lembrará de mais nada mesmo, ou como um ser, q apesar de tudo ainda tem sentimentos, desejos e vontade?
Uma super lição de vida, con toda certeza!
comentários(0)comente



Gui 20/07/2023

Triste e muito tocante
O primeiro livro a me fazer chorar desde "Como eu era antes de você". É difícil e doloroso acompanhar as mudanças que ocorrem com a protagonista, refletidas muito bem na forma como a escrita tenta nos confundir com os lapsos de memória. As reflexões de Alice são essenciais também: acho que vou lembrar para sempre da comparação entre o tratamento que a sociedade dá aos "guerreiros" que sofrem de câncer e aos "malucos" que sofrem de Alzheimer. Pela primeira vez percebi que o mal de Alzheimer não afeta só o passado, mas o futuro de quem batalha com ele.
Mas de longe o mais tocante é ver a mudança pela qual a família passa. Ver quem era próximo se afastar e quem era distante se aproximar. Conversas sobre ela como se ela não estivesse presente. Planos que a excluem ou que se focam exclusivamente nela. Como alguém que ja lidou com 2 parentes com demência ou Alzheimer foi próximo demais da realidade para conter as lágrimas.
comentários(0)comente



Kaline 06/04/2020

Para sempre Alice
A autora, Lisa Genova, compara a vida da protagonista, Alice, a de uma borboleta, por mais que seja breve pode ser bonita e plena. Alice, uma renomada acadêmica se vê aos 50 anos com um diagnóstico de alzheimer, como uma pessoa que possui um intelecto acima da média lida com a perda de suas capacidades mentais, com o esquecimento de coisas simples e de quem ela é e ama? A história traz a progressão da doença, as dificuldades enfrentadas, as tentativas de tratamentos, as dificuldades da família para assimilar a perda da essência da pessoa que já foi a mãe e a esposa, a pessoa que resolvia tudo e que passa a não conseguir nem mesmo mais se vestir sozinha. É uma trama emocionante que invade a cabeça de Alice e sua batalha interna para continuar a se lembrar até não o conseguir mais.
comentários(0)comente



thaeyzi 27/05/2024

Excelente livro ?
Li faz muito tempo e não me lembro direito mas é um bom livro que retrata o alzheimer e como ele afeta a todos que estão em contato com a doença, seja um portador ou um familiar de alguém que a tenha.
comentários(0)comente



Nyllaine 17/07/2024

Maravilhoso!
Acredito que me tornei, de alguma forma, uma pessoa mais compreensiva após ler este livro. Uma história de amor e compaixão pelo semelhante. ?
comentários(0)comente



Naty 10/09/2020

Uma lição de vida
Terminei esse livro com a sensação que cada segundo que temos nessa vida é muito mais precioso do que imaginamos. Acompanhar a história de Alice e toda a sua jornada lidando com todas as limitações graduais que a doença de Alzheimer vai lhe causando é emocionante, inspirador, feliz e triste ao mesmo tempo. Uma jornada preciosa que recomendo a todos trilhar junto com ela nessa leitura que com certeza te fará pensar e repensar sobre o que e a quem damos valor ou não.
comentários(0)comente



Carol 02/04/2020

Uma história emocionante, um livro que entrou pra minha lista de favoritos.
comentários(0)comente



575 encontrados | exibindo 106 a 121
8 | 9 | 10 | 11 | 12 | 13 | 14 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR