Para Sempre Alice

Para Sempre Alice Lisa Genova




Resenhas - Para Sempre Alice


575 encontrados | exibindo 121 a 136
9 | 10 | 11 | 12 | 13 | 14 | 15 |


Bru.knutz 25/05/2020

Ótimo!!
Amei e indiquei pra todas as minhas amigas!! Além de um ótimo livro também traz bastante conhecimento sobre Alzheimer, impacto psicológico/social para quem tem e também para a família. Recomendo!
comentários(0)comente



Gui 20/07/2023

Triste e muito tocante
O primeiro livro a me fazer chorar desde "Como eu era antes de você". É difícil e doloroso acompanhar as mudanças que ocorrem com a protagonista, refletidas muito bem na forma como a escrita tenta nos confundir com os lapsos de memória. As reflexões de Alice são essenciais também: acho que vou lembrar para sempre da comparação entre o tratamento que a sociedade dá aos "guerreiros" que sofrem de câncer e aos "malucos" que sofrem de Alzheimer. Pela primeira vez percebi que o mal de Alzheimer não afeta só o passado, mas o futuro de quem batalha com ele.
Mas de longe o mais tocante é ver a mudança pela qual a família passa. Ver quem era próximo se afastar e quem era distante se aproximar. Conversas sobre ela como se ela não estivesse presente. Planos que a excluem ou que se focam exclusivamente nela. Como alguém que ja lidou com 2 parentes com demência ou Alzheimer foi próximo demais da realidade para conter as lágrimas.
comentários(0)comente



Tatiana Patrícia 13/06/2020

Para sempre Alice
O que uma doença faz na vida de uma pessoa?
Muito triste saber que o Alzheimer ainda não tem cura.
Doença maldita que acaba com os sonhos do doente e afeta a família toda.
Só que já passou ou passa por isso, pra compreender de fato, como é destruidor ter algum familiar com a doença.
Livro muito bem escrito, narrado de uma forma que dá a impressão de estarmos presenciando os acontecimentos!
Livro pra nos questionarmos: como estamos vivendo? Estamos vivendo ou apenas existindo?
Pra quem tem alguém próximo com esse mal, como estamos o tratando? Como alguém que não precisa de mais nada, pq amanhã não se lembrará de mais nada mesmo, ou como um ser, q apesar de tudo ainda tem sentimentos, desejos e vontade?
Uma super lição de vida, con toda certeza!
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



taylany.rodrigues 09/07/2020

Maravilhoso!
Este livro me arrancou muitas lágrimas mas também me fez sentir muito amor. A temática dele é incrível é necessária. A autora escreveu a obra com maestria e de forma muito real.
Não tem defeitos.
Simplesmente incrível!
comentários(0)comente



Ennio 25/07/2020

Para sempre Alice
Comecei o Para sempre Alice em 2016 e no mesmo ano (lido apenas 1/5) dei uma pausa. Há alguns dias recomecei, sem presunção, a leitura do início, pois já não lembrava. Cheguei até a comentar que o mesmo livro pode ter, em ocasiões e tempos distintos, uma interpretação e aceitação igualmente diferentes.

Fato é que, recomecei, gostei, porém o enredo ainda não tinha me arrebatado. Nova pousa. Esta breve, ainda bem! Novo recomeço (ou novo começo, apenas? Mas já era o segundo recomenço! Fico com o primeiro rs). Desta vez houve um amor a terceira vista, e a leitura fluiu.

Alice foi me conquistando aos poucos, numa gradação. Ela, professora universitária titular de Harvard, bem-sucedida profissional e pessoalmente vê sua vida e rotina mudarem completamente, aos 50 anos, ao receber um diagnóstico de doença de Alzheimer de início precoce. Mudam a vida profissional e pessoal, sobretudo as relações familiares.

Além do óbvio das transformacões, comuns com a rápida progressão da doença - no caso relatado na obra -, o que me prendeu foi a forma como a autora fez a construção das personagens: a protagonista, Alice; a antagonista, a Alzheimer. E a coloco com destaque, porque de fato ela teve esse tratamento.

A mensagem maior que extraí foi a de que, embora haja um diagnóstico e prognóstico reservados, mesmo que o indivíduo tenha, por exemplo, uma doença neurodegenerativa progressiva que, a grosso modo, "dilua" sua memória, sua essencial nunca desaparecerá.

Ps: "A mãe a havia consolado, dizendo que não ficasse triste pelas borboletas, porque o simples fato de a vida delas ser curta não significava que fosse trágica".
comentários(0)comente



alinetiemi 27/02/2022

Emoção pura. Uma história linda e muito realista. Não tem como não se emocionar com Alice.
Uma doença tão triste que devasta uma vida e uma família.
Vivi um caso de Alzheimer na minha família, então ler esse livro me fez relembrar todos os momentos que enfrentamos juntos com o meu avô, hoje já falecido.
comentários(0)comente



Elaine.Cristine 17/12/2020

Interessante
Este livro é bastante necessário, pois mostra como uma pessoa e sua família são afetados quando o alzheimer começa a manifestar seus sinais. Nos faz refletir sobre a fragilidade humana e a importância de valorizar as pessoas e a saúde e ser resiliente no cuidado e atenção com as pessoas que sofrem com esse mau que infelizmente ainda não possui cura, apenas formas de "estacionar" ou "retardar" seus efeitos. Recomendo!
comentários(0)comente



Liv 20/07/2022

Alzheimer pode até parecer uma doença uma se esquece algumas coisas. Mas é muito mais do que isso,Alzheimer é uma doença onde se perde todas as coisas,desde as insignificantes até as mais importantes de sua vida. Uma doença que como um ladrão que invade sua casa a noite,não avisa nem negocia se vai levar tudo,um pouco,só o mais valioso ou o menos. Não só um ladrão,mas um sequestrador que te sequestra de si mesma,das pessoas que você ama e de quem você é. O título "Para sempre Alice" acredito que tenha a intenção de deixar claro que Alice não "era" inteligente, "era" boa mãe,"era" boa esposa. Ela continuou sendo o que ela sempre foi. Ela só se esqueceu. E parece que aos poucos até quem a amava também esqueceu tudo que ela é e passou a enxergá-la como tudo que ela esqueceu de ser.
comentários(0)comente



Heitor144 18/07/2022

Comovente
Uma leitura emocionante que eu recomendo a todos
Me fez pensar na brevidade da vida e das coisas como elas são.
Também me fez refletir a respeito da fragilidade humana e como vivemos indiferentes a isso
comentários(0)comente



Carolina.Silva 05/07/2022

Esse livro é um fidedigno retrato da continuidade da vida e que sobre ela não detemos controle algum. Alice, intelectual de justo renome foi acometida pelo Mal de Alzheimer. A mesma inteligência acima da média que a levou ao cargo de docente titular em Harvard não a impediu de desenvolver a doença, bem como, esta, resultante de uma mutação genética, não invalidou os anos de brilhantismo profissional e pessoal. Mas essas duas realidades, não igualmente bem vindas, se impuseram e fizeram parte de uma mesma existência.
Existência a sua que era profundamente ligada a de seus filhos e esposo e todos precisaram aprender, à sua própria maneira, a lidar com a doença em suas vidas.
Por fim, é linda a forma com que a autora desenvolve sua escrita em correspondência aos estágios de avanço da demência. ?
comentários(0)comente



Karla 14/06/2022

"Você está me perdendo. Eu estou me perdendo."
Esse livro me deixou em pedacinho, é um livro para reler várias vezes.
É triste, é melancólico, vemos uma mulher com uma vida perfeita perdendo a memória, isso seria tão mais doloroso que possamos imaginar. Seu marido não a dando o apoio necessário, a culpa de carregar os genes... culpa, é algo que ela mais sente.
Mas também ela culpa o seu pai por inúmeras coisas.
O desenvolvimento da relação da filha dela e ela é incrível, é lindo. Chorei muitas vezes nesse livro.
comentários(0)comente



Fe 25/03/2022

Resenha | “Para Sempre Alice”, de Lisa Genova
Esse livro estava em minha estante há um tempinho, pois estava me preparando psicologicamente para lê-lo, esperando o momento certo em que desfrutaria de uma história tão rica e intensa. E estava certa, não me arrependi em nenhum momento e agora venho indicar-lhes a leitura. Vale muito a pena!

O livro conta a história de Alice Howland – uma bem sucedida professora de psicologia em Harvard, casada com um brilhante cientista (John) e mãe de três lindos filhos (Anna, Tom e Lydia) – que se descobre, antes dos 50 anos, com o mal de Alzheimer de Instalação Precoce.

A história, então, mostra o drama que é, uma pessoa tão vívida e inteligente, descobrir que possui uma doença degenerativa e incurável, a aceitação e o auxilio do marido e o reflexo de tudo isso na vida de seus filhos (que carregam 50% de probabilidade de sofrer do mal de Alzheimer).

O mal de Alzheimer é uma doença que acomete cerca de 35,6 milhões de pessoas no mundo, em sua maioria com mais de 60 anos.

Para Sempre Alice aborda a temática de forma envolvente e inteligente. Você passa a viver tudo com a personagem, a angústia, os esquecimentos, a confusão e a desorientação que a doença proporciona e que vai, lentamente, tomando conta de sua vida, ao ponto de se perder dentro de sua própria casa e dentro de si mesma…

É triste, é trágico e é inspirador, tudo ao mesmo tempo. Assistir as tentativas da personagem de combater essa doença cruel, muitas vezes com humor e outras com toda força e determinação, foi intenso.

Eu me apaixonei do início ao fim pela história de Alice, e apesar de saber que trata-se de um livro de ficção, os dados estatísticos inseridos são reais e sutis, nos proporcionando conhecimento sobre a doença, seus sintomas, sobre o gene que pode causar a doença e sua hereditariedade, mas sem perder a sensibilidade.

Ao final da história, me senti muito próxima a Alice e pude sentir cada uma de suas perdas.

Leitura aprovada e mais que recomendada.

Leiam sobre as curiosidades que encontre sobre o livro no blog.

site: https://ateaultimapagina.wordpress.com/2017/03/20/para-sempre-alice/
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Turolinha 02/07/2021

Eu não tenho palavras pra descrever esse livro.
Apenas leiam.
Eu to só aquele meme "me destruiu, vou dar 5 estrelas"
comentários(0)comente



575 encontrados | exibindo 121 a 136
9 | 10 | 11 | 12 | 13 | 14 | 15 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR