onlyKaroline 15/09/2022Somos insignificantes e tá tudo bemAntes, um pequeno resumo: A humanidade já colonizou diversos planetas do Sistema Solar e com a ciência bastante avançada reconhecem um cometa - será mesmo? - vindo dos confins do universo direto para nosso Sol. Até aí não há nada de novo - quantas vezes isso não ocorreu ao longo dos vários séculos? - só que tem um pequeno detalhe, não tão pequeno assim... Rama é tão grande que tem potencial para destruir outro planeta, se tornar parte do nosso Sistema Solar e gerar ainda mais ameaça no tenue equilibrio cósmico ou, pior ainda, ser o primeiro contato de ~ alienígenas ~ com a humanidade. A nave mais próxima, com uma ótima tripulação mas não preparada pra um evento incrível deste, é enviada para avaliar a situação e então....
Gostei muito do começo do livro e a cada capítulo, cada novo mistério de Rama que era descoberto, me fazia gostar mais e mais. Chegou num ponto em que estava fazendo outras coisas e pensando no que os personagens fariam em seguida, no que Rama faria em seguida. Tive um pouco de dificuldade para visualizar o ambiente no começo mas com um pouco de esforço e uma imaginação bem maleável consegui aproveitar a façanha visual que era descrita.
Não sei como o autor, tão conhecido na ficção científica e que sempre trabalha muito bem seus livros, conseguiu superar minhas espectativas a cada capítulo. A forma como a história progrediu, os personagens, as questões científicas e também as diplomáticas, são tão bem escritos que chega a ser desconcertante - principalmente pra quem gosta de ficção científica que tá sempre esbarrando em livros com furos enormes na trama - e o final, que se aproveita muito da imaginação do leitor, é ainda melhor. Afinal, somos insignificantes e tá tudo bem.