Dois irmãos

Dois irmãos Milton Hatoum




Resenhas - Dois Irmãos


930 encontrados | exibindo 196 a 211
14 | 15 | 16 | 17 | 18 | 19 | 20 |


arthurbrandaom 10/03/2024

Surpreendente
O livro conta toda a história que involve os gêmeos Yaqub e Omar. O narrador personagem e desconhecido foi uma das partes mais interessantes para mim e sem dúvidas, o meu personagem favorito.

Eu esperava uma história de reviravolta e revelações, mas me pareceu algo simples, porém maravilhoso. Senti que eu lia uma biografia de uma família podre e que estava fadada ao desmoronamento...

Mesmo sentindo falta da explicação do trama da vida do narrador, adorei ler esse livro!!!
comentários(0)comente



Gabs 08/03/2024

Dois irmãos é um livro que o leitor ou ama ou odeia?
comparado a outros livros de escritores da época, a linguagem não é impossível, é razoavelmente ok de entender, só que os personagens ficam implicando tanto um com o outro, tem uns que parecem que vivem só pelo outro (e nem adianta falar que é amor de mãe, pq aquilo era exagerado)? chega a ser irritante o tanto que os personagens só brigam e não precisava de 40 pags so pra descrever que um irmão tem ciúmes do outro

-> livro fuvest
comentários(0)comente



confortoemlivros 07/03/2024

Dois irmãos
A história não me cativou, fiquei com tanto ranço da mãe e do caçula que a ótima escrita (na minha visão) não foi o suficiente.
comentários(0)comente



sfmnz_ 01/03/2024

Dois irmãos
o livro retrata a história dos gêmeos Omar e Yaqub, que, desde sempre se odiavam e tiveram um embate infinito. O livro apresenta também a família deles, mostrando cuidadosamente a relação de cada um na história e como todos se ligam.

Não esperava que fosse gostar tanto assim desse livro, mas gostei muito! Me prendi aos personagens e me irritei com alguns (Zana...), achei a história envolvente e cativante. Apesar de retratar a vida da família, a história é contada a partir de lembranças, de uma forma não tão cronológica. Há também o mistério sobre o narrador que só é revelado nos capítulos finais.
comentários(0)comente



Lau Pinheiro 01/03/2024

5° da fuvest!!
Comecei o livro cativadíssima, mas a cada página que passava parecia que estava lendo a mesma coisa repetidas vezes, e fui perdendo o gosto, e a personalidade dos personagens contribuiu ainda mais para q isso ocorresse. fuvest não me entenda mal, eu super compreendo a importância do livro, e inclusive já vejo algumas questões q passam abordar sobre o lustruoso rio negro ou alguma característica valiosa sobre manaus, e ainda sobre o contexto político da época, mas a questão do enredo não me agradou. a zana era uma chata, o halim um reclamão, o omar o mais idiota de todos, a rânia até que salvava e o yaqub era passivo até dms. o nael e a domingas foram incríveis e mostraram realmente características agradáveis.

spoiler: apesar de não ficar claro quem é o pai de nael, ao meu ver, sem dúvidas, é o babaca do omar.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



nataliagomestwd 26/02/2024

Uma joia nacional, eu já tinha lido a hq de dois irmãos, anos atrás quando foi lançado na rede Globo a minissérie que é maravilhosa também. Lembro que gostei muito da história, mas não me lembrava de muita coisa e ler o romance foi uma grata surpresa, só me fez admirar ainda mais a nossa literatura, é uma escrita poética, uma história envolvendo, você não sabe de tudo logo de cara, vai descobrindo aos poucos, se encantando, se revoltando, ficando curiosa... é como se o narrador estivesse sentado ao seu lado te contando as memórias dele, é uma delícia, te passa os cheiros e os sabores do norte do país misturado com o oriente médio.
comentários(0)comente



@eudeviaestarlendo 25/02/2024

Dois Irmãos, livro escrito pelo manauara Milton Hatoum, conta o drama de uma família libanesa que mora em Manaus. O narrador, filho da empregada, vai montando os cacos desta família como um quebra cabeça em busca da sua identidade.
A escrita visceral e apaixonada demonstra o amor materno exacerbado de Zana por apenas um dos gêmeos e isto separará para sempre os dois irmãos, o ódio entre os dois demolirá tudo ao seu redor. Omar e Yaqub, Inimigos dentro da mesma imagem.
A cada instante, durante a leitura, esperamos a grande catástrofe dessa família, que enfim chega.
comentários(0)comente



Karoline 25/02/2024

Grata surpresa. A leitura foi bem fluida e encontrei uma face de um Brasil que não é muito contada. Triste ver a empregada - que não tem nada de empregada -, as relações doentias e o rancor guardado por tantos anos. Uma pena que não descobrimos mais sobre o futuro dos que ficaram.
comentários(0)comente



laurabagatella 24/02/2024

Dois irmãos
Sei lá gente
não me cativou em nenhum momento
só li pq é obrigatório da fuvest ne
achei meio confuso o tempo nesse livro, mas nada q torne a leitura difícil
comentários(0)comente



JULIA 23/02/2024

Adoro o quão doentias são as relações e o quão verdadeiramente mostram a humanidade, cheia de problemas que não tem mocinhos mas simplesmente seres que acertam e erram e são movidos pelo egoísmo ódio amor e ganância. Halim vc sempre será lembrado
comentários(0)comente



David Ribeiro 23/02/2024

"Ruminando" ainda...
Mais uma vez impactado com a capacidade de contar histórias de Milton Hatoum. Nesta obra, o autor constrói personagens, verdadeiros e coerentes. Ele sabe como dar vida, delicadeza e profundidade a esses pobres e infelizes... Esse romance, cheio de reviravoltas, vingança, desamores e amores, se passa em uma Manaus pré-moderna e em crescimento, lar desses irmãos trágicos, que nos prende do início ao fim. Uma leitura maravilhosa, que mexe com nosso julgamento.
comentários(0)comente



heloisa61 22/02/2024

Dois irmãos
Gostei muito do livro!! Li pela FUVEST mesmo, mas achei a leitura muito fluida. Linguagem simples, interessante e bem estruturado

#teamyaqub
comentários(0)comente



Bia 19/02/2024

Sensível e surpreendente
Um livro que nos mostra a dura realidade de um Brasil em construção, numa cidade cheia ?futuro? como Manaus, passando por décadas promissoras até chegar o golpe de 64.
O drama familiar, principal enredo que se passa no meio disso tudo, toma proporções gigantescas, separando uma família e atingindo a vida daqueles que a rodeiam.
A história, contada pelo filho da indígena escravizada, que foi ?dada? à família pelo convento onde cresceu, acrescenta um toque de tristeza e sensibilidade ao relato.
Amei!
comentários(0)comente



Riri 18/02/2024

Simplesmente o melhor livro da lista da Fuvest
Já tinha lido uma vez e a minha segunda leitura foi TOTALMENTE diferente da primeira. Essa segunda, acabei em 1 noite o livro. Dá gosto ler as palavras belas de Milton Hatoum??
comentários(0)comente



930 encontrados | exibindo 196 a 211
14 | 15 | 16 | 17 | 18 | 19 | 20 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR