Dois irmãos

Dois irmãos Milton Hatoum




Resenhas - Dois Irmãos


932 encontrados | exibindo 601 a 616
41 | 42 | 43 | 44 | 45 | 46 | 47 |


Lorena 05/09/2021

Poderia ser apenas mais uma
Uma história de gêmeos que se odeiam desde sempre. Mas Hatoum descreve a decadência de uma família em paralelo à decadência de Manaus pós-ciclo da borracha.

A história na visão e nas palavras do narrador-personagem é deliciosa, detalhes e sentimentos contados na medida certa.

Como dito na obra: loucura da paixão e ambição calculada formam a essência da destruição das relações da família.

Carinho especial pela história e pela cruel universalidade do papel de Domingas...
comentários(0)comente



gabriela 04/09/2021

livro humanizado
Não é um dos melhores livros que eu já li mas superou as minhas espectativas. Fui descobrir o nome do narrador nas últimas páginas no livro, o que não afetou nem um pouco com o entendimento da obra. A história é contada em saltos cronológicos o que torna a leitura envolvente. Os capítulos grandes me mataram na hora de ler, mas o desenvolvimento dos personagens é amplamente cativante. A única pessoa em que eu gostei do livro foi o próprio narrador, talvez por ele está contando a história no seu ponto de vista, o que facilita a familiaridade com o mesmo.
comentários(0)comente



Lari 26/08/2021

Demorei para engatar no livro
Drama familiar e segredos ocultos. Demorei para engatar no livro. Deixei o livro de lado algumas vezes, não foi uma leitura que fluiu tanto, pelo menos não para mim, talvez não li num bom momento. O fato do narrador ser um terceiro que relata a história de personagens com quem não teve tanta convivência é uma forma de narrativa interessante, vai criando lacunas e o livro desenrola mais pro final, se arrastando um pouco no vai e volta do meio. O livro também tem idas e vindas, flashbacks.
comentários(0)comente



Gi 26/08/2021

Demorei bastante para terminar, mas a história em si eu achei muito boa, é tão envolvente q eu me senti como se estivesse lá, vendo tudo, a forma como é narrada, rica em detalhes, me fez sentir raiva, indignação, surpresa, nojo entre muitos outros sentimento derivados de um conto tão diferente, por assim dizer.
comentários(0)comente



Ashisskwks 23/08/2021

Personagens humanos
Definitivamente não é o melhor e mais envolvente livro que eu ja li, mas é uma historia interessante contada como uma grande fofoca com saltos cronológicos por um narrador personagem que só sabemos o nome quase no fim. Todos os personagens se encontram em uma área moralmente cinza, não sendo possível amar ou odiar 100? alguem, com excessão do narrador
comentários(0)comente



Naty 22/08/2021

Acho que boa parte dos problemas dessa família seriam resolvidos com diálogo
Mas a proposta de trazer como narrador, alguém que ao menos tempo está e não está na família foi genial
Não é uma leitura fácil, mas posso dizer que é bem interessante
Agora estou com vontade de conhecer Manaus...
comentários(0)comente



Coelhorb 21/08/2021

Livro muito bom.
Esse livro retrata a rivalidade de dois irmãos gêmeos desde a infância até a vida adulta. Os dramas da família. Como que cada um se desenvolveu e seguiu na vida. Creio que tenha virado uma série da Globo, mas eu não vi. O livro é fantástico. Eu Recomendo.
comentários(0)comente



k.j. 14/08/2021

dois irmãos, uma família dividida
dois irmãos não é uma história, em seu cerne, sobre a intriga fraterna dos tais gêmeos. na realidade, Milton Hatoum, narra a vida & morte de uma família, das suas desventuras, melancolias e, principalmente, a sua efemeridade, meio a uma solidão inerente a todos e cada um
comentários(0)comente



Komninakis 04/08/2021

Ler por obrigação é sempre muito chato, mas esse livro definitivamente superou as minhas espectativas
comentários(0)comente



Nando 17/07/2021

Uma obra-prima
A história envolve um drama familiar, mas isso não é o principal. O que me chamou atenção nesse livro foi a escrita, a linguagem usada. Uma escrita leve e uma linguagem que é fácil de ser decifrada. Hatoum, nos leva a uma viagem a Amazônia, conhecendo alguns pontos de Manaus e perceber que lá não é apenas florestas, mas já é um local bem desenvolvido que tem um grande valor nacional.
Essa história, apesar de ser fictícia, pode nos fazer lembrar algumas famílias, ou até mesmo parentes. Que tem seus problemas, e que as vezes, não conseguem se reconciliar e ficam com mágoas. E na história, esperamos que haja uma reconciliação entre os gêmeos e que o pai goste de seu filho como gosta do outro, e da mãe a mesma coisa, e até em momento que haja um pedido aceito de um irmão para com o outro.
Não espere por um clichê espere por algo maior, algo que vai além de uma briga entre gêmeos por uma garota. Apenas leia você não vai se arrepender.
comentários(0)comente



Marcelo217 15/07/2021

Drama familiar muito bem escrito
Já tinha ouvido maravilhas sobre esse livro e cheguei a assistir à série há muito tempo. Comecei a leitura sem expectativas, mas logo fui envolvido pela história.

O retrato da história de uma família tradicional do século XX e todas as suas problemáticas (e que problemáticas!). Todos os elementos comuns a família são retratados pelo narrador, filho da empregada, que se inclui na história conforme o seu desenrolar, o que eu achei genial. A família tinha tudo para viver em harmonia, mas o conflito entre os irmãos Yaqub e Omar fez, aos poucos, a família desmoronar.
Zana foi uma mãe que errou por amar e proteger demais, estragando completamente a vida do irmão caçula. O pai relapso, mas também amoroso, foram a combinação para a decadência da família. Também achei estranho uma leve insinuação ao incesto dos irmãos Rânia e Yaqub. Fiquei em dúvida se era realmente isso ou foi coisa da minha cabeça.

A escrita do autor é envolvente e muito completa, me proporcionou conhecer um pouco da cultura amazonense do século XX e também um pouco das tradições libanesas. Traços religiosos e também da serviência (e o abuso sexual) indígena comum da época. A contextualização da ditadura militar em Manaus foi também muito válida para elucidar as mudanças ocorridas com o tempo, tanto na família, quanto na cidade. Omar é um escroto e fiquei muito feliz com o final que ele teve, provavelmente faria o mesmo que Yaqub fez e o seu afastamento da família, ao meu ver, também foi compreensível.

Milton Hatoum merece a ovação que tem e no futuro espero ler os seus outros livros.


comentários(0)comente



Diogo 15/07/2021

Amor, angústia e ressentimento
Dois irmãos é um livro denso, fisicamente falando: é muita história, muita carga emocional para poucas páginas. Dois irmãos narra a história de uma família de descendência libanesa que mora em Manaus, e é contada pelo ponto de vista de um narrador cuja identidade vai se revelando no decorrer da história. A perspectiva do narrador se constrói a partir de diálogos com outras personagens, de forma que ele atua como confidente destas e, nesse sentido, se mostra também bastante observador. A história mostra uma família comum e que, como todas as outras, tem seus problemas, seus segredos e precisa lidar com as consequências das decisões que toma ao longo da vida. A história permeia questões delicadas como abandono, incesto, agressão e estupro. A narrativa, como é feita a partir de lembranças, não é estritamente cronológica. Os personagens são profundos e bem delineados e cada leitor vai fazer seu próprio julgamento de valor. Não é uma história feliz. É um livro que você termina com sensação de angústia.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



932 encontrados | exibindo 601 a 616
41 | 42 | 43 | 44 | 45 | 46 | 47 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR