Dois irmãos

Dois irmãos Milton Hatoum




Resenhas - Dois Irmãos


932 encontrados | exibindo 616 a 631
42 | 43 | 44 | 45 | 46 | 47 | 48 |


deartessagray 04/07/2021

Uma leitura que eu agradeço ao vestibular.
Nunca pensei que escreveria isso, um livro lido para vestibular que me encheu os olhos de tão bom. Primeira leitura obrigatória que eu realmente aproveitei de cabo ao rabo. Não importa a sua idade, tenho certeza que você vai se chocar e se apaixonar por esse enredo que Minton escreveu.

A história acontece na década de 1920 até 1970, com a apresentação de três gerações, pais, filhos e neto, em um contexto conturbado (queda da bolsa de Nova York, Segunda Guerra Mundial e Ditadura Militar) numa casa em Manaus.

A Casa me deu a impressão de ser um personagem, ela acorda, sente de acordo com os acontecimentos e emoções dos personagens presentes. Os protagonistas são incoerentes e odiáveis, fazem coisas imorais que não condizem com a norma cristã da época. Os dois irmãos são responsáveis por condenar aquela família? Ou a família foi encarregada de acabar com o próprio destino?

As tramas são enlaçadas e não há furo algum. Ele deixa óbvia as críticas ao golpe militar por meio de acontecimentos que afetam a vivência e expressão dos moradores da Cidade Flutuante. Confesso que me arrancou algumas lágrimas, esse livro deixa a mensagem de que nada sobrevive ao tempo, que tudo chega ao fim inevitável.
comentários(0)comente



Nado 30/06/2021

Romance brasileiro escrito por Milton Hatoum e considerado uma das melhores obras do gênero dos últimos anos do país, a qual venceu o Prêmio Jabuti 2001 de Melhor Romance. Ou seja, uma leitura praticamente necessária para todo amante da nossa rica literatura.
A trama central gira em torno da rivalidade dos irmãos gêmeos, Yakub e Omar, que desde muito cedo já mostram as suas diferenças. No enredo é mostrada a relação dos irmãos com os pais e uma aproximação controversa com a irmã. Todo esse drama familiar pode ter como esteio a preferência por um dos gêmeos pela mãe, que aos poucos desencadeia toda essa competição entre os dois e as suas consequências.
O filho da empregada é quem narra essa trama tentando juntar as partes do passado conturbado dessa família e assim, tentar descobrir qual dos homens dessa casa é o seu pai. O cenário da história é Manaus e todas as suas peculiaridades e belezas naturais.
Durante a leitura da obra eu senti como se tivesse acesso a uma obra dividida em dois extremos que vai de amor ao ódio, de paixão à vingança, de inocência à incesto e de Yakub a Omar. A diferença de personalidade e sentimento dos irmãos podem trazer uma grande reflexão ao leitor, sobre até onde o ódio pode nos levar e até onde a ausência do afeto familiar, assunto extremamente em alta no momento, podem trazer danos irreversíveis na vida da pessoa. Recomendo a leitura a todos que sentem a necessidade e o prazer de ler uma história bem amarrada, bem construída, e de quebra, conhecer mais um livro brasileiro que já é considerado um clássico e que tem a escrita magistral e peculiar de Milton Hatoum.
?Dois irmãos? já foi adaptado nas telas da TV Globo no ano de 2017.
Aline Michele 01/07/2021minha estante
Gostei!


Nado 01/07/2021minha estante
?




Bia 28/06/2021

''A esperança e a amargura... são parecidas.''

Drama familiar nacional pesado sobre identidade e relações.

Meu ponto favorito do livro foi a construção da personagem Domingas e tudo que ela representa.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
Katia Rodrigues 17/06/2021minha estante
"Relato de um certo oriente" tá na minha pilha de leituras há tempos. Lembrei dele na hora, pois envolve uma saga familiar, olha aí ?


Sarah 17/06/2021minha estante
Vou conferir! Muito obrigada, Katia! :)




JessMo - @livratario 17/06/2021

INTENSO, MARAVILHOSAMENTE ESCRITO E IMPOSSÍVEL DE LARGAR!
" ?Louca para ser livre?. Palavras mortas. Ninguém se liberta só com palavras. Ela ficou aqui na casa, sonhando com uma liberdade sempre adiada."

?
Surpreendendo um total de TODA A HUMANIDADE, eu simplesmente AMEI esse livro! E eu já estava amando no primeiro capítulo! Eu JAMAIS teria pegado esse livro para ler - Obrigada Selva!! - e fui sem expectativa nenhuma quando ele foi escolhido pela LC. Na verdade, como eu conhecia a série, eu imaginava que o ranço supremo que senti dos personagens iam minar a minha leitura.. E foi completamente o contrário! Os personagens causam MUITO ranço sim, mas Milton construiu uma história magnífica, que faz a gente ler querendo tragar o livro.

O livro permeia tramas incômodas - e eu acho que estou descobrindo que curto demais esse tipo de enredo - com todos os personagens! Impossível ler o livro e não ter vontade de dar pelo menos um soco em quase todo mundo ali! Nenhum deles consegue ter sentimentos saudáveis, obsessão, vingança, inveja tornam a família inteira um antro de toxidade, onde nenhum deles consegue sair realmente.
?
Um clássico nacional que me ganhou totalmente! Uma história familiar cheia de teias e nenhuma delas é muito bonita, mas que a gente não consegue largar quando começar a ler.


"Depois a vida foi dando voltas, foi me cercando, me acuando? A vida vai andando em linha reta, de repente dá uma cambalhota, a linha dá um nó sem ponta."
comentários(0)comente



Julliana 13/06/2021

Maravilhoso!
A leitura é envolvente, o livro é bem narrado, bem escrito, a é linguagem simples; magnífico de vrdd, em tudo!

Milton Hatoum é sem dúvidas um dos melhores escritores e mais geniais da literatura amazonense. Bela retratação da cidade de Manaus, minha capital do coração ??
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



@medusarm 05/06/2021

Um apanhado de emoções.
Adorei a história, a forma como é contada. A cultura e costumes da época, as tramas e preocupações da família naquele tempo.
Fiquei indignada, desconfiada, com raiva e pesar no seu desenrolar.
A história triste, que nao deixa de se encaixar na vida real. São escolhas e suas consequências.
comentários(0)comente



Camilla 04/06/2021

Atenção aos gatilhos
As miudezas da vida se tornam grandes nessa obra do Milton Hatoum. Cheguei nessa narrativa de paraquedas, já que não tinha lido a sinopse e não conhecia a profundeza dessa escrita.
O livro fala sobre uma família de Manaus e suas tensões diárias. A Zana é uma mãe superprotetora ao extremo, mas somente quando se trata do caçula de um dos seus filhos gêmeos, Yaqub e Omar são idênticos em praticamente tudo, menos na personalidade. Yaqub é calado, introspectivo e estudioso, enquanto Omar é espoleta, falastrão e dado a traquinagens maquiavélicas. Yaqub se sentia rejeitado por sua mãe, não em um ou outro momento de sua vida, mas em todos, já que a sua mãe declarava quase abertamente a sua preferência pelo filho caçula, que o leva a morar alguns anos no Líbano e sendo separado pela primeira vez do seu gêmeo e depois desse momento, eles nunca mais estiveram juntos novamente.
O livro é narrado por Nael, filho de Domingas, a empregada da casa que chegou a ser abusada por Omar, mas o livro não deixa claro quem é o pai do garoto, apenas mostra a forma majestosa como o rapaz narra as rivalidades e minúcias de uma família ajustada apenas na aparência.

Esse livro foi uma linda e agradável surpresa. Deixo como um dos favoritos, já que me surpreendeu positivamente, no entanto, não é uma leitura leve, fui colocada frente a frente com diversos gatilhos emocionais, dolorosos e cruéis, de uma sociedade esquecida, zombada e infeliz. Parabéns ao escritor.

Temas abordados: mudança no comércio, relacionamento incestuoso, estupro, assassinato, conflitos entre irmãos, tortura, força feminina, religiosidade, cultura, a importância dos estudos.
comentários(0)comente



Alice Raquel 30/05/2021

Li somente para um vestibular e não sei o que tirar dele. Costumo dizer que todos os livros acrescentam algo, mas esse não. Acho legal ser um livro sobre Manaus e tal. Para não dar spoilers prefiro dizer que não gostei e deixar na mão da pessoa decidir ler ou não. Manter sempre a mente aberta pelo fato de ser um livro antigo onde era tratado certas coisas com muita naturalidade, mas ler atualmente com a nossa concepção de certo e errado é somente: doentio.
comentários(0)comente



Caroline.Dantas 27/05/2021

Hatoum é simplesmente perfeito
O autor explora na obra conflitos familiares, mas uma das personagens mais interessantes para mim é a Domingas. Retrata muito os costumes de Manaus, a cultura de trazer meninas do interior para "ajudar" em casa e terminar os estudos na cidade. Essa prática infelizmente ainda é bem comum na cidade.
comentários(0)comente



luizfelipedds 22/05/2021

Drama familiar extremamente desconfortável, cheio de rancor e nada maniqueísta. Para além disso, um pedaço de história e cultura de uma região do Brasil que, pelo menos na visão de muitos aqui onde eu moro (Paraná), é bem esteriotipada. Eu esperava um romance que trabalhasse aquele conflito batido, mas que não deixa de ser interessante, do gêmeo bom versus o gêmeo malvado. No entanto, apesar de parecer que a obra vai caminhar pra esse desfecho em alguns momentos, Omar e Yaqub são dois personagens multifacetados, que dá pra amar, odiar e, acima de tudo, sentir pena. Apesar das diferentes estruturas narrativas e enfoques históricos, confesso que em alguns momentos o drama dessa família me lembrou um pouco o da família Compsom, do universo criado por Faulkner em O Som e a Fúria. Assim como na obra de Faulkner, pra mim o ponto de interesse enquanto leitor de Dois Irmãos não está no conflito dos irmãos, na relação incestuosa com a irmã, ou na mãe neurótica, mas sim na voz narrativa dos empregados, lá representados pelos negros, e aqui pela indígena, Domingas, e seu filho, o narrador da história. Somado aos dois, outro personagem interessantíssimo é o patriarca da família, Halim. Enfim, achei a obra no geral desconfortável e cansativa até um pouco mais da metade, o que não é necessariamente um defeito. Interessantíssima a parte que trata sobre a ditadura militar, que temos mania de relacionar sempre com o eixo sul/sudeste, quando na verdade afetou todo o país. Recomendo demais a leitura, livraço!
comentários(0)comente



Nina 11/05/2021

Muitooo bom
Impossível não se apaixonar pela escrita fluída e delicada do Milton Hatoum.
Sem contar as incríveis descrições que ele faz de Manaus, me senti como uma turista no meu próprio país.
Fico feliz por conhecer mais um escritor brasileiro e contemporâneo!!
comentários(0)comente



Vivi 11/05/2021

Dois Irmãos
Obra feita pelo grandioso Milton Hatoum, o qual tenho orgulho de dizer que pertence à mesma terra que eu, Manaus, nossa paris dos trópicos. Sendo assim a obra se passa aqui e o autor faz questão de exaltar a beleza da cidade e toda a sua cultura com magníficas palavras fazendo qualquer um se apaixonar pela terra e suas características únicas.

Pois bem, o livro retrata a história de dois gêmeos que vivem em uma disputa eterna para provar quem é o melhor, pode-se assim dizer. No decorrer da trajetória de ambos é notável a preferência que a mãe tem por aquele que nasceu por último, O caçula assim entitulado por Milton, e é esse amor exagerado que é responsável por todo o desenrolar da obra espetacular.

Mais uma vez ressalto que a todo momento o autor engrandece sua cultura, seja descrevendo a cidade com detalhes mínimos ou nos personagens, os descrevendo com palavras sensuais e típicas da região. Tudo isso com uma escrita encantadora que te prende do início ao fim.
comentários(0)comente



Marília 28/04/2021

Existem Limites Para Amar?
Pais que não estavam preparados para terem filhos acabam tendo dois filhos gêmeos e uma filha. Zana é uma mãe superprotetora, mas somente com o gêmeo mais novo e isso gera uma rivalidade entre os dois irmãos, o que pode acabar destruindo e desgastando a relação familiar de todos.
.

Trama familiar de tirar o fôlego, com intrigas e ódios mortais entre os personagens que nos fazem refletir sobre os limites que devem ser postos, afim de criar uma relação harmônica entre quem amamos. Os gêmeos, Omar e Yaqub, passam a história inteira em conflito e o leitor teme a todo momento que o pior possa acontecer.
O narrador explora momentos não cronológicos da intimidade dessa família; uma pessoa que sempre esteve presente, mas era quase que invisível.
Obra incrivelmente cheia de detalhes, onde é possível vislumbrar a sociedade manauara do século XX, como se estivéssemos presentes, além de trazer elementos da cultura libanesa para a história, o que contribui para a nossa imersão no mais íntimo dos personagens.

04/02/2021
comentários(0)comente



932 encontrados | exibindo 616 a 631
42 | 43 | 44 | 45 | 46 | 47 | 48 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR