Quando Nietzsche Chorou

Quando Nietzsche Chorou Irvin D. Yalom




Resenhas - Quando Nietzsche Chorou


476 encontrados | exibindo 271 a 286
19 | 20 | 21 | 22 | 23 | 24 | 25 |


Ozzy 13/04/2017

Nietzsche Analisado:
Eu li em um momento que estava fazendo análise com terapeuta freudiano.Eu não conhecia a biografia do Nietzche. Estou relendo agora e meu olhar é de que o filósofo deu grande contribuição a fundamentação da psicanálise, mas infelizmente não teve acesso a ela. O livro mostra como seria se Nietzsche fosse analisado. Com certeza ele tinha uma dissociação com o corpo que tanto criticava no cristianismo.
comentários(0)comente



jota 02/04/2017

"Torna-te quem tu és."
Como há mais de duzentas resenhas sobre o livro vou comentar apenas que apreciei bastante Quando Nietzsche Chorou e recomendo para quem se interessa pela história das ideias no Ocidente. Apesar de se tratar de ficção permite conhecer didaticamente as ideias básicas do filósofo alemão e também o papel desempenhado por Joseph Breuer e Sigmund Freud (os outros dois personagens centrais do livro) no início da revolução psicanalítica em Viena, com a publicação de Estudos Sobre a Histeria (1893-1895), obra fundamental para o desenvolvimento da psicanálise.

Lido entre 24/03 e 01/04/2017. Minha avaliação: 4,8.
comentários(0)comente



Nathalia.Azevedo 06/02/2017

Quando Nietzsche chorou e me surpreendeu.
Não vou negar, quando me indicaram esse livro e o comprei, fiquei com receio do que essa leitura me traria.
Mas, logo nos primeiros parágrafos a fascinação por ele começou a despertar. Não teve momento algum que se tornou cansativo ou monótono. Mas em todos os momentos, TODOS, foi incrível.
Trouxe-me reflexões da vida e interesse por livros de Nietzsche!

Bom, recomendo a leitura. Esteja de coração e mente abertos. E viva cada momento desse livro!

Boa leitura! ?
Graca.Pontes 17/02/2017minha estante
undefined




Edna 03/02/2017

A mente humana
A mente Humana
Quando Nietzsche chorou é uma obra rica em detalhes psicanalíticos, uma ficção com apliques de citações verídicas, através de cartas e narrações verídicas entre o Médico Josef Breuer, médico e fisiologista austríaco, cujas obras lançaram as bases da psicanálise, o Friedrich Wilhelm Nietzsche, filósofo, filólogo, crítico cultural, poeta e compositor alemão e Sigmund Freud, foi um médico neurologista criador da psicanálise, de família judia e nasceu na Áustria.
Os três fazem parte da obra como personagens principais e muitos outros que existiram na época de 1882 , assim como fatos da vida deles são citadas no livro, como Lou Salomé que marcou tão intenso e amorosamente a vida de Nietzsche.
Lou Salomé era uma pessoa nascida a frente de seu tempo, livre e independente e não se prendia à homem nenhum mas Nietzsche vai amargar muito com o final de um relacionamento que existiu só para ele.
Ao se ver em uma crise existencial e indicado por Salomé Nietzsche encontra o Dr Breuer e inicia um tratamento até então em fase experimental a psicanálise, onde o que se previa era um diagnóstico para a crise do desespero que acredita-se que o paciente estava vivendo, mas que por sua mente já tão intelectualmente trabalhada não aceitava ajuda, ele era solitário, tinha sintomas pscossomáticos, e seus livros sequer eram colocados á venda pelo Editor,mas com um intelecto digno de reverter a situação imposta pelo Médico Breuer que julgava estar no caminho certo ele estava sendo o beneficiado pois estva vivendo uma crise no casamento com Mathilde.
#trechodolivro ? A personalidade do conselheiro determina o enfoque de seu aconselhado? e ainda a citação de Nietzsche; ?As vezes, é pior para um filósofo ser compreendido do que mal compreendido?.
Eles encontram cada um a si mesmo, e jamais estiveram buscando ?Amigos? Demasiadamente humanos e a parte mais tocante o abraço nunca antes dado, e entre lágrimas .
Ler esse livro tão rico em detalhes psicanalítico e cheio de citações filosóficas foi uma experiência única e termina com a sensação de desde sempre o que se busca é o entendível da essência de cada um.
Terminar com uma citação: ?Viver com segurança é perigoso? e ouso complementar: Ser seguro demais corre-se o risco de não viver.
comentários(0)comente



Carla 06/01/2017

Um guia para Übermensch
Que livro, senhoras e senhoras, que livro para iniciar 2017! Tem certos autores que vão se aproximando de nós sem percebermos e, de repente, estamos apaixonados! Nietzsche está tendo esse efeito sobre mim. Confesso que ainda não li nenhum de suas obras, comecei suavemente: com filósofos, juristas e psicanalistas que utilizam-se de seus ensinamentos até me deparar, finalmente, com essa obra prima de Irvin D. Yalom. Hoje, portanto, me sinto amiga íntima de Fritz, quase uma discípula dele.
O livro de Yalom, utilizando-se de personalidades reais - e geniais -, mistura verdade e ficção para nos ensinar um pouco, ou melhor, muito, sobre filosofia e, principalmente, sobre o ser humano. Vivendo as angústias, aprendendo com os erros e percebendo os defeitos de pessoas tão geniais como Nietzsche, Josef Breuer e Sigmundo Freud, descobrimos que, no fim das contas, todos sofremos das mesmas dores, somos feitos da mesma matéria e estamos todos terrivelmente fadados a mesma morte infinita e solitária.
O que o livro tem de especial, então? Ele nos ensina a entender o que podemos fazer com essa vida que temos, com a verdade terrível e maravilhosa de que a nossa liberdade depende de nós mesmos a conquistarmos, e de que para sermos quem realmente somos precisamos de coragem.
Depois dessa leitura, enfim compreendo que, para 2017, não quero paz de espírito. Quero o desespero de lutar para me tornar quem eu sou.
Pra finalizar, uma citação (dentre as inúmeras maravilhosas citações que merecem ser lembradas):
"Você viveu sua vida? Ou foi vivido por ela? Escolheu-a? Ou ela escolheu você? Amou-a? ou a lamentou? Eis o que quero dizer quando perguntou se você consumiu sua vida. Você a esgotou?".
juliana.cunha 03/04/2017minha estante
undefined




west 18/09/2016

Livro a ser degustado
Excelente dramatização da vida desse gênio da filosofia. Através dos cenários e diálogos o autor desenvolve um ritmo de leitura onde ele aplica os pensamentos de Nietzsche tornando a leitura fácil. Nesta obra também fazem parte personagens importantes para o desenvolvimento humano como Freud e Vagner complementam a vida deste brilhante filósofo.
O filme pode ilustrar fielmente a obra.
comentários(0)comente



celialais 30/08/2016

Recomendo fortemente esse livro para aqueles que não têm preguiça de pensar e se instigam com conversas inteligentes e argumentos complexos e bem construídos! O autor supera as expectativas ao criar uma narrativa contínua que prende o leitor e desenvolve pensamentos complexos de grandes mentes reais em uma ficção de alta qualidade!
comentários(0)comente



matheusqueirozds 27/08/2016

Bom
Uma mistura curiosa de ficção com realidade. Vale a pena a leitura.
comentários(0)comente



Gisele.Maravieski 19/07/2016

Perfeito!
Considero esses um dos melhores livros da minha vida! Tema existencialista que envolve psicologia e muita filosofia. Daquele livros que nos fazem pensar por horas, e nos deixam órfãos quando termina.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Bruna.Santos 11/03/2016

Ótimo
Um livro especial. Narrativa leve com tramas que misturam a realidade e a ficção. Com a presença de nomes que contribuíram para o que conhecemos como Filosofia. Breuer, Nietzsche, Freud e Lou Salomé; personalidades que valem a pena ser conhecidos.
comentários(0)comente



Carla 05/12/2015

Um livro que passe o tempo que passar, você vai recordá-lo como se fosse ontem!
comentários(0)comente



Isaque 16/11/2015

Ficção envolvente baseada em alguns fatos reais com muito conteúdo
Um dos melhores livros que li. Relativamente comprido (407págs), este é um livro que apesar de ter um conteúdo que agrega muito, a leitura é simples e prende o leitor. Os diálogos entre Nietzsche e Breuer que este ultimo compara com partidas de xadrez, são incríveis! Quando vai se chegando próximo à metade do livro, ele fica ainda mais interessante com o decorrer dos fatos e o final passa por revira-voltas inesperadas. Acadêmico da área e estudioso de Nietzsche, o autor, contando com a orientação e contribuição de outros acadêmicos, escreveu essa ficção estrelada por Nietzsche, Freud e um médico austríaco chamado Breuer baseada em acontecimentos reais de suas vidas, onde expõe conceitos de amor fati, estudo do desespero, formação pessoal e motivações na vida. Recomendo muito.
comentários(0)comente



Niasi 21/09/2015

Leiam, vale a pena
Ganhei esse livro a muitos anos atras, e acabei lendo apenas agora.

Como é bom ser surpreendido por um livro fora de série!!!
Como é bom saber que ainda há pessoas com inteligência o suficiente não só para criarem e serem originais, mas também para o fazerem com tamanha graça e desenvoltura. Lembrem-se que o livro propõe o encontro de duas mentes aguçadíssimas, sendo uma delas uma das mais complexas que já existiram, mesmo assim a leitura é agradável e envolvente.

Leiam esse livro, ele é simplesmente fantástico.
comentários(0)comente



Ricardo 10/09/2015

Uma obra de primeira grandeza
O livro conta uma história ficcional sobre Josef Breuer e Nietzsche com pequenas participações de Freud. O drama se concentra nas tentativas de Josef Breuer em tratar a enxaqueca de causas emocionais de Nietzsche, o qual é extremamente fechado e refratário ao tratamento.
É muito interessante como as tentativas de Breuer e suas motivações são descritas no livro, bem como é muito interessante perceber o rumo inesperado que o tratamento toma. As conversas entre Breuer e Nietzsche trazem lições muito valiosas de como deveríamos encarar a vida e o mundo em que vivemos.
Embora a história se constitua em uma ficção, as motivações e muitos fatos relatados tem fundamentação real e com isso, além do entretenimento acabamos recebendo de graça e de uma maneira muito didática e interessante conhecimentos sobre o nascimento da psicanálise e sobre a filosofia e pontos de vista de Nietzsche sobre o mundo.
O autor constrói de maneira muito eficiente e objetiva os personagens do livro, nos passando a sensação de que os conhecemos de perto. Nem mesmos os personagens menos importantes são figuras que passam desapercebidas.
Excelente livro, ótima história, ótima fonte de conhecimento.
comentários(0)comente



476 encontrados | exibindo 271 a 286
19 | 20 | 21 | 22 | 23 | 24 | 25 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR