A Revolução dos Bichos

A Revolução dos Bichos George Orwell




Resenhas - A Revolução dos Bichos


17689 encontrados | exibindo 1786 a 1801
120 | 121 | 122 | 123 | 124 | 125 | 126 |


Ana 11/03/2021

A sociedade, só que na versão fazenda!
Eu gostei muito do livro, é divertido de ler e ver como a fazenda vai mudando ao decorrer da história, de como os animais remetem massas da sociedade, em que as vezes identificamos alguém que até conhecemos!
É um livro que não te deixa triste no final, mas sim, que te deixa pensando ou até ache engraçado, pq é divertido ver como o mundo é troncho e peba, é a frase de "rir pra não chorar", este livro nos mostra como a sociedade e moldada por uma minoria da sociedade e que nos encanta com mentiras.
Realmente é uma leitura importante pra cada vivente, pra perceber como somos enganados como os bichos da fazenda.
(Só queria dizer que o personagem que mais senti raiva dps dos porcos foi a cabra maricota o bixinha que me fez sentir ódio)
comentários(0)comente



Lici 10/03/2021

Um tiro doeria menos
Fiquei muito triste com essa história. Consegui associar tantas pessoas a Napoleão... É de se assustar!

Recomendo muito esse livro! A escrita é simples e envolvente, por horas fiquei pensando nos personagens, é de se partir a cabeça.

Li rápido, mas essa história ficará ruminando em minha mente por muito tempo...
comentários(0)comente



Tawai 10/03/2021

Ótimo livro
Adorei, aborda o surgimento do regime totalitário de forma bem leve e compreensível.
comentários(0)comente



Nicole Gonsales 30/05/2020

Muito bom!
Sempre tive vontade de ler esse livro mas tinha medo de não ser tudo aquilo que as pessoas falam, porém me surpreendeu vale muito a leitura.
comentários(0)comente



@apilhadathay 30/05/2020

Necessário na vida!
??Todos os bichos são iguais, mas alguns bichos são mais iguais que outros (p. 106) #resenhadathaygomez A Revolução dos Bichos (George Orwell, 1945)
.
?Na Granja do Solar, cansados da tirania humana, os bichos resolvem rebelar-se e tomam o lugar, expulsando os humanos que ali moravam. Seu objetivo? Formar uma sociedade mais igualitária, de contribuição mútua, uma utopia animal. Mas, se lembrarmos bem de Gregory Clayes, a utopia de uns é a distopia de outros. Sob o comando "Quatro pernas bom, duas pernas ruim", os animais começam a construir a vivência na nova "Granja dos Bichos", resumem as suas diretrizes em 7 Mandamentos, que deveriam ser seguidos por todos e todas, visando à harmonia política e social. Mas, "na prática, a teoria foi outra"! Antes do que se esperava, os bichos já se submetiam a novos Tiranos, os porcos, mais inteligentes, que resolveram usufruir dos bens proibidos aos demais e começaram a reescrever toda a história da Revolução, enganando os bichos mais ingênuos e banindo os esclarecidos rebelados.
.
?Humano bom é humano morto (p. 39)
.
?O livro NÃO é uma distopia, mas uma fábula com traços distópicos: regência tirânica, reformulação da sociedade, centralização de poder, a desarmonia social entre os membros do grupo, mas não opressão humana sobre outros homens, tecnologias...

?Entre os aspectos mais interessantes a se ressaltar na obra, estão as transformações discursivas que acompanham a mudança do equilíbrio social na Granja dos Bichos, posteriormente, rebatizada como GRANJA DO SOLAR, à medida que os porcos vão assumindo o poder sutilmente e modificando sua história, confundindo os demais habitantes do lugar. Um exemplo muito claro são as mudanças feitas nos 7 Mandamentos - que sempre tinham um novo adendo, permitindo certas coisas apenas a alguns. Ademais, as associações históricas com a ditadura stalinista!

?Todos os personagens são carismáticos, eu amo Sansão e Quitéria! Mas deixam-nos de coração aflito, desejando que elxs percebam o que está havendo e reajam. Vocês terão de ler aquele IMPACTANTE FINAL para saber se eles se libertaram de seus novos tiranos. Ah, a beleza dos clássicos... atemporais, catárticos, poderosos! ?
comentários(0)comente



@PamBooksPorto 21/11/2020

Leitura necessária
Leitura necessária para todos, acho que esse livro deveria ser obrigatório em todas as escolas. Gostei muito e fiquei muito puta com todas as situações, pois hoje em dia passamos por isso. Esse garganta da vontade de mandar pro espaço.
comentários(0)comente



ruhamao 16/08/2020

Incrivelmente genial!
Estou completamente fascinada com a genialidade de George Orwell. Uma obra publicada há 75 anos que ainda hoje pode ser associada ao contexto sociopolítico contemporâneo.
comentários(0)comente



Daniella Benevi 01/09/2009

Espetacular, um dos melhores livros que já li!!!!!Demostra com naturalidade como uma pessoa dotada de conhecimento pode manipular os demais !!!!!MARAVILHOSO.
comentários(0)comente



Isabella At Home 06/01/2021

Perfeitoo
li esse livro pra fazer um trabalho do colégio achando q ia ser um porre mais nossa ele é fantástico, faz uma crítica social do caralho e o jeito como os animais criaram e vivem na sociedade deles com as regras deles é genial
nino 06/01/2021minha estante
Leitura obrigatória


Isabella At Home 06/01/2021minha estante
total Nino, é o tipo de livro que a gente pode dizer que até molda caráter kkk todo mundo tinha que ler ele pelo menos jma vez na vida pq com certeza nao se arrependeria ??




Sandrinha 06/01/2021

Maravilhoso!
Todo mundo deveria ler!

Pense em um livro que vai fundo. É escrito em forma de fábula, mas ele tem milhões de interpretações e mesmo assim nenhuma consegue definir a perfeição dele! Eu amei!
Perfeito!! ????????? Um retrato da sociedade.
comentários(0)comente



tavaresclr 24/05/2021

Para refletir!
Como dito no posfácio, escrito por Christopher Hitchens, a obra reflete sobre aqueles que renunciam a liberdade em troca de promessas. A construção da história é incrivelmente bem feita, com um ritmo fluido e constante.

O livro nos convida a pensar acerca da política, que muitas vezes vende democracia até a ?página dois?, quando entra em conflito com os interesses de quem está no comando. É possível comparar com o Brasil de hoje, em que vivemos o resultado de uma promessa de ?nova política? que, aos poucos, desmoronou-se frente aos nossos olhos.

Me envolveu bastante!

Trecho: ?As criaturas de fora olhavam de um porco para um homem, de um homem para um porco e de um porco para um homem outra vez; mas já era impossível distinguir quem era homem, quem era porco?
comentários(0)comente



Emily 15/08/2020

Extremamente inteligente a forma que o autor escreve esse livro e faz alusão a ditadura stalinista. Arrasou muito e me surpreendi horrores, pois achava que não ia entender nada do livro.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Gabi Lopes 10/02/2021

Napoleão, Bolsonaro e a política de controle de massas
É interessante notar como muitas formas de dominação de massas usadas por Napoleão (personagem que representa um líder totalitário socialista), dentro da fábula se aproximam de várias políticas de dominação usadas atualmente pelo governo Bolsonaro, mesmo que tecnicamente esses dois governos se afastem completamente em ideologia.

Uma delas é as Fake News, que são amplamente utilizadas pelos porcos para manipular informações que chegam nos outros animais da fazenda. Também foram e são vistas sendo usadas pelos apoiadores do governo para dizimar seus opositores políticos, principalmente em época de eleição.

Outra comparação é a de que os governantes são transformados em ?mitos?, e possuem uma base de apoiadores que vão defende-lo independentemente da situação, e que repetem mantras que impedem que debates e discussões sejam criados sobre seus líderes, como as ovelhas que repetem durante toda a trama ?quatro pernas bom, duas pernas ruim?. Quantas vezes, na tentativa de debater sobre alguma proposta do governo Bolsonaro ou de fazer alguma crítica com um de seus apoiadores, não se ouve: ?mas e o PT? ?, ou ?vai pra Cuba! ?

Essas aproximações demonstram exatamente o que George Orwell quis apresentar nessa fábula: como o governo de Stalin na união soviética distorceu a ideia de uma civilização socialista, criando uma sociedade que muito mais se aproximava de um totalitarismo capitalista.

?Não restavam duvidas, agora, quanto ao que acontecera com o semblante dos porcos. As criaturas lá fora olhavam de porco para homem, de homem para porco, e de porco para homem novamente, mas era impossível distinguir quem era homem, quem era porco?
Maria Fernanda 10/02/2021minha estante
AMEI ESSA RESENHA


Gabi Lopes 10/02/2021minha estante
?? obrigada




17689 encontrados | exibindo 1786 a 1801
120 | 121 | 122 | 123 | 124 | 125 | 126 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR