spoiler visualizarLaura.Ribeiro 17/05/2021
Apesar de ser uma história curta, o livro dá aquele empurrãozinho para se refletir, principalmente no início. Eu achei que por ser bastante antigo a leitura seria maçante ou demorada, mas na verdade a leitura é super fluida e te prende muito, principalmente no começo.
Sobre a história, eu achei muito interessante, principalmente depois que descobri que é sobre uma revolução que realmente ocorreu na Rússia, no começo, achei meio estranho, tipo pra mim foi muito rápido a forma como eles expulsaram o Sr. Jones e também aquele papo sobre os porcos aprenderem a ler e a escrever, mas eu entendo que tem que levar em consideração que é como uma fábula. Aí quando o Floco de Neve começou a mudar as coisas - importante ressaltar também que cada animal tem sua própria identidade, não me confundi em nenhum minuto - a leitura ficou muito gostosa e começou todos os problemas enfim, tava ótimo, até o momento em que o moinho caí, tipo a partir dali parece que as coisas só se repetem e eu já tava cansada de passar raiva com o Napoleão (aliás, que perfeito o nome) e parecia que nada mais mudava, era só a mesma coisa de o Napoleão fazendo bosta, eles sabendo que tava errado mas não fazendo nada pra mudar isso, nossa eu tava ficando louca. Mas no geral, é uma história divertida e interessante, mas não acho que seja para qualquer um.
E sobre o final, triste, caramba é uma pena e dá tanta raiva, porque depois de tudo que eles passaram, eles estavam sentenciados a viver uma vida pior da que tinham antes, enquanto os porcos e cachorros viviam no luxo. Eles mereciam muito mais, e eu não consigo acreditar que aquele foi o fim, eu estava esperando tanto um final feliz, mas enfim, nem todas as histórias terminam como a gente quer.