A Revolução dos Bichos

A Revolução dos Bichos George Orwell




Resenhas - A Revolução dos Bichos


17689 encontrados | exibindo 1801 a 1816
121 | 122 | 123 | 124 | 125 | 126 | 127 |


Thibu 25/05/2020

Bem reflexivo
Excelente crítica social, vale muito a pena leitura, extremamente contemporânea
comentários(0)comente



Cláudia - @diariodeduasleitoras 02/02/2021

A revolução dos bichos
?Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que outros.?

Vocês já devem estar enjoados de ver fotos dessa obra. Mas a verdade é que li esse livro em novembro, antes do boom das editoras (nem sabia que a obra tinha caído em domínio público, por isso as trocentas novas edições), aí esperei passar algumas semanas para trazer minhas considerações. E, desde já.. recomendo a todos leitores, independente da idade.

O que vamos acompanhar nessa obra? A história de uma fazenda em que os animais percebem que estão trabalhando demais e recebendo poucos benefícios. Ou seja, eles se matam de trabalhar para a subsistência dos homens/donos da fazenda que, inclusive, por vezes os maltratam. Aí vem a revolta! O responsável por essa revolta é um porco ancião, que ao perceber que seu ?fim de vida está próximo? começa a reunião os outros animais para os convencer de que estariam muito melhores se pudessem trabalhar para si mesmos. Então, chega o dia da grande revolução, os animais expulsam os homens da fazenda e tomam a propriedade para si. Após a morte do porco ancião, outros porcos jovens resolvem que eles serão os líderes de todos os animais.

Ao longo da leitura, percebemos que àqueles porcos que lutavam por direitos igualitários, deixam o poder subir a cabeça; assim, passam a exigir tanto dos outros animais, senão mais que os homens anteriormente exigiam. Ou seja, os animais começam a trabalhar/produzir muito mais e receber de menos.

O que essa fábula na verdade nos diz é que aqueles que renunciam à liberdade em troca de promessas de segurança acabarão sem uma nem outra. Essa é uma lição que transcende o momento em que foi escrita.

Ano de publicação: 1945. A obra foi escrita logo após o período que o autor Éric Arthur Blair (George Orwell é seu pseudônimo) foi jornalista na Espanha, no período da guerra civil Espanhola. Ele viveu na pele os problemas que a população enfrentava no regime comunista.
comentários(0)comente



Jéssica Nogueira 12/12/2020

Indico
Gostei muito do livro, sua fabula retrata muito a realidade atual quanto a do passado. De uma maneira simples o autor consegue expor seu pensamento político a todos , pra que a maioria consiga entender.
Muito bom, so não são 5 estrelas pq li primeiro 1984 e gostei bem mais, tirou o efeito surpresa, já que eles tem uma tema principal igual, mesmo sendo apresentados de maneira diferente.
comentários(0)comente



Francinne 01/02/2021

Finalmente li um o livro do George Orwell e vim compartilhar minha experiência com vocês.
?A Revolução dos Bichos? é uma sátira que conta a história de uma Granja onde os animais que viviam lá não se agradavam com a forma como eram tratados pelos seus donos. A partir daí eles decidem fazer uma revolução colocando os humanos para fora da Granja e os animais começam a viver sozinhos com seus sete mandamentos criados. No início tudo ocorre bem, mas depois começam algumas divisões de opiniões na Granja.
Primeiro quero ressaltar que a narrativa de George foi totalmente perfeita, teve uma certa leveza mesmo se tratando de um livro com muitas críticas, terminei o livro muito rápido e gostei muito da leitura.
Esse livro foi escrito devido a Revolução Russa, ele trata de assuntos como política e poder, mas foi um livro que eu olhei mais a questão do poder por eu achar que o poder tem uma ligaçao direta com o ser humano e abrange muitos outros assuntos além de política. É um livro que recomendo de maneira geral pois é muito amplo de críticas.
Gostei muito, recomendo e estou ansiosa para a leitura de 1984!
comentários(0)comente



@mchka 16/05/2021

Mais atual impossível
Ao ler a revolução do bichos você começa a refletir e identificar a semelhança com o cotidiano, o que é triste e excruciante, porém, imensamente importante para não deixarmos de nos perguntarmos: Porcos ou humanos?
comentários(0)comente



Sarah 31/01/2021

Revolução dos bichos
Quatro pernas é bom, duas pernas é ruim.
A história é muito boa, e se a gente se colocar pra refletir, muitos ensinamentos podemos ter no hoje. Foi uma crítica a união soviética, eu não gostava muito de história, mas pesquisei mais a fundo.
Gostei muito ??
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



LaysSchwartz 19/02/2020

Rápido e direto
Um livro que eu consegui ler em 3 horas com pausas e não consegui largar até terminar!
Mesmo sendo um livro antigo, não recebi spoilers surpreendentemente e isso fez com que eu estivesse curiosa pra saber o rumo que tomaria a Granja e os animais que lá vivem.
Recomendado.
Heli Cabral 19/02/2020minha estante
Concordo com vc, excelente livro!!!
Super recomendado




Anderson.Hoch 26/02/2020

E a Revolução dos Bichos?
Esse livro era uma meta há um tempo. Um clássico que eu ouvia comentários mas nunca tive uma boa oportunidade. Até que o Desafio Livrada 2020 e sua categoria 11: um livro que já foi censurado e, uma sugestão de leitura da Biblioteca de Pinhais, livros com animais na capa. Enfim, foi um gatilho pra iniciar, mas a história nos leva, ao mesmo tempo, à diversão e reflexão. Além das questões históricas, políticas e sociais envolvidas e suas referências.
Leiam!
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Bartira.Prates 29/01/2021

um (talvez) sútil posicionamento político.
o autor acerta em cheio ao fazer uma alusão histórica impecável, utilizando elementos inimagináveis de tamanha conexão com a realidade. assim, durante a leitura desse livro do ano de 1945, nota-se vários aspectos muito condizentes com o presente, deixando bem claro o sucesso do autor em seu objetivo ao escrever a história.
Tiago.Boaventura 30/01/2021minha estante
Orwell era adepto ao socialismo. As críticas dele eram direcionadas mais ao socialismo que existia na época, leia-se stalinismo, do qual ele era um ferrenho opositor. Isso fica bem claro na obra 1984 que Orwell escreveu depois da Revolução dos Bichos.


Bartira.Prates 30/01/2021minha estante
quero muito ler


Tiago.Boaventura 30/01/2021minha estante
Ainda não li o revolução dos bichos mas o 1984 é daqueles tipo de livro que podem mudar o leitor. Eu recomendo que você leia o quanto antes, pois sinceramente não sei se esse livro continuará sendo liberado aqui no Brasil se as coisas continuarem tomando o rumo que estão tomando.


Bartira.Prates 30/01/2021minha estante
não ficaria surpresa, se algo desse tipo acontecer


Tiago.Boaventura 30/01/2021minha estante
Ultimamente nada mais tem me surpreendido!!




Bruna.Adenice 17/05/2021

Clássico atemporal
Simplesmente um clássico atemporal. "A Revolução dos Bichos" vai muito além de uma simples fábula. Traz uma mensagem de suma importância destacando as distinções entre as classes dominadoras e dominantes.

A situação dos animais nada mais é do que a metáfora da nossa vida, em que muitos detém o poder enquanto a grande maioria vive as minguas sustentando as classes abastadas.

A obra traz uma linguagem extremamente acessível mas não deixa de perder sua qualidade. É uma leitura pertinente, independentemente da época em que é lida.
comentários(0)comente



lucas 07/03/2020

A revolução dos bichos
Livro muito bom, a crítica dele é excelente, valeu muito a pena ter lido
comentários(0)comente



Mourão 19/05/2020

Animalismo
Na granja do solar que pertence ao senhor Jones, o porco Major tem um sonho e resolve contar aos outros animais do estábulo. No sonho, Major relembra a cantiga que a sua mãe costumava cantar para ele antes de dormir, a cantiga fala em terminar o tempo de servidão dos bichos, que o dia deles chegará e serão livres.
A cantiga contagia os outros animais e o porco discursa que a revolução dos bichos um dia acontecerá e que eles precisam estar preparados para aquela época, acreditando que a revolução funcionara e eles se libertaram dos humanos.
A revolução acontece e os animais assumem a granja, expulsando o senhor Jones e controlando as açoes no terreno, criando uma doutrina, instaurando um "Estado".
O livro excelente, tornando-se uma leitura obrigatória, mostrando aspectos politicos, sociais,idealizações de estilo de vida e poder.
comentários(0)comente



17689 encontrados | exibindo 1801 a 1816
121 | 122 | 123 | 124 | 125 | 126 | 127 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR