LivroAleatorio 19/05/2020
Uma denúncia do mito soviético e do abuso de poder
Tanto o livro como o posfácio e os apêndices são ótimos! Para mim o autor conseguiu fazer uma fábula extremamente forte, que escancara tanto as atrocidades ocorridas no regime de Stalin quanto em qualquer sistema baseado no autoritarismo e na exploração das classes por parte dos que detém o poder.
Disseram que esse livro já foi considerado uma arma antissocialista mas, esqueceram que o próprio George Orwell era socialista e que sua obra é a denúncia ao que causou um grande prejuízo ao movimento socialista.
Quando diz "todos os animais são iguais, mas alguns são mais iguais que outros" ele conversa com a fala do partido de que "os camponeses precisavam enriquecer, e que alguns deles iriam ficar mais ricos que os outros".
Choca e da tristeza ver a memória histórica dos animais apagada, o sofrimento do proletariado (representado no Sansão), os massacres, a perseguição, a fome, a escravidão, a manipulação dos dados, da verdade, a criação de mentiras para engrandecer o partido, o autoritarismo e o abuso de poder para obtenção de privilégios.
Vemos como tudo começa com o Major (que representa Marx) e que depois vai em direção a um caminho completamente distorcido, assim como a história mostrou (a teoria de Marx nunca foi implementaverda verdade.
Ainda como bônus temos a reflexão de Orwell em relação aos animais: percebi então que, se aqueles animais adquirissem consciência de sua força, não teríamos o menor poder sobre eles, e que os animais são explorados pelos homens de modo muito semelhante à maneira como o proletariado é explorado pelos ricos.