Li 24/10/2024Quando o mal está mais próximo do que imaginamosO clássico de Ira Levin conta a história de Rosemary Woodhouse, uma mulher jovem que se muda com o marido, Guy, para um edifício cercado por histórias sombrias. Céticos, Rosemary e Guy não dão ouvidos à mal fama do prédio e se encantam com seus vizinhos, logo fazendo amizade com muitos deles. A vida de Rosemary só ficaria ainda mais feliz se ela finalmente tivesse um bebê, mas o que a senhora Woodhouse está prestes a descobrir é que seu maior sonho pode se tornar seu pior pesadelo.
Esse foi o melhor livro de terror que eu já li. Ira Levin vai construindo aos poucos a atmosfera de horror que permeia as páginas de seu célebre livro. Com indícios aqui e ali, o autor dá um tom sombrio à obra, levando o leitor a ficar a espera de algo, esperando pelos horrores que irão destruir a harmônica e feliz vida de Rosemary.
A história é cheio de simbolismos que apontam discretamente (e às vezes não tão discretamente assim) para a trama diabólica se desenrolando na vida de Rosemary, como o icônico trecho "O bebê chutava como um demônio." que, caso você também já esteja familiarizado com esta história, sabe o quão verdadeiro era.
A leitura de O Bebê de Rosemary foi enlouquecedora. Eu tinha uma boa noção sobre o que estava acontecendo com Rosemary, já que sua história é um dos clássicos do terror, além das várias pistas que Levin deixa ao longo da leitura, e era enervante ver a personagem completamente alheia às maquinações que estavam sendo feitas ao seu redor.
Rosemary só queria ser mãe, mas seu sonho foi maculado por perversos planos. É de partir o coração ver o que aconteceu com o sonho puro de Rosemary, ver como ela acabou ficando refém do mal a sua volta, como ela apenas queria proteger seu filho, aquele que, ela acreditava, ser um ser puro e inocente.
O Bebê de Rosemary não é um clássico do terror à toa. A trama criada por Ira Levin é repleta de simbolismos e de uma atmosfera aterrorizante, que fazem o leitor temer por Rosemary, sabendo do mal que a espreitava, muito mais perto do que ela poderia sonhar.