spoiler visualizarleticia2185 17/12/2023
O Império Final
Que livro fantástico! Faz tempo que eu não via uma fantasia tão bem feita.
No começo era muito confuso, até mesmo para um livro de fantasia, mas ao decorrer do livro tudo vai fazendo sentido. Eu tive muito dificuldade em entender a magia aqui eu sempre ficava confusa quando os personagens usavam seus poderes, Inclusive terminei e continuei um pouco confusa. Na maioria dos livros de fantasia que eu leio eu tenho dificuldade em ler cenas de lutas, mas aqui é em outro nível. Eu basicamente não entendi nada e as cenas eram tão grandes que minha mente viaja muito, eu mal absorvia as palavras.
Enfim sobre os protagonistas:
A Vin é uma personagem que eu tenho sentimentos mistos. No final do livro eu senti um grande orgulho dela de como ela cresceu desde o começo, mas ao decorrer do livro eu me irritei com ela muitas vezes. Eu não conseguia entender como ela não entendia o quão importante era essa missão. Para uma pessoa que cresceu sendo uma Skaa e vivendo em gangues. Ela enquanto era desconfiada de todo mundo, ela era muito ingênua. Ela sabia que os Skaa foi escravizado por nobres por anos e mesmo assim ela vivia defendendo eles. me dava um odiooo. Eu entendi que ela é jovem e tava se apaixonando pela primeira vez, mas eu ficava irritava toda vez que ela citava o Elend. Tipo, você mal o conhece, Como assim você sente que ele é diferente de todos? Uma coisa que amei nela é que diferente de outras protagonistas, ela não tem medo do próprio poder e realmente tenta aprender a usá-lo ao invés de esperar que por algum milagre ela seja profissional. Enfim, no final eu fiquei em meio-termo entre amar e odiar a personagem.
O Kelsier é um dos melhores protagonistas que eu já vi. Ele me ganhou desde o começo. Gosto como ele não é aquele tipo herói que deixa a moralidade atrapalhar, ele faz coisas "ruins" quando é preciso, sem choramingar. É ótimo para mim que já comece o livro com ele, ciente dos seus poderes e sabendo usá-los. Toda a personalidade dele é incrível para mim. Teve momentos que eu o achei meio ingênuo, de como ele acreditava que tudo ia dar certo, mas isso foi até o final e que eu vi que ele tinha tudo planejado. Falando sobre o final, eu raramente choro com morte de personagem (principalmente se for em livro) mas com a morte do Kelsier eu chorei feito uma condenada e não queria acreditar de jeito nenhuma que ele tinha realmente morrido (eu inclusive ainda estou em choque) Enfim, eu amei o personagem.
Sobre os outros personagens: O Sazed é meu protegido para vida, eu realmente amei o personagem. Adorei a gangue, ri muito em várias situações que eles se juntavam e o Kelsier tava certo quando os escolheu. O Elend eu acho um personagem bom, porém meio sem sal. Acredito que ele tem um bom coração, mas achei meio sem sentido ele ser quem vai sentar no trono Sla ele é parece muito novo e ingênuo para isso.
O Senhor Soberano era um personagem tão interessante ao longo do livro que no final eu fiquei muito decepcionada. Eu esperava muito mais dele. Para um homem que governa a tanto tempo. Quando ele fez e já passou por várias rebeliões, várias tentativas de assassinato, eu achava ele fosse ser mais difícil de matar. Quando todo o mistério sobre ele foi relevado, eu achei muito anticlimatico. Eu sinceramente esperava mais.
Enfim estou ansiosa pelo próximo, estou muito interessada nesse mistério sobre as profundezas.