Silva 08/02/2023
Um início que faz jus à fama e ao hype
Sempre tive vontade de ler alguma saga do Brandon Sanderson, por serem sempre muito bem avaliadas, faladas e recomendadas e principalmente por serem no estilo que gosto, uma aventura com um sistema de magia com bastante informações. Estava ha uns meses com o 2o volume da saga na estante, que encontrei no sebo por um valor acessível e me mordendo de vontade de começar a ler, mesmo tendo muitos outros livros. Até que decidi jogar tudo pro alto e começar a ler Mistborn.
Acredito que foi uma das melhores decisões que já tomei em relação a livros, porque estou boquiaberto com a capacidade desse autor de conseguir fazer um livro inicial que seja maçante. Ele escreve de tal maneira que eu nem percebi o tempo e as páginas passarem, apenas fui devorando o livro e sempre querendo mais dessa história tão gostosa e cativante.
Os personagens que ele nos apresenta têm profundidade, não estão lá apenas por estar ou por alguma outra conveniência, eles são motivados por algo ou alguém e ao mesmk tempo têm duvidas sobre suas decisões e planos. O prêmio de melhor personagem, para mim, é do Kelsier, que simplesmente rouba todos os holofotes sempre que aparece, sendo um louco genial em tudo que faz. Vin não fica muito atrás não, sendo tão maravilhosa quanto ele, porém faltando aquele "quê" de planejamento que o Kelsier tem.
O livro todo é baseado em uma missão e os diversos passos que devem ser realizados para o sucesso dessa missão, e mesmo assim ele conseguiu escrever 600 páginas sobre e não ser cansativo.
As cenas de batalha são incríveis e são fáceis de entender uma vez que se compreende o sistema de magia e claro, passam uma ideia de que realmente é para poucos.
O grande antagonista é um mistério até perto do fim, mas não vou me aprofundar muito porque é spoiler e não quero estragar as teorias que as pessoas possam imaginar, mas ele é absurdamente poderoso, e faz total sentido ele ser, mas sinto que pra alguém tão poderoso, a resolução do conflito com ele foi muito "simples", apesar de ser só o 1o livro e ter muitas outras coisas mais perigosas, aposto.
Estou muito ansioso para o próximo, e é isto