Júnior 29/08/2021
Me surpreendeu
Já habituado com livros trazendo temáticas sombrias, fantasiosas e vampirescas, peguei o livro A Menina Mais Fria de Coldtown para ler com baixas expectativa e fui surpreendido de forma bastante positiva.
Holly Black trouxe uma forma bastante interessante e complexa de vampiros nesta história, vampiros não são bons ou ruins, vampiros nem ao menos tem uma definição exata neste livro, é tudo um mistério, é tudo muito sombrio e vamos descobrindo os detalhes deste mundo vasto juntamente com a protagonista Tana.
A escrita da autora é maravilhosa, é simples, direta e, ao mesmo tempo, tem um toque rebuscado que traz um ótimo nível de profundidade e detalhamento ao livro. A forma com ela descreve a cena, os personagens, as ações, as emoções são simplesmente encantadoras, a forma como ela nos coloca no corpo das pessoas que estão resfriadas, que ela descreve a necessidade de sangue deles é muito palpável e crível, colocando o leitor diretamente na pele dos personagens,
Aliás, os personagens são outro ponto bastante positivo da história. A protagonista é muito bem construída e desenvolvida, tendo uma personalidade bastante sólida e uma grande evolução ao longo da história, realmente aprendendo com os seus erros. Os personagens secundários também são muito bem desenvolvidos, absolutamente todos tem traços bem marcados de personalidade, suas particularidades, seus problemas e a autora costura eles na história muito bem, fechando todas as pontas soltas e justificando os momentos mais lentos e explicativos do livro. Gavriel é meu segundo personagem favorito, ficando atrás apenas de Tana. Gavriel tem uma personalidade ímpar, ele é realmente tudo o que falam dele: Insano, perturbado, assustador, monstruoso, mas a forma como ele se torna agradecido pela ajuda de Tana e outras pessoas, a forma como ele se importa e respeita Tana me fizeram apaixonar por ele.
O relacionamento de Gavriel e Tana é uma das melhores coisas do livro, a autora desenvolveu o romance dos dois de forma tão sutil e delicada que merece aplausos. Não há muitos momentos e cenas de romance entre os dois, o amor deles está nos detalhes. A preocupação mutua entre os dois, os atos de defesa, o carinho, os diálogos... enfim, se tornou um dos meus casais favoritos e eu fechei o livro com gostinho de "quero mais", simplesmente perfeitos.
Para terminar, ressalto as inúmeras facetas dessa história, há momentos de terror, há momentos de glamour, há momentos em que os vampiros são da alta classe e há momentos que os vampiros são monstros, nada é absolutamente previsível na história e o final, embora tenha um acontecimento em particular um tanto quanto questionável, é muito bom, suprindo todas as expectativas e com uma bela amarração da história.
Enfim, foi uma história que eu amei ler e um romance que deixou um gostinho de "quero mais. Mal posso esperar para ler mais coisas desta autora.