Iracema

Iracema José de Alencar
José de Alencar




Resenhas - Iracema


1437 encontrados | exibindo 16 a 31
2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 |


camila1856 27/10/2024

Iracema
Quanta melosidade e sofrimento nesse livro, meu deus
não é um livro ruim, pelo contrário, é bem elaborado e tem uma história linear, o que me deixou com raiva foram os personagens mesmo.
Mas é interessante ler e tentar identificar as características do romantismo na obra, ponto positivo para José de Alencar, escrita impecável e fácil de ler. Só não gostei muito pois não me apeguei a história, passei as páginas com dó da Iracema, pensando nela sozinha e deprimida.
comentários(0)comente



Lorena 27/10/2024

Riqueza cultural
O livro, escrito em 1875, narra a história da personagem indígena Iracema e as guerras relacionadas a sua tribo tabajara com a tribo dos pitiguaras (da qual seu amado Martim era aliado).
Mas, acima disso, é uma obra rica em abranger parte da história do nosso país, além de apresentar-nos muitas palavras de origem indígena que herdamos. É uma narrativa muito repleta de aspectos culturais.
comentários(0)comente



Lu 26/10/2024

Iracema ?????
Um livro com comparações maravilhosas entre a beleza de Iracema com a natureza. Recheado de amor materno, emoção e conflitos, José de Alencar construiu uma narrativa emocionante! Leiam !!
????????
Melissa1042 26/10/2024minha estante
amo ?




Iasmim122 24/10/2024

Li como recomendação para uma de minhas matéria favoritas (colonial dois
Um bom livro. Me falaram que a leitura seria difícil, mas achei que coincidiu com meu estado de espírito e gostei, foi uma leitura ok, não me forcei a entender as entre linhas do abstrato e oque bateu, bateu. O livro me deu bastante instigada e queria ler logo para ver oque acontecia, o final me surpreendeu, pensei que aconteceria de uma forma diferente.
comentários(0)comente



bebebeb 23/10/2024

Torrei meus neurônios tentando entender
Tive q ler os 10 primeiros capítulos 3 vezes pra pegar o ritmo
É um livro bem massante, e dei 2,5 pq minha experiência com ele não foi prazerosa. Foi mais um fardo q eu li pra me livrar mesmo.
A história é legal mas eu só entendi claramente o final. O começo não pq são muitas metáforas e? de verdade, torrei meus neurônios, me cansei mesmo
Nn leria dnv mas valeu a experiência
LaAs.Mileti 23/10/2024minha estante
Também não gostei, acho que tem outros clássicos da literatura bem mais fáceis e ler. Sem falar que embora eu entenda a ideia do autor é uma história super triste. Gosto naum




foolishbel 22/10/2024

Iracema
Eu nem sei o que falar sobre... eu começei lendo esse livro com muitas expectativas e nem todas elas foram cumpridas, mas não é um livro tão ruim kk sla só esperava mais
comentários(0)comente



Alvaro.Freitass 19/10/2024

As poucas pessoas que eu conheço q leram esse livro acham ele péssimo, mas me julguem, eu achei muito bom kkkk. É de um escritor cearense, tem uma linguagem bem compreensível pra um livro de 1865, tem uma história interessante, e essa edição em específico é boa porque tem várias notas de rodapé com a tradução dos termos indígenas. José de Alencar cita muitos lugares da minha região e do Ceará em geral (Maranguape, Pacatuba, Serra da Aratanha, Mucuripe, Messejana, Acaraú, Camocim...), e aproxima nosso tempo ao dele, retratando lugares do nosso convívio 159 anos atrás. Recomendo muito a leitura, principalmente pela bagagem cultural que ela agrega ao leitor
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



rmerrighi. 15/10/2024

Iracema
"Iracema" retrata a história de amor entre Iracema, a virgem dos lábios de mel, e Martim, um estrangeiro protetor da região. Não sou um grande fã de romances, o que de primeira me afasta um pouco da história, mas eu achei a analogia a colonização feita pela relação do casal bem interessante. É inegável o poder de narracao desse clássico, mas minha experiência com ele não foi a melhor possível. Achei a história promissora mas a linguagem é muitas vezes inútil e exagerada e a história um pouco arrastada, sobretudo nos conflitos entre as personagens e as tribos. O saldo é que é um bom livro, mas eu esperava mais dessa leitura.
comentários(0)comente



Glalalau 13/10/2024

Um clássico
Sem luz em casa porque a Enel não sabe fazer o trabalho dela e arregou depois de uma ventania em SP, peguei esse pra ler e passar o tempo. Dei 3,5/5 mas minha avaliação é muito fundada no fato de não ser as leituras do meu padrão, o tipo de escrita e muito diferente, os diálogos são extremamente poéticos e com vocabulário bem rebuscado, o que dificultou no começo.
Sendo um clássico e marcando grande importância na literatura brasileira, não posso, porém, discordar que as abordagens artísticas ao retratar o nascimento da miscigenação brasileira são muito bem elaborados, e achei muito interessante a forma que a história tem de apresentar aspectos da cultura dos Tabajaras e Potiguaras enquanto segue.
comentários(0)comente



gatoviski 12/10/2024

Iracema, a índia chata.
Escrito em 1865 por José de Alencar, Iracema é um romance que faz parte da literatura indianista brasileira, que tem como característica principal o índio heróico.
O romance indianista surge da necessidade de definir uma identidade nacional após a independência do Brasil. José de Alencar nos presenteia com três obras: O Guarani de 1857 ( Guarani significa guerreiro na língua guarani), Iracema de 1865 (A palavra Iracema é um anagrama de América), e Ubirajara de 1874 ( Ubirajara significa "Senhor da lança brilhante").
Iracema é um romance de difícil leitura pela quantidade de termos que vem do Tupi, e também pela diferença cultural entre o Brasil antigo e a nossa contemporaneidade. Pessoalmente, acho a personagem Iracema muito chata, acredito que José de Alencar tentou dar a ela uma personalidade poética e pura, porém ele criou uma protagonista rasa, cercada de uma importância fictícia.
Descrita como “ a virgem dos lábios de mel”, Iracema é uma índia que faz parte da tribo Tabajara. Um dia, ela conhece Martim, um português que a encontra depois de se perder em uma caçada, vindo da tribo inimiga dos Potiguaras. A índia é especial pois ela guarda consigo o segredo de Jurema (Jurema é uma bebida alucinógena). O embate entre as duas tribos rivais, o amor de Iracema por Martim, são os principais condutores do enredo.
José de Alencar foi um homem que escreveu muitas obras diferentes, então, mesmo não tendo gostado tanto desse livro, pretendo ler mais obras dele, afinal, qualquer artista que se dedicou tanto à missão de homenagear o brasileiro em suas disparidades, merece ser lido e celebrado.
comentários(0)comente



GabrielFreires 11/10/2024

O romance conta o amor de um homem branco, Martim Soares, pela índia Iracema, a virgem dos lábios de mel.

A índia Iracema representaria a natureza virgem e a inocência enquanto o colonizador Martim representa a cultura (europeia)

Se não fosse a linguagem formal, seria mais prazeroso de ler hehe Mas após ver alguns vídeos e sinopses entendo melhor a história e a tristeza que o meio do livro leva até seu final.
comentários(0)comente



leiladavitoria 09/10/2024

Iracema
Nossa, que escrita complicada. Me senti muito burra lendo. Cheia de termos desconhecidos pra mim e descrições exageradas. O romance não me pegou, senti ranço do início ao fim. Enfim, imagino os adolescentes no ensino médio tendo que ler esse livro.
comentários(0)comente



Mark 05/10/2024

Talvez seja ótimo, mas no momento não consegui mergulhar.
Eu considero que os clássicos nacionais são uma boa experiência para quem está realmente disposto a mergulhar na história e abraçar a mensagem que o autor quer nos comunicar.

Nesta obra em especial eu não tive uma boa experiência e confesso que perdi minha paciência em muitos momentos com a narrativa. Compreendo que o livro é um mergulho no estilo literário da época, e é justamente um estilo que eu até hoje ainda não consigo gostar.
comentários(0)comente



Renata.Thaina 04/10/2024

A virgem dos lábios de mel
é uma escrita bem complicadinha, mas gostei muito como josé de alencar descreve e faz comparações, uma linguagem belíssima.

a história me envolveu, apesar de no início ficar meio confuso com tantos nomes e palavras diferentes, achei bem interessante

fique chocada em alguns momentos, curiosa, confusa, em outros eu pensava ?iracema te valoriza mulher? kkk

mas vale a pena ler esse livro sim e ter uma visão da relação branco colonizador e indígena e do romance romântico da época
comentários(0)comente



1437 encontrados | exibindo 16 a 31
2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 |