Oliver- 10/08/2023
É MUITO BOM
Momentos durante a leitura ??
'Verdes mares bravios de minha terra natal, onde canta a jandaia nas frondes da carnaúba"
O amor de Iracema é como o vento dos areais; mata a flor das árvores "
E o que a história conta? ??
Diante de um amor improvável entre uma índia (Iracema) e um colonizador europeu (Martim), uma guerra é travada entre as tribos Tabajara e Pitiguara.
A primeira vez que li Iracema, foi quando eu tinha 12 anos, para fazer uma redação no colégio. E por mais que livros clássicos tendem a ser "tediosos" por possuir uma escrita muito formal, a criança se apaixonou pela prosa poética de Alencar. Lembro que a edição em que li possuía rodapés explicando as palavras mais complicadas e, claro, os diversos termos indígenas. E isso facilitou ainda mais aquela criança, que nunca havia lido um livro antes.
Mesmo eu sendo louco pela rainha do crime (Agatha Christie ), José de Alencar foi o primeiro autor que eu tive contato do mundo da Literatura. E Iracema foi o primeiro livro pelo qual me apaixonei. E agradeço DEMAIS a minha querida professora de redação (e amiga) por ter incentivado a leitura naquela época e apresentado esse livro que me marcou e muito.
Um romance maravilhoso, com suas poesias marcantes, sendo uma verdadeira epopeia. Não tem como não se apaixonar pela escrita de Alencar, pelos personagens marcantes, pela história envolvente e pela cultura indígena descrita aqui.