spoiler visualizarRitaeseuslivros 11/04/2023
Iracema
Esse clássico da literatura brasileira traz aos holofotes os povos originários potiguaras e tabajaras que eram grandes rivais.
De forma bem floreada como a primeira fase do romantismo pede, José de Alencar nos apresenta o romance entre Martins (português amigos dos potiguaras) e Iracema (filha do pajer da tribo tabajaras). Ela virgem dos mistérios da Jurema, aquele defensor das terras portuguesas.
O romance acontece enquanto potiguaras e tabajaras dispustam as terras que futuramente serão do estado do Ceará. O português chegou nas terras tabajaras por engano e se apaixonada pela linda Iracema que abandona sua oca para seguir o branco europeu.
Nessa vida simples de fugitiva, Iracema vive seu grande amor porém seu amado começa a sentir saudades de sua terra e ao olhar pra indígena, só se ver tristeza pois ele sabe que não poderá leva-la.
Conhecedora dos pensamentos mais íntimos de seu amado, Iracema está certa que, após o nascimento de seu filho, poderá deixar seu amado seguir em paz e voltar a ser feliz.
Para mim a história é bem água com açúcar entretanto, entendo o porquê de ter se tornado algo glorioso para época de sua publicação. A leitura é interessante para conhecermos algumas histórias/lendas indígenas.