ana júlia 15/06/2023
Iracema
?Iracema?, ícone do indianismo romântico e que conta a história de uma índia da tribo dos tabajaras, filha de Araquém, o velho pajé.
A obra de autoria de José de Alencar, narra o romance entre a índia Iracema, representante dos tabajaras, povo nativo, e o capitão português Martim.
A narrativa começa quando Martim se perde na mata, onde hoje, seria o Ceará. Iracema, personagem principal e a que dá nome à obra, assusta-se com a chegada do estranho em seu habitat e dispara uma flecha contra o mesmo. Ao ver que Martim não reagiu à agressão, a protagonista entende que feriu um inocente.
Sentindo-se arrependida e em busca de um tratado de paz, Iracema leva o estrangeiro para sua aldeia contando que seu pai lhe ajudaria à curá-lo. Chegando lá, a presença de Martim não agradou a todos, o primeiro a se sentir desconfortável foi o guerreiro tabajara, prometido à se casar com Iracema.
Durante a estadia de Martim na aldeia, Iracema e o mesmo se aproximaram muito, e eclode entre os dois uma grande atração.
Como consequência do envolvimento amoroso entre os dois, batalhas e mais batalhas ocorreram entre as tribos tabajaras e dos pitiguaras (aliados de Martim).
A índia quebra votos, o que significa a sua condenação de morte.
Martim também é perseguido pelo guerreiro tabajara e seus homens, que procuram vingança, e sua aliança com os pitiguaras piora a situação.
Apaixonados, Iracema e Martim decidem deixar a aldeia tabajara.
Quando os tabajaras percebem a fuga do casal, o guerreiro e o irmão de Iracema decidem liderar a busca.
Porém, acabaram encontrando a tribo pitiguara e uma sangrenta batalha à acompanha. A tribo tabajara perde a batalha após ferir Martim e Iracema sair em sua defesa, os ferindo gravemente.
O casal então, refugia-se em uma praia, onde Martim e Iracema constroem uma cabana. Iracema, passa muito tempo sozinha, enquanto Martim fiscalizava a costa de toda a praia. Isso faz com que Iracema pense que sua morte, para ele, seria uma libertação.
Não muito tempo depois, Iracema descobre-se grávida, mas o estrangeiro precisou defender a tribo pitiguara, que estava sob ataque. O que acaba resultando em Iracema dar à luz sozinha.
Martim chega a tempo de Iracema entregar-lhe seu filho e partir.
Martim, ainda desacreditado e inconsolável, decide enterrar sua amada embaixo de um coqueiro.