Iracema (eBook)

Iracema (eBook) José de Alencar
José de Alencar




Resenhas - Iracema


1437 encontrados | exibindo 406 a 421
28 | 29 | 30 | 31 | 32 | 33 | 34 |


Rafaela1002 28/03/2023

Iracema, Martim, Poti e Moacir
Relendo esse livro por causa da faculdade de Letras ( leitura obrigatória). Leitura difícil e lenta mas prazerosa. Enredo bem elaborado e que prende o leitor. Recomendo !
comentários(0)comente



letícia 27/03/2023

Bom
Li por causa da faculdade, estamos trabalhando indianismo. É uma leitura bem interessante e necessária. Vale a pena.
comentários(0)comente



melissalfr 26/03/2023

A virgem dos lábios de mel
É um livro bonito, mas confuso, interessante, mas um pouco chato.
Não há como negar que livros antigos acabam se tornando mais arrastados para pessoas da minha geração, com uma linguagem completamente diferente da que estamos acostumados (ainda mais em prosa poética) que fazem a leitura ser menos proveitosa.
A história de Iracema é bonita e triste. O livro me deixou dividida sobre o que pensar dele, assim como a nota que o avaliei.
Apesar de ter sido uma leitura feita por obrigação, não me arrependo de a ter feito, até porque a descrição da ambientação é apaixonante (viva ao Ceará).
No final de tudo, terminei um pouco confusa sobre certos acontecimentos e apegada a outros, trazendo a sensação de vazio emocional ao terminar um livro kshdiaksjakaka
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Mari 23/03/2023

Sobre o Ceará
Representa um momento histórico, é uma leitura importante, entretanto, não se deve esquecer do teor extremamente racista ao abordar a população indígena. Em muito momentos é indigesto, e não há rebuscamento ou estética literária que apaguem isso. Um ponto muito interessante para mim, que sou cearense, é ver na obra os nomes de cidades e regiões do Ceará, bem como nomes que hoje representam os bairros da cidade de Fortaleza. É importante para pensar o quanto a cultura linguística indígena está presente nas nossas vidas contemporaneamente, e mais que isso, pensar sobre a formação do estado do Ceará com a valorização da população indígena, viva, protagonista e com voz. Com sua cultura, religião e línguas respeitadas e representadas na esfera política!
comentários(0)comente



xoxo4ux 22/03/2023

Por ser um livro antigo, ele tem uma leitura meio difícil, mas é uma obra muito boa. Da pra aprender um pouco sobre a cultura desse povo. Como eu li por conta de um trabalho escolar fico em dúvida se devo recomenda-lo ou não.
comentários(0)comente



guirbs 22/03/2023

As vezes me pergunto o porquê de ainda insistir em ler livros que remetem à primeira fase do Romantismo brasileiro. Inegável que a escrita de José de Alencar é esplêndida e é realmente "um poema em prosa", como dizem muitos críticos e estudiosos. Só que, em níveis de entretenimento, não são obras tão agradáveis, devido ser lido mais levado a conhecer a contextualização histórica em que se foi escrito. Tem muito do nacionalismo, a idealização de indígenas como heróis, sentimentalismo exagerado (principalmente tratando paixão como amor) e hipersexualização da mulher indígena.

Sobre "Iracema" realmente o autor explorou tudo de uma forma muito bem feita, desde utilizar do contexto histórico do estado do Ceará até a utilização do dialeto e a cultura indígena de forma exemplar, apesar de no fim sempre acabar com a idealização do homem branco salvador, e mais triste é saber que o Martim é baseado em fato real.

"O primeiro cearense, ainda no berço, emigrava da terra da pátria". Nascido de uma violação e levado como "predestinação de uma nova raça". Esse é basicamente o nascimento de todo o Brasil.

No mais, Modernismo segue sendo a melhor fase da literatura clássica brasileira.
comentários(0)comente



duda 22/03/2023

Trauma desfeito
Amei revisitar esse meu trauma do ensino médio, agora com novos olhos. relevei a narrativa extremamente idealizada e encontrei uma escrita linda e poética.
comentários(0)comente



Belluci0 20/03/2023

Gostei
Achei o livro meio sem graça, li para uma apresentação na escola e não gostei muito, um dos primeiros clássicos brasileiros que leio, espero ter experiência melhores.
comentários(0)comente



aalliyah 18/03/2023

Existem motivos, sim. Vamos relevar? Então...
O livro é péssimo, não tem muito o que elogiar... Por mais que a escrita de Alencar seja fantástica.
Tudo nele remete a primeira geração do romantismo. Do salvador homem branco a sexualização da mulher indígena.
Iracema é a doce virgem dos lábios de mel, cujo "rouba" o coração de Martim, quem por sua vez, não tem nada além de uma paixão extremamente rasa, se é que da para chamar assim, pela beleza da indígena.
O livro, escrito na época do romantismo, é um claro exemplo sobre a visão do colonizar sobre o colonizado.
Iracema ser extremamente sexualizada, Martim ser o salvador, Poti se converter no fim do livro, o extremo nacionalismo e muitas outras coisas, são resultantes disso.
Iracema representa muito mais que uma pátria, a indígena, representa todas as mulheres as quais foram violadas por seus colonos.
Entretanto, não, não da para relevar. O livro é uma bomba.
comentários(0)comente



Thayssa 17/03/2023

Livro: Iracema - José de Alencar
Gostei de como ele se encaixa perfeitamente na primeira geração do romantismo.

O sentimento de nacionalismo, a exaltação da pátria, a sexualização feminina - especificamente as mulheres indígenas -, o morrer por amor.

No decorrer da história percebe que Martin não amava Iracema de verdade, ele apenas teve uma paixão por ela, resultante de sua beleza.
comentários(0)comente



Beatriz 17/03/2023

Um dos livros mais racistas que já li
Um dos piores livros clássicos que já li na minha vida. Tudo se resume em: salvar o homem branco. A cada vez que aparecia a palavra virgem eu tinha vontade de parar de ler. Não recomendo essa leitura.
comentários(0)comente



Luana.Sgarbi 16/03/2023

Sinceramente eu achei o livro extremamente chato, por ser um clássico do romantismo Alencar ressalta toda hora como Iracema é perfeita uma mulher ideal (isso me deu uma raiva, por isso não curto romantismo). De todo é um livro que acrescenta conhecimento sociocultural então é bom ler né
comentários(0)comente



Lore 15/03/2023

Eu já li livros piores, mas esse é ruim. É a visão pura e preconceituosa de colonizadores, tem muito a ideia de docilidade e inocência que parece uma burrice do povo indígena e nativo do Brasil. O romance é ruim, a pobre Iracema só sofre nessa nessa história.
comentários(0)comente



Thatiihs 15/03/2023

Por conta da escola
Li pra fazer uma prova subjetiva.
Interessante mas sinceramente, é bem chato. Juro, tem uma linguagem muito difícil pra quem não está acostumado com clássicos. Não gostei muito do final e achei o desenvolvimento do casal meio raso, sei lá. Com certeza um dos livros já feitos ?
comentários(0)comente



1437 encontrados | exibindo 406 a 421
28 | 29 | 30 | 31 | 32 | 33 | 34 |