Memórias de um sargento de milícias

Memórias de um sargento de milícias Manuel Antônio de Almeida




Resenhas - Memórias de um sargento de milícias


881 encontrados | exibindo 766 a 781
52 | 53 | 54 | 55 | 56 | 57 | 58 |


Thalita 14/08/2012

Escrito por Manuel Antônio de Almeida e publicado originalmente em 1852, Memórias de um sargento de milícias é um livro muito interessante de ser lido. Ao mesmo tempo em que a diversão com cenas hilárias do personagem principal Leonardo Pataca e seu filho Leonardo é garantida, descobre-se um Rio de Janeiro mais contemporâneo do que se imagina. Policiais corruptos representados pelo Major Vidigal, populares pelo compadre barbeiro e as suas vizinhas, preguiçosos por Leonardo, bandidinhos por Teotônio…
A historia se passa no Rio de Janeiro, durante a passagem de D. João VI. Costumes antigos da população são mencionados detalhadamente pelo escritor, Manuel faz criticas ao “mundo todo”, nem o padre que se envolve com uma cigana escapa !
O narrador, narra a história de um forma bem descomprometida fazendo assim, dar a impressão de que estamos lendo uma carta de um amigo, o que faz com que o livro não seje cansativo e chama a atenção dos leitores nesse aspecto. Apesar de ser um romantismo literário do século XIX, o livro não é de dificil entendimento só apenas em algumas expressões utilizadas que era de costume da época, mas em comparação com os demais livros já lidos, esse foi ótimo inclusive por isso.
Me diverti lendo, e na maioria das vezes até torcia para o danado do Leonardinho se livrar das confusões em que se metia.
No final ashei o rumo que Leonardinho tomou na vida interessantíssimo , não imaginava e creio que ninguem imaginava assim que é bom, nós leitores, sermos surpreendidos no final por que isso faz com que você se interesse pela leitura, (não imaginar o rumo final que o protagonista vai tomar).
O único ponto negativo que gostaria de ressaltar foi o término em geral do livro de todos os personagens foi meio avulso, fulano morreu, outro se casou enfim, disperso.
Recomendo este livro por ter me divertido bastante e me fazer refletir questões do tipo a dois séculos atraz as criticas feitas pelo autor, ainda permanece e isso passa pelos olhos da sociedade sem nenhum tipo de desconforto .
comentários(0)comente



Lary's 14/08/2012

Memórias de um sargento de milícia
Esse livro é um romance, e escrito como um folhetim, em vários capítulos.. A história se passava no Rio de Janeiro no século XIX.
Maria e Leonardo se conheceram em um navio aonde se apaixonaram. Eles casaram e tiveram um filho chamado Leonardo, que decorrer da historia é o Leonardinho, ele era muito arteiro, e adorava fazer farra, deixava a mãe dele Maria muito brava, pois ela não dava conta dele sozinha. Depois de um tempo Maria começou a trair Leonardo, e ele descobriu e deu uma surra nela. Maria acaba fugindo com seu amante para Portugal. Leonardo abandono seu filho.
Leonardinho foi criado pelo seu padrinho o barbeiro, que só queria seu bem, sua madrinha a parteira não passava um dia sem vê ele.
Leonardinho se apaixono varias vezes, ele era muito mulherengo.
Esse livro é bem legal, pois é muito fácil de entender, eu dedico a todos que gosta de um romance antigo. Não tenho o que critica.
comentários(0)comente



May 14/08/2012

Memórias de um Sargento de Milícias
O livro memórias de um sargento de milícias de Antônio de Almeida é um livro romântico que trata-se da história da vida de Leonardo, filho de Leonardo Pataca e Maria Da Hortaliça, o casal se conheceu em navio quando vinham de Portugal para o Brasil.
Quando Leonardo ainda era criança seus pais tiveram uma briga e com essa briga viu sua mãe saindo de casa, abandonando tudo e fugindo com outro homem para Portugal. Então seu pai também o abandona e vai viver com uma cigana que também o abandona. Leonardo vai morar com seu padrinho, que trabalhava de barbeiro e adorava Leonardo.
Todas esses acontecimentos na vida dele fez com que ele se tornasse um menino muito arteiro, que estava sempre fazendo estripulias e seu padrinho não corrigia. O maior sonho do padrinho era que Leonardo se tornasse padre, então ele leva o menino pra trabalhar na igreja mas Leonardo continuava a fazer estripulias. O tempo passa e Leonardo cresce, mas, não deixa de fazer bagunça, então, seu padrinho percebe que não daria certo ele ser padre que seu "talento" mesmo era vadiar.
O padrinho era muito amigo de uma senhora e ele ia frequentemente na casa dela e obrigava o afilhado a acompanhá-lo e ele não gostava de acompanhar seu padrinho, um dia acaba encontrando com a sobrinha da senhora, a Luisinha, no começo ele não gosta muito dela, mas depois se apaixona por Luisinha, então ele decide pedir ajuda pra parteira, sua madrinha, para pedir a mão da moça.
O padrinho de Leonardo falece e ele vai morar com o seu pai, mas ele não gostava muito da nova esposa dele então ele sai de casa mais uma vez e vai morar com seu amigo de infância, lá ele conhece Vidinha que faz com que ele esqueça Luisinha por um tempo. Leonardo foi trabalhar na dispensa da Casa Real mas acaba se envolvendo em confusaõ e é demitido. É preso pelo Major Vidigal que há um tempo já queria prende-lo, então sua madrinha decide recorrer a um amor do passado do major e faz com que Leonardo seja solto e se torne Sargento de Milícias.Durante esse tempo Luisinha se casa com José Manuel, mas logo fica viúva, Leonardo então retoma o namoro e se casa com sua amada.
Quando comecei a ler o livro não gostei muito da história, parei de ler o livro mas depois voltei a ler. No começo o livro é um tanto quanto cansativo mas conforme você vai lendo, vai querendo saber o resto da história pois sempre fica um suspense. Indico esse livro sim, apesar de no começo ser meio "chatinho" é só continuar a leitura que a história vai ficando interessante.
comentários(0)comente



sampaaroger 14/08/2012

M.D.U.S.D.M
Memórias de um Sargento de Milícias são narradas na terceira pessoa, romance de Manuel Antônio de Almeida, O leitor acompanha o crescimento do herói ou anti-herói com sua infância rica em travessuras, a adolescência com as primeiras ilusões de amor e de suas aventuras, e o adulto que logo vai criando responsabilidade, que essa idade exige, vai-se enquadrando na sociedade, o que culmina com o casamento.

Esse romance malandro vamos nos dizer , por que meio que não existe herói nessa historia todos ai são herói e vilão ao mesmo tempo , coisas que não se você em um romance hoje em dia , então acho que envolve o leitor a acompanhar a historia que é bem interessante.
comentários(0)comente



Bruna 14/08/2012

De uma infância conturbada à um futuro promissor
O livro "Memórias de um Sargento de Milícias", que foi escrito por pessoas anônimas através de folhetins e editado duas vezes por um pseudônimo de "O Brasileiro" e já no terceira edição por Manuel Antonio de Almeida, em 1863, foi um romance "diferente", naquela época, estavam acostumados a ver pessoas morrendo para "escapar" do amor não correspondido, já nesta história, não foi bem assim.
A história começa com a viagem de Leonardo-Pataca, de Portugal para o Brasil, e a garota por quem se apaixonara no navio, Maria-da-Hortaliça, onde tiveram um filho (Leonardinho). Batizam Leonardinho com uma parteira e com o barbeiro.
Certo dia, Leonardo Pataca fica indignado ao saber que está sendo traído pela mulher e por um sargento, e se revolta contar todos, bate na mulher, dá um ponta-pé em seu filho que para na barbearia, onde seu padrinho estava trabalhando. Maria se revolta e foge com o sargento pra Portugal e Leonardo abandona o filho (Leonardinho) com o padrinho (o barbeiro). Como cuidaria de Leonardinho a partir dali, ele queria o melhor para ele, queria que ele virasse padre, mas, com o passar dos anos viu que isso não seria possível. Já adolescente, Leonardinho era obrigado a acompanhar seu padrinho até a casa de D. Maria, onde conheceu Luisinha (que era feia e não tinha nada que chamava a atenção) e se apaixonou por ela. Ao passar do tempo, seu padrinho falece e ele vai morar com o pai, que estava casado com Chiquinha (filha de D. Maria que era tia de Luisinha e amiga do comadre e da compadre de Leonardo) e tinha um caso com a cigana (que tinha um caso com o padre). Leonardo Pataca proibi o filho de ver Luisinha (que com o passar do tempo, casa-se com José Manoel, um antigo rival de Leonrdinho), Leonardinho se revolta e foge de casa, encontra um amigo e conhece Vidinha, sua segunda paixão. Depois, ele começa a trabalhar numa casa real, onde dá "em cima" de uma mulher e ao marido dela saber, vai preso por Vidigal (era considerado um policial, uma autoridade). A madrinha de Leonardinho gostava muito de protege-lo e D. Maria também, e queria ver ele fora da cadeia. Pedem ajuda a uma antiga paixão de Vidigal, Maria Regalada, que oferece a sua mão em troca de libertação ao rapaz. Ele fora solto e no tempo em que Leonrdinho estava na cadeia, José Manuel havia falecido, deixando Luisinha viúva. Leonardinho se torna um homem "responsável" e se torna sargento de tropas, reata o namoro com Luisinha e pretende casar-se, mas precisaria de autorização para isso, pois seu cargo não permitira casar. Vidigal, então, cede a ele o cargo de Sargento de Milícias, onde enfim poderia casar com Luisinha e ser feliz.
Os pontos positivos são que os capítulos são pequenos, o livro não é chato, fácil de se entender e a cada capítulo que passa, prende a atenção do leitor.
Os pontos negativos são os nomes. Muitas vezes confundi "Leonardo Pataca com o Leonardinho".
Gostei deste livro, além da confusão de nomes, o livro pelo menos teve um final feliz, não é cansativo de ler.
Um romance de forma diferente, onde o "malandro" se dá bem no final.
Recomendo a leitura e espero que está resenha tenha os deixado empolgados para ler o livro.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Chicao 14/08/2012

Memórias de Um Sargento de Milícias Manuel Antônio de Almeida
A história se passa no começo do século XIX, ocasião em que a família real, vem para o Brasil. Por isso, o romance tem início com a expressão “Era no tempo do rei”, referindo-se ao rei português dom João VI. A obra conta as aventuras de Leonardo, filho dos portugueses Leonardo Pataca e Maria da Hortaliça. Nisso os pais dele não o criariam, e Leonardo fica com seu padrinho, que era conhecido como barbeiro e com sua madrinha que era uma Parteira.
Leonardo desde cedo se encrencava, Parecia até um Malandrão. E logo cedo se apaixona por Luisinha.
Depois de tudo isso que acontecia, Leonardo é preso pelo Major Vidigal, e ele se envolve por diversos problemas, mas acaba sargento de milícias. Quando Luisinha reaproxima-se da moça. Os dois casam-se e Leonardo é reabilitado.
Depois de ter lido esse livro eu recomendo, para todos que gostam de ler mais é difícil encontrar uma pessoas que tenham paciência, porque no logo no inicio é chato, Mais vale apena ler! ‘RECOMENDO’
comentários(0)comente



Afonso 14/08/2012

Memórias de um Sargento de Milícias
O livro Memórias de um Sargento de Milícias foi uma inovação do autor pois na época os autores escreviam livro com aquelas coisas de "certo" ou "errado","bem" ou "mal", e também pelo o jeito que foi publicado a historia, que foi feita em folhetins.
A historia é de um menino que teve seus pai separados após uma traição, foi criado pelo seu tio um barbeiro, Leonardinho sempre foi uma pessoa muito rebelde, não gostava de estudar, cabulava aulas para ir a igreja com seu amigo Tomas.
Depois de visitar a casa de D.Maria Leonardinho se apaixonou pela sua sobrinha Luisinha que se casou com José Manoel. Depois de um tempo José morre e Luisinha casa-se com Leonrdinho.
Pode se dizer que Memórias de um Sargento de Milícias é um bom livro cheio de romances e com uma boa historia .
comentários(0)comente



Gabi 14/08/2012

resenha- Memórias de um sargento de Milícias
O romance de Manuel Antônio de Almeida, “Memórias de um Sargento de Milícias” foi primeiramente publicado em folhetins em um jornal do Rio de Janeiro. Esse romance merece destaque na história da literatura brasileira, o livro se distancia muito dos modelos românticos que prevaleciam na época de sua publicação, o relacionamento amoroso não é idealizado. O autor se vale de um estilo objetivo e realista, e cômico.

O livro conta a historia de Leonardo o futuro sargento de milícias, filho de pais separados: Leonardo Pataca e de Maria da Hortaliça. Seus pais , imigrantes portugueses, conheceram-se a bordo do barco que os trouxe ao Brasil no tempo do rei, depois de uma pisadela no pé direito e de um beliscão.
Leonardo abandonado, foi criado por seu padrinho barbeiro, sendo uma peste tanto criança quando mais velho, decepcionou seu padrinho em tudo, não queria estudar nem freqüenta a igreja.
Na casa de D. Maria, Leonardo conhece Luisinha, por quem se apaixona. Lusinha se casa com José Manoel um espertalhão...

Esse clássico é incrível. O livro é um romance cômico, o autor descreve a historia como se estive-se contando para um amigo. Fazendo com que nós leitores fôssemos parte da historia..
comentários(0)comente



Lary 14/08/2012

Folhetins e Ousad ia
Memorias de um Sargento de Milicias, se caracteriza como obra de transição, mesmo tendo corrido num tempo distante as situações que parecem férteis no cotidiano atual. O livro revela, a historia de vida de Leonardinho, um malandro carioca. Mas vamos recomeçar pelo começo de sua vida,seu pai Leonardo Pataca, que durante a viagem de navio ao Rio de Janeiro se apaixona por Maria da Hortaliça ,e inconsequentemente ela fica gravida e Leonardo Pataca, decide se casar, e morar juntos. No seu casamento foram escolhido como madrinha e padrinho, a parteira D. Maria e o seu barbeiro. Ao passar do tempo, Leonardinho cresce, e teu pai descobre que sua esposa ó traiu, com isso o garoto confuso e sem mãe, foi morar com o tio e a comadre. Leonardinho se torna um homem, e conhece Luisinha, por quem se apaixona...O jovem travesso foi preso por Major Vidigal em suas confusões. E Leonardo Pataca ?
Bom, ele se casou novamente com Chiquinha, filha da comadre. Depois de um tempo Leonardinho reencontra Vidinha, amiga de infância. Com quem teve uma relação que não durou muito tempo, por ele se relacionar com uma mulher casada, e um dos motivos para ele perder o trabalho que havia conseguido. Enfim depois de caso e descaso, Leonardinho reencontra Luisinha com quem seu coração se apaixonou a primeira vista, e se decide casar, mas como ele se tornou Sargento da Cia dos Granadeiros seu cargo não permite o casamento. Mas á pedidos da comadre e uma boa conversa com Major Vidigal, Leonardinho foi rebaixado para ''Sargento das Milicias'' com quem se casou fardado na igreja da Sé, de luto por Leonardo Pataca.
Essa obra foi publicada em folhetins, e por isso o autor deve criar um certo suspense na historia, para, que o leitor continuasse á ler. A narração se caracteriza-se por trazer ao leitor, muito próximo ao dia-a-dia dos personagens. Manuel Antonio de Almeida, teve uma leve ousadia em brincar com o romantismo, apesar dessa obra fazer parte, ela faz uma critica muito grande á esse movimento. Aos amantes do Romantismo, a obra de Manuel Antonio deve ser lida, pois é uma leitura relaxante e curiosa.

comentários(0)comente



Fred Castellamm 13/08/2012

Memórias de um Sargento de Mílicias
Memórias de Um Sargento de Milícias de Manoel de Almeida é um livro crítico , por ter um protagonista considerado um anti-herói , e de acordo com a leitura , explícita várias ações que podem ser consideradas um absurdo , e até em cima da lei.A História fala sobre Leonardinho , filho de Leonardo Pataca e Maria Hortaliça , que ao passar de seu crescimento sempre criou confusões.Deus que houve o Nascimento d Leonardinho , Maria Hortaliça mãe de Leonardinho começa a msotrar outras reações , como por exemplo , ficar mais agressiva e não ter mais paciência , a partir de então , Leonardinho foi morar com o Padrinho , e volta a morar com seu pai novamente após a morte de seu padrinho.Sempre Criando confusões e trazendo prejuízos , Major Vidigal sempre fazia-lhe pagar penitênciária, e Maria Regalada sempre se arriscando , fazendo favor em troca de nada , para ver o melhor de Leonardinho.
O livro escrito por Manoel de Almeida tem por espaço utilizado na História no Rio de Janeiro e de acordo com a leitura se observa muita ironia , humor e bastante dialogo , e o autor contrapõe isto muito usando os tempos do passado.O Livro além de ter sua História mUita Critica , pois tem um Anti-herói como protagonista e por criar inumeras confusões, além de prejudicar o povo para um bem próprio. Segundo a leitura , o livro prende a atenção até em meio livro , pois tem muitas palavras dificieis , enquanto a história não possui seu fim , vai gerando um filme em sua cabeça , e nas demais divergências o livro é interessante e faz com que discutimos após a leitura
comentários(0)comente



Kaah 13/08/2012

Memorias de um sargento de Milícias escrito por Manuel Antônio de almeida , um romance com desavenças do romantismo , se passa no estado do Rio de Janeiro no período de 1808 e 1821. Conta a historia de Maria e Leonardo que se conhecem em um navio se apaixonam cansam-se e tem um filho chamado leonardinho , com passar do tempo Leonardo descobriu que Maria estava traindo e deu uma sura nela , a mesma fugiu com o capitão de um navio e Leonardo foi embora de casa abandonando o filho , esse por sua vez ficou com seu padrinho que sempre o incentivava , e ensinou ele a ler com intuído de torna-lo padre , sal madrinha ia visita-los as vezes. Leonardo conhece um menino que e torna-se amigo, vira coroinha e entra pra igreja onde é expulso por bagunças demais . Seu padrinho e ele começam a visitar mais D. Maria que por sua vez tem uma sobrinha chamada Lusinha na qual Leonardo se apaixona. Passado um tempo o padrinho de Leonardo morre, e então ele vai morar com seu pai ( Leonardo que se apaixonará por uma cigana ) , porem leonardinho não se dava bem com a madrasta , brigou muitas vezes com ela . Leonardo saiu de casa e foi andar com tomas encontram a vidinha uma mulata que despertou a paixão nele, ai foram então morar na casa dela onde haviam 2 senhoras irmãs uma era mãe de três moças e outra, mãe de três rapazes . Um dos primos armaram para ele ( Leonardo) que foi preso pelo major mais antes de chegar na cadeia fugiu sua madrinha então arrumou um emprego para ele na casa real mais o mesmo foi despedido por se aproximar de uma das mulheres dos homens da casa . Leonardo se sentiu traído por Teotônio e armou contra ele só que não deu certo , ai ele foi preso , foi então que a madrinha foi a procura de Maria regalada , seu primeiro amor , que convence o major a soltar Leonardo com a “punição “ de ir morar com ele .
Luisinha então fica viúva e no dia do enterro de Jose Manoel Leonardo se torna um sargento , Leonardo voltou a frequentar a casa de D. Maria e o sentimento por lusinha voltou novamente , iriam se casar mais o posto de sargento o impedia , foram pedir ajuda ao Vidigal que o tornou um sargento de milícias oque permitia o casamento , casou então com Luisinha e depois de algum tempo seu Pai e D. Maria morreram .
comentários(0)comente



Luci 13/08/2012

"Era no tempo do rei"
Assim se inicia o romance Memorias de um sargento de milicias, que tem como personagem principal um homem completamente diferente dos heróis românticos, Leonardo considerado como anti - herói. já na sua infância, era muito arteiro, atormentava a vizinhança com seu choro e destruía tudo que lhe vinha pela frente, foi abandonado pela mãe que fugira com um capitão para Portugal e também pelo pai felizmente Leonardo tinha seu padrinho que acreditava nele.Já deve de se esperar que sendo uma criança assim na adolescência e na fase adulta não seria la muito diferente.
D. Maria, tia e tutora de Luisinha consegue arranjar um casamento para a sobrinha com Leonardo, Luisina foi o primeiro amor de Leonardo apensar de não ser muito bonita porém eles não chegam a se casar porque d. Maria muda de ideia e decide que Luisinha ira se casar com José Manuel que lhe daria um futuro melhor do que Leonardinho, assim Jose Manuel s torna inimigo de Leonardo. Depois disso muitas coisas aconteceram na vida de Leonardo, ele é preso pelo Vidigal e logo apos solto, pela ajuda de Maria Regalada suposta amante e o grande amor do Vidigal, também devido a Maria Regalada Leonardo se torna um sargento de milicias, Leonardo também conhece novos amores um deles é a muata vidinha.Porém para a surpresa de Leonardo logo depois J. Manuel morrera, vidinha ficou chocada mas seu único amor era Leonardino.
Conclusão feliz, é assim que termina o ultimo capitulo do livro, mas não foi tão fácil assim Leonardo não podia se casar com luisinha, porem mais uma vez Maria Regalada interferi ajudando o casal, que acaba se casando.
o livro memorias de um sargento de milicias foi feito como folhetins, que toda semana tinha um novo capitulo dessa grande historia feita da vida de um vadio que sempre se metia em enrascadas.
Para a época em que os folhetins foram lançados, o livro pode ter parecido muito diferente, por ser composto por gírias e retratar a vida de pessoas da baixa sociedade do pais, mas atualmente o livro é bem vindo por todos os bons leitores por tratar de uma historia tão tensa, humorada e hironica.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Daiana 13/08/2012

Memórias de um Sargento de Milícias.
Memórias de um Sargento de Milícias tem como autor Manuel Antônio de Almeida,sua publicação tendo duas edições sendo que a primeira foi entre 1852 e 1853 e a segunda em 1854 e 1855,num primeiro momento o romance foi publicado no suplemento literário chamado de A Pacotilha.
Conta-se a história de Leonardo-Pataca e Maria-Hortaliça que se conhecem em um navio e que logo tem um filho chamado Leonardinho na qual é rejeitado pelos próprios pais,sendo assim vai morar com seu padrinho( compadre o barbeiro) e sua madrinha(a comadre a parteira) que o amava muito, a partir daí o menino faz muitas travessuras e causa muitas confusões o objetivo do padrinho(compadre) era que Leonardinho fosse padre.Após algum tempo Leonardinho conhece um coroinha e então resolve ajudar na igreja causando com o amigo muitos problemas.
Leonardinho nessa época resolve se vingar da vizinha que não gostava dele e que adorava fazer fofoca com seu nome.Depois de algum tempo Leonardinho conhece a neta de D.Maria chamada Luisinha,no começo Leonardinho não se interessa muito pela moça mas logo um sentimento vai brotando.A comadre e o compadre padrinhos de Leonardinho fazem de tudo para dá certo mas logo aparece José Manuel que agardou D.Maria e Luisinha.Depois de muitos problemas e batalhas pelo amor de Leonardinho o compadre adoece e morre,após o acontecimento trágico,Leonardinho volta morar com seu pai que já havia separado de Maria Hortaliça devido a uma traição que ela havia cometido,casado com Chiquinha que adorava ver a decadência das pessoas,não a suportando Leonardinho foge de casa.
No caminho encontra um grupo de jovens,entre eles estava um velho amigo que o convida para ficar com eles,neste grupo há uma moça chamada Vidinha que canta e toca modinhas,logo Leonardinho se apaixona.Depois de muitos acontecimentos Leonardinho é preso pelo Major Vidigal por ter ajudado um procurado,mas logo é solto a pedidos da comadre e da Maria Regalada( ex-amor do Vidigal) na qual sussura em seu ouvido um segredo deles e então Major resolve soltá-lo.
Algum tempo depois Leonardinho descobre que José Manuel,moço que Luisinha havia se casado morre de um ataque cardíaco e então resolve casar-se com o seu grande amor,para isso mais uma vez Maria Regalada o ajuda pois para casar-se precisava sair do cargo de soldado,sendo assim Maria Regalada mais uma vez falou com o Major Vidigal que o tornou assim Sargento de Milícias.
Podemos concluir que Memórias de um Sargento de Milícias é um grande romance,mas porém é uma leitura um pouco complexa e muito confusa pois há coisas repetitivas que causa um difícil entendimento e que há muitas críticas,mas mesmo assim causa uma grande curiosidade que estimula a leitura,tornado-se assim um ótimo livro.
comentários(0)comente



881 encontrados | exibindo 766 a 781
52 | 53 | 54 | 55 | 56 | 57 | 58 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR