spoiler visualizarRafa569 26/10/2023
#28: Eu receberia as piores notícias dos seus lindos lábios - Marçal Aquino
Cauby, um homem de meia idade, fotógrafo e herdeiro, vai viver um tempo em uma cidade fictícia no interior do Pará, e lá conhece Lavínia, esposa de Ernani, um pastor de igrejas. Logo se inicia uma paixão avassaladora e esse caso dos dois dura pouco mais de um ano, não sem antes deixar severas consequências a todos os envolvidos.
O livro alterna as narrações de Cauby e outros personagens secundários, em que vamos conhecendo seus passados. Tive a impressão de todo o livro se passar na varanda da pensão, em que estão Cauby, Altino (referido o tempo todo por Cauby como “careca”), um homem que também sofreu por gostar de alguém. Nesta mesma varanda estão um garoto que decide registrar a história de Altino com Marinês, e vez por outra aparece também Jane, a dona da pensão.
Lavínia tem um passado conturbado de violências, prostituição e vícios, o que em algum momento lhe provocou danos psicológicos e alterações de personalidade. O envolvimento dela e de Cauby, em uma cidade pequena, em que há uma nova corrida do ouro, produz uma série de conflitos que vai culminar com (e aqui vão os spoilers do final do livro): ela grávida de Cauby, que já havia decidido voltar para São Paulo, pois o clima na cidade estava ameaçador demais. O pastor é encontrado morto em casa e Lavínia desaparece. Cauby é o principal suspeito, é linchado por fiéis da igreja e fica em um estado deplorável, perdendo um olho, inclusive. Também tem sua casa destruída pela turba, incendiada, não sobrando nada. Vai reencontrar Lavínia internada em um sanatório, atendendo por Lúcia, e entender seus sumiços corriqueiros no passado: seu marido a internava às vezes. Lavínia não se lembra mais de Cauby, e os dois continuam juntos, sendo que para ela era tudo novo, o início de um namoro.
Um detalhe: Lavínia um dia entrega uma caixinha para Cauby, para que ele abra somente quando estiver desesperado, sentindo sua falta, e ele teria que quebrar esta caixinha para abrir. Em determinado momento ele se questiona de nunca ter ouvido um “eu te amo” sair dos lábios de Lavínia, coisa que ele sempre fez. Quando finalmente ele quebra a caixinha, lá está um papel dobrado com duas palavras: Amo você. O caso dos dois é bastante conturbado, mas no final parece se converter em amor de verdade, não mais uma paixão somente, mas que vem com o gosto amargo de todas as perdas que ambos sofreram.