Fausto

Fausto Goethe




Resenhas - Fausto


113 encontrados | exibindo 46 a 61
1 | 2 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8


Gláucia 04/12/2016

Fausto - J. W. Goethe
O tema é universal e seus personagens se tornaram simbólicos. Sem ter lido muita gente conhece a história do doutor Fausto que vendeu a alma ao demo Mefistófeles em troca de todo o conhecimento do mundo e juventude, ferrando de quebra a vida da jovem Margarida.
Li por essa edição da Martin Claret, numa famosa tradução de Agostinho D'Ornellas do século 19 e a primeira para a língua portuguesa.
O poema se divide em duas partes, a primera achei bem mais interessante e é onde temos praticamente toda a trama envolvendo os personagens. Na segunda parte há um encontro com várias figuras épicas da mitologia grega.
Tudo é muito interessante e icônico mas tenho grande problema em ler poesia (e aqui temos poesia pura, não texto poético). Quando percebo não estou mais centrada no texto e tenho que reler às vezes mais de duas vezes cada trecho. Sem falar que depois li um resumo da obra pra ver se tinha perdido muita coisa e fiquei surpresa em averiguar que sim, perdi e coisas importantíssimas na história, por exemplo um infanticídio e uma morte acidental causadas por Margarida. Isso me fez perceber minha grande incapacidade de assimilar e compreender poesia. Reli essas partes pois fiquei frustrada ao descobrir que passaram batidas. Teriam sido mesmo traduzidas por Ornellas?
Geórgea 05/12/2016minha estante
Também não me considero uma boa leitora de poesia. :( E acabo não insistindo muito no gênero por esse motivo. Logo, acabo não praticando também. A prosa é tão melhor, né?


Gláucia 05/12/2016minha estante
Muito melhor! Pra mim é como ver filmes musicais, por que não falam de uma forma normal ao invés de sair cantando do nada e por qualquer coisa?


Geórgea 06/12/2016minha estante
Hahaha! Concordo! Gosto de poucos musicais, em alguns a minha atenção vai para o espaço enquanto estão cantando! Gosto dos filmes que conseguem mesclar falas e músicas sem exagero nas músicas, assim facilita a compreensão.




Elane48 11/09/2021

ATÉ OS CANALHAS ENVELHECEM
Gente, que leitura difícil, mas cada verso valeu a pena! Essa obra é mais uma leitura concluída do meu projeto "Ler todos os clássicos que puder". Como já revelei em outra ocasião, por ter gostado muito de "Os sofrimentos do jovem Werther" era imprescindível a leitura desse mega clássico "Fausto". Terminei agorinha mesmo e, de novo, Margarida me comoveu. Quem me conhece sabe a predileção que tenho pelos vilões/vilãs e Mefistófeles não me desapontou. Que personagem!!!! Ele me fez rir, eu realmente curti essa figura. Por outro lado, que cara chato, mimado o protagonista Fausto! "Oh, qual o sentido da vida?..." E façam-lhe todas as vontades! Fez um pacto com o demo e ele lhe deu tudo o que quis... E no final ainda se deu bem! Sim, ele tem um "final feliz". Margarida, a quem tanto mal ele fez, estava lá para garantir que sua alminha medíocre fosse bem recebida no Paraíso.
Quem pretende ler "Fausto" já previno: Dois terços da segunda parte (o que alguns chamam de "Fausto II") é bem difícil! Se quiser entender o texto, esteja com disposição, procure ler em voz alta (a mim isso ajuda muito) e sem nenhuma distração, porque é um lance psicodélico!
Não me espanta Goethe ter dedicado tanto tempo para escrever esse magnânimo livro. Eu me sinto um vitoriosa, porque foi um grande desafio.
carolmds 05/04/2022minha estante
Eu tbm tô nesse projeto!!


Elane48 06/04/2022minha estante
Espero que vc goste, pq eu curti muito esse livro!




Ana 26/11/2022

".... Transponde a terra, o céu e o inferno."
Johann Walfgang Goethe foi um polímata e estadista alemão que viveu entre 1749 e 1832. É considerado um dos maiores escritores alemães e foi o percursor do movimento romântico na Alemanha. Escreveu várias obras entre elas Os sofrimentos do jovem Werther e a maior obra prima em língua Alemã. Fausto.
Esse livro é considerado uma obra incomensurável, ambivalente, insolúvel e essa era a intenção mesmo do Autor. "Quanto mais incomensurável for uma produção poética, quanto mais inapreenssível para o entendimento, tanto melhor." Goethe.
Ele disserta sobre um professor, filósofo, estudioso que depois de décadas dedicado aos livros percebe que não sabe realmente nada, que seus anos de estudo foram inférteis e toma consciência da limitação do seu conhecimento. Então, acaba por fazer um pacto/acordo com o diabo para obter todo o conhecimento do mundo.
Essa obra é dividida em 2 partes. A primeira publicada em 1808 e a segunda publicada em 1832. A primeira versa sobre as inquietações desse professor chamado Henrique Fausto que percebe o quão sua vida foi vazia e que seus conhecimentos não são suficientes.
A segunda parte aborda as diversas aventuras e experiências que Mefistófeles, o diabo dessa estória, proporciona para ele no intuito de satisfazê-lo e assim conquistar sua alma.
Goethe faz uma ponte entre antiguidade, idade média e modernidade.
Esse poema com mais de doze mil versos nos faz viajar do céu, passando pela terra e chegando ao inferno. Influenciou inúmeras obras posteriores, não apenas na literatura, mas nas artes em geral. Seu nome se tornou um adjetivo. O que é ser um indivíduo Fáustico? É transgredir os limites que são impostos, é não se conformar com as limitações, é buscar sempre algo a mais e por isso nunca encontrar satisfação. O pecado de Fausto foi sua inquietação perante o mundo. Obra fenomenal de uma atualidade impressionante e que cresce muito depois da leitura, da pesquisa e da reflexão.
comentários(0)comente



anonimoBR 19/05/2020

Li o livro pois já havia lido várias vezes menções sobre o mesmo em outras obras, possui um texto interessante em alguns momentos e extremamente maçante e prolixo em outros, é um texto bastante pesado mas que no fim senti que a leitura valeu a pena.
Aborda a relação entre Fausto e Mefistófeles (o diabo) após um acordo assinado com sangue de que a alma de Fausto poderia ser levada para o inferno após o mesmo alcançar a felicidade plena. No decorrer do livro ocorre uma mistura de várias mitologias que não foi de uma leitura muito agradável, mas que pode ser bastante proveitosa para aqueles que gostam do assunto.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Adriel.Macedo 27/08/2022

És Meu
É complicado resenhar uma obra desse calibre, para começar o texto é todo em verso, o que por si só já deixa a leitura mais complexa. A história é bem interessante, e de fácil compreensão, mas o português empregado pode ser uma barreira.
não quero me delongar muito na resenha, mas é uma peça que traz muito a se refletir sobre escolhas e valores.
Vou procurar ler outras versões do mito de Fausto
comentários(0)comente



cfxxx 03/06/2021

Uma leitura não é suficiente.
Fausto era uma obra que há tempos eu queria ler e finalmente o fiz. Entretanto, creio que uma leitura não é o suficiente para entender essa história magistral, principalmente se considerarmos a edição, tradução etc. Pretendo ler novamente daqui algum tempo, com mais maturidade, discernimento e extrair o que há de melhor no livro, no mais, não tenho do que reclamar. Nota 10.
comentários(0)comente



Marília 09/08/2023

A história é boa, só não gostei mais por ser em versos.
Algumas partes ficam um pouco difíceis de entender. Parece que a história para e surge outra história no meio.
comentários(0)comente



Graça 04/03/2021

MARAVILHOSO
No início fiquei um pouco receosa, minha primeira vez lendo um clássico sem objetivo acadêmico e eu simplesmente amei a experiência, tive um problema em relação a vários termos, o que me dedicou um esforço extra mas valeu totalmente a pena, ansiosa pra continuar a trajetória de Fausto?
comentários(0)comente



Helly 27/12/2020

Bom, o livro é bom. Cheia de frases lindíssimas que nos faz pensar e refletir sobre nossos atos e nossa vida. Eu estava louca por esse livro e louca pra ler. Eu amei ler e amei a experiência... Porém, entretanto, todavia hahha o final não foi o que eu esperava. Não gostei do final. Depois de tuudo que acontece, tantas coisas provando que deveria acontecer o contrário.... E o final foi daquele jeito. Entendi o recado, sim, mas não achei justo. Haha não vou dar spoilers aqui. Se quiserem saber, leiam ele. Eu recomendo, mas não se empolguem muito não, final é um pouco decepcionante
comentários(0)comente



osaif 01/06/2023

Clássico romântico
**a versão que eu li não tem no skoob
O começo é inegavelmente bom e te engaja na leitura, a parte paia é realmente quando começa a tragédia de margarida, é compreensivel como um romancista, ter essa parte, mas é meio desanimador né, tá lendo sobre o cara que fez pacto com diabo e metade do livro é sobre ele correndo atras de mulher.
Isso não torna o livro ruim !!!
mas saiba que no meio pro final vai virar um romancezinho.
De qualquer forma é uma leitura fluída, boa e vale a pena, no final sobra a duvida, vc venderia a alma pro diabo por todo o conhecimento do mundo?
terecoteco 25/07/2023minha estante
Qual versão pegou?




Joao.Paulo 29/07/2020

Fausto a favor de uma ligação mais mística com a vida
''O sentimento é tudo;/Nome é vapor e som,/Nublando ardor celeste.''
Essa frase pode nos dar uma das idéias chaves do Fausto, de Goethe.

Temos aqui uma literatura que vai contra um intelectualismo excessivo em prol de uma relação mais subjetiva com a vida. Não é a toa que as estantes de livros são descritas como objetos que desviam e suprimem a luz do dia, a logicidade do pensamento é tomada como uma espécime de labirinto, que faz com que os sentimentos sejam dissipados e articulados em ideia. Fausto, ao ler o Gênesis, entra estado de êxtase, pois é só em uma relação sagrada que este encontra uma ''verdade''.

Apesar de curta a resenha devo alertar para o PÉSSIMO trabalho de organização nessa edição da editora 34. As notas são, em grande parte, se não inúteis, extremamente dispensáveis; grande parte consiste de teorizações que dizem o que está para acontecer na frente do livro, o que acaba sendo trabalho inútil e que engessa a leitura. O leitor deve ter a autonomia para construir sua própria leitura do livro, e não ser guiado pelas notas, que deveriam esclarecer questões específicas. Grande parte dessas notas poderiam ser enxugadas em uns bons posfácios, que aí então, pós leitura do texto, seriam úteis para relações que ficaram desapercebidas, mas quando o próprio início do cabelo vem com uma nota que explica o que acontecera e da uma visão do autor perante aquele capítulo, acaba sendo algo extremamente irritante e imbecil.
comentários(0)comente



Gleis 21/04/2020

Clássico da literatura
Bom livro, porém confesso que fiquei um pouco decepcionada por se tratar de uma obra clássica da Literatura Alemã. O enredo nos leva a percorrer as aventuras de Fausto, permedadas pelo pacto realizado pelo demônio Mefistófeles.
comentários(0)comente



113 encontrados | exibindo 46 a 61
1 | 2 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR