Fausto

Fausto Goethe




Resenhas - Fausto


113 encontrados | exibindo 61 a 76
1 | 2 | 3 | 5 | 6 | 7 | 8


spoiler visualizar
comentários(0)comente



denison 19/02/2010

O MELHOR DE GOETHE
Considero Goethe uma espécie de Beethoven do teatro. E Fausto é a melhor obra de Goethe. Revelar a luta de sedução entre o homem e o demônio da forma genial que está colocado aqui é escrever o nome no panteão dos imortais. Para quem gosta de teatro, é uma obra essencial da dramaturgia alemã, mas também de todo o ocidente.
comentários(0)comente



Matheus 09/01/2013

Fausto foi o livro que mais me moldou. Tive o privilégio de lê-lo sob o teto do Goetheanum, obra arquitetônica de Rudolf Steiner, homem que foi guardião dos arquivos de Goethe e seu grande admirador. Steiner desenvolveu toda uma ciência humanística, a antroposofia, - que inclui pedagogia, arquitetura, agricultura, música, desenho e religião - a partir de Goethe, principalmente baseando-se na filosofia contida em Fausto, e tive o imenso prazer de ser educado em uma escola com a pedagogia criada a luz desta filosofia, a pedagogia Waldorf.

Cada página do livro é uma lição de vida ou uma ilustração da natureza humana. Fasto é a obra que melhor descreve o ser humano em sua essência, mostrando nossas tentações, nossos desejos de grandeza, nossos pecados e nossas conquistas. Toda o obra é brilhante. Já no prólogo percebe-se sua grandeza, mas há algo de especial no último ato da peça que faz com que seja impossível não rever sua filosofia de vida ao término do livro. Meu livro de cabeceira, Fausto tourou-se meu código moral. É uma das obras mais influentes no nosso tempo.
comentários(0)comente



Ich heiÃe Valéria 29/07/2013

frustrante...
Sinceramente, muita gente idolatra esse livro e eu achei que iria gostar, até assisti a versão de Murnau, mas achei bem cansativa... e olha que eu gosto de filmes mudos, mas a versão não me cativou... pensei que ao ler o livro, a minha opinião mudaria, mas foi ainda pior. Goethe foi um dos maiores autores da literatura alemã e eu era louca pra ter a chance de ler as obras dele. Escolhi Fausto e Os sofrimentos do jovem Werther. A oportunidade de ler Fausto surgiu numa eletiva que paguei na faculdade, sobre História da literatura gótica e de horror do século XIX. Ganhei a versão da Martin Claret de um amigo meu, e tínhamos que ler pra resenhar e entregar a professora na semana seguinte... Não sei se a pressão de ter que ler em pouco tempo, resenhar e tentar entender obra tão complexa contribuiu pra aumentar minha frustração, mas a verdade é que pensei, pela 1ª vez na vida, em desistir no caminho. A história em verso me pareceu bastante confusa, cansativa e extenuante. Se fosse em prosa, talvez eu tivesse gostado, não sei... eu não tenho hábito de leitura em verso, e com Goethe, minha experiência foi bem insatisfatória.
Vanuza.Dias 19/11/2018minha estante
Também tive uma leitura frustrante da obra...




Fabio Vergara 23/03/2015

Dica de leitura: Fausto (Faust. Alemanha. 1775).
Sinopse: Num passeio, Fausto encontra um cão preto, que o segue até em casa; o cão se transforma em Mefistófeles.

Nota (0-10): 6.

Puxa, vou falar mal de uma das obras mais importantes do mundo... Então, começo justificando por que não simpatizei tanto com “Fausto”. Goethe satiriza a sociedade alemã de sua época, da qual eu não tenho nenhum conhecimento; e há muita influência de Shakespeare, autor que nunca li nada para entender tais referências. Nestes casos, a falha é minha! Mas há muitos pontos em que a continuidade do enredo é “estranha”. Como no “Quadro XIV”, em que Fausto questiona Mefistófeles, em um tom jamais anunciado. O texto sugere essa reviravolta, mas foi abrupto demais. Tais “quebras” narrativas ocorrem várias vezes. O enredo não é ruim, porém. O arrependimento do homem, que fez péssimas escolhas, é bem retratado. Mefistófeles ajuda; divertido, irônico, sagaz, é o personagem mais interessante. Não é a toa que “Fausto” é um clássico. Não gostei tanto, mas a obra tem méritos, e merece respeito.
comentários(0)comente



Luciano Luíz 30/07/2015

É comum escritores se basearem em fatos históricos (ou seriam lendas em alguns casos) para dar vida a sua ficção. Usando de personagens que realmente existiram em algum século. Geralmente pessoas vivas ou mortas recentemente também entram nesse esquema.
Ao que tudo indica existiu um Dr. Fausto que vendeu a alma ao Demônio em troca de sabedoria, conhecimento profundo e tudo o mais que desejava...
Aí devido a essa história, diversos escritores ao longo do tempo foram criando suas versões faustianas. Mas a que se consolidou de maneira imortal, foi a de GOETHE.
FAUSTO é um poema épico em duas partes. Na primeira, vemos a relação do protagonista (e antagonista?!) com Mefistófeles, um dos muitos demônios. Nosso personagem faz seu acordo (ainda que de forma nada clara) e assim o cotidiano vai indo e nada vemos dele usar a tal sabedoria. Apaixona-se por uma bela moça, e então quer fazer de tudo para com ela viver. Assim pede ao diabinho que lhe dê uma força... e aí me pergunto onde foi parar o pacto...
Ela, Margarida, tem seus segredos, e por isso teme que não possa vir a ter um amor real. Seu irmão não gosta de Fausto logo a primeira vista e então um assassinato ocorre. Mais tarde Margarida é presa devido a maternidade e Fausto aparece junto na cela graças ao poder de Mefis...
Aí termina a parte um.
Depois temos uma quase nova saga, onde visitamos um palácio que de uma forma a dar a melhor interpretação, se oculta no Inferno, e lá, Fausto com seu amigo, está pronto a tecer uma guerra, onde conta até com o apoio de Helena de Troia.
Próximo do fim, três poderosos cavaleiros são convocados para lutar ao lado dos nossos heróis (vilões?!) contra todo aquele poderio...
Até que vemos Fausto velho, e os anjos arrebatando sua alma...
Finis...
Bem, O poema em verdade é uma peça teatral, com um teor de erudição extremo. Não é uma leitura fácil. Exige tempo e dedicação. Não com relação a dicionários, mas sim, a interpretação. A quantidade de informações que as entrelinhas ocultam são muitas, e dessa forma pode deixar leitores e leitoras bem ocupados.
Lembro que em 2009, eu estava indo ao Banco do Brasil, mas tinha uma fila enorme. Aí fui na livraria procurar algo que pudesse me levar pra longe do tédio da espera. Vi a edição de FAUSTO. Já ouvira falar, mas nunca me interessara de fato. Catei o pocket e me mandei pro banco. Mas de alguma forma, a leitura não fluiu com prazer naquele ano. E somente agora em 2015, o fascínio apareceu. Valeu o investimento e a espera na estante.

Nota: 10

L. L. Santos

site: https://www.facebook.com/pages/L-L-Santos/254579094626804?pnref=story
comentários(0)comente



Renata 15/03/2021

Em busca do sentido da existência
O texto é em formato de poema, o que torna a leitura bastante rápida. Contudo a linguagem dificulta a compreensão, levando a uma necessidade de leitura mais atenta. Uma história cheia de tragédia, pactos, apostas e da busca por um conhecimento além da capacidade humana. Recomendo ler em paralelo alguns textos complementares.
comentários(0)comente



Fernando.Mazeo 17/05/2021

Difícil
Essa tradução do clássico de Goethe, é antiga e muito rebuscada, tornando extremamente difícil a sua leitura. Recomendo buscar outra tradução.?
comentários(0)comente



Capitu 26/05/2021

Época
Estudo numa escola Waldorf, então sempre contemplamos Goethe e sua obra; essa leitura foi para época (aula) de literatura, da qual lemos o textos e debruçamos sobre o autor.
Usei o livro e li a parte, embora alguns diálogos vi também em aula.
A escrita de Goethe é cheia de referências e auto bibliografias, e também pelo fato do livro ser escrito em versos a leitura ficou fluida e continua.
E a obra em si é maravilhosa, mas gostaria de um final diferente pra Fausto.
Isabela 06/06/2021minha estante
Essa edição é a versão completa ou só a primeira parte?




Yumi 03/07/2021

Complexo
A sede pelo eterno conhecimento das coisas e do mundo o faz perder a consciência de seus atos, levando assim a uma trajetória de ganhos e muitas perdas. Não é uma leitura fácil, há versos na qual impactam tanto que é motivo de reflexão por um bom tempo. Esse é o complexo dilema do homem da modernidade.
comentários(0)comente



Patrick 15/10/2021

" O próprio Goethe foi em sua juventude, com toda a força de seu grande coração amoroso, um adepto do evangelho e da boa natureza. O seu Fausto foi a imagem mais elevada e ousada só homem rousseaniano, pelo menos tanto quanto se podia representar sua ardente fome de vida, sua insatisfação e nostalgia,seu envolvimento com os demônios do coração."

Friederich Nietzsche
comentários(0)comente



PCesar 14/02/2022

A edição Martim Claret dessa obra é muito diferente da que tenho em minha Biblioteca Digital.

SOFRÍVEL
VOU PRECISAR LER DE UME EDITORA PORTUGUESA OU DA EDUSP EDUNESP
comentários(0)comente



Rssbnw 08/05/2022

Clássico
Um grande clássico da literatura e isso fala por si só. Porém como o autor é o FANTÁSTICO GOETHE eu esperava um melhor livro. Ponha o dicionário embaixo do braço e faça a leitura!!!
comentários(0)comente



Carlos 04/06/2022

Fausto
Um dos maiores poemas do século XIX, mostrando de forma grandiosa a busca incessante de respostas inerente ao ser humano, assim como a nossa ganância.

Analogias geniais com a mitologia greco-romana e a Bíblia estão presentes na segunda parte da obra, o que a torna ainda mais aprazível. Algum conhecimento desses assuntos é necessário, mas há notas excelentes do tradutor no final do livro.
comentários(0)comente



Indy 14/06/2022

Por ser contado em versos e cenas, a leitura é difícil. Mas não deixa de ser interessante a relação dos personagens. Há vários diálogos, várias reflexões, e chega um ponto, que são tantos personagens que a cabeça começa a girar.

Mas é interessante e, sim, trágico. Por um momento, pensamos que será um romance feliz, mas não esperem nesta primeira parte esta alegria. Há já um encerramento nesta primeira parte, que é da personagem Margarida. Menina doce e pura, apesar do sofrimento, o final é belo.

Sobre Fausto... Personagem, ao meu ver, egocêntrico e mimado. Busca apenas o seu bem-prazer.

Enfim, a leitura em si pode não esclarecer tantas coisas, porém a leitura é recomendada por ser um clássico, mas vale a pena ler trechos comentados e resumos paralelos para completar :)
comentários(0)comente



113 encontrados | exibindo 61 a 76
1 | 2 | 3 | 5 | 6 | 7 | 8


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR