Fausto

Fausto Goethe




Resenhas - Fausto


113 encontrados | exibindo 76 a 91
1 | 2 | 3 | 4 | 6 | 7 | 8


Alexis.Sodre 15/11/2022

É uma leitura bem complexa, não só por ser em versos mas também pela linguagem usada. Não é tão longo, em comparação com outros clássicos, mas é um daqueles que precisa de uma segunda leitura pra entender 100%. Fazia bastante tempo que queria ler, e não me decepcionou.
comentários(0)comente



Jooy 08/01/2023

Não gostei
Estou determinada a ler alguns clássicos mundiais através do livro 50 Obras Primas Para Ler Antes de Morrer e esse foi um deles. No começo pensei que a escrita em versos seria apenas ali, mas acabou sendo no livro inteiro. Não gostei do formato da história e não entendi quase nada, não foi um bom conjunto pra mim.
comentários(0)comente



Marcone989 31/01/2023

O contrato com as falhas da humanidade.
Fausto é um clássico da literatura, com uma história relativamente simples a complexidade se encontra na verdade nos elementos trabalhados pelo autor, a forma como ele retrata os problemas humanos, as tentações da quais somos cercados e consumidos. A inveja, a luxúria, desespero. Como se quebra uma alma ? Desmanchar o ser, tirar dele toda dignidade e humanidade que ainda possa existir. Goethe é genial ao incorporar elementos da antiguidade clássica, ou seja espere muito de mitologia grega. Fausto exige paciência, pois é um texto complexo, que pode ser um enigma para quem está mantendo um primeiro contato com a obra, mas se tiver cuidado e pesquisar seus elementos tenho certeza que terá uma experiência no minimo proveitosa.
comentários(0)comente



Raiane166 25/02/2023

É um livro fantástico mesmo
A leitura pode ser um pouco pesada pra quem não tem costume com esse tipo de escrita, mas depois de um tempo você pega o jeito e a coisa flui.
O começo e o fim foram as melhores partes. Basicamente o meio do livro foi chatinho de ler, mas interessante.
Acho que todos deveriam ler
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



IGuittis 04/07/2023

Essa edição é bilíngue, caso você leia um pouco em alemão é bem legal ler em voz alta, fiz isso e invoquei o demônio sem querer.
Publicado pela primeira vez por volta de 1808 o Fausto traz o famoso pacto com o demônio (Mefistófeles). Na verdade nem tanto um pacto, mas pendendo mais para uma aposta vamos assim dizer.
Esse livro é um poema, porém ele foi feito para o teatro, o que tornou ele para mim ao mesmo tempo difícil de ler, porém ele tem aquele ritmo que te mantem interessada independente da dificuldade que estamos tendo para acompanhar a história. O pacto entre Mefistófeles e Fausto é praticamente assim, Mefisto irá servir Fausto em vida, e se ele corrompe-lo o mesmo irá servi-lo na morte. No meio disso Fausto se “apaixona” por Margarida, na verdade ele se sente atraído por ela, que é praticamente uma criança porém como dito no livro e nas notas de rodapé, naquela época já era idade suficiente para se casar ou ter um relacionamento. Fausto e Mefisto agem juntos, ele conquista Gretchen (Margarida) e temos então por esse primeiro livro o decorrer do que acontece principalmente com essa jovem, e é triste, é triste ver o final dessa personagem.
Não temos aqui a finalização desse pacto, porque tem a continuação no Fausto II, esse livro é a primeira parte da tragédia.
No final do livro essa edição traz o discurso de Satã, que no original não foi publicado por questões de censura, e vale muito apena ler, eu adorei essa parte da fala de Satã.
comentários(0)comente



Simone Pagliari 27/09/2023

Fausto
Fausto - Obra-prima da literatura alemã, é um poema trágico, escrito mais para ser lido do que encenado, com versos rimados, numa linguagem flexível e moderna se comparado a outros trabalhos de sua época. Goethe nos brinda com uma variedade e uma precisão de formas poéticas, imagéticas e conceituais, que apelam intencionalmente à imaginação teatral do leitor.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Eliane406 23/01/2024

O mito do homem moderno
Drama filosófico que, ao mostrar a procura como fonte pulsante da vida, transfigura-se em odisséia do homem moderno

Eloá Heise

A tragédia Fausto é, sem dúvida alguma, um dos textos que empresta a Goethe repercussão universal. Nela, pode-se dizer, o poeta expressa a experiência de toda sua existência. O próprio autor afirma em Poesia e verdade, que essa obra representa o ?suma sumaruim? de sua vida. Não se pode esquecer que Goethe trabalhou durante 60 anos com esse tema : de 1772 (com seus trabalhos sobre o Urfaust ? Fausto zero como ficou conhecido pela tradução encenada no Brasil) até 1832, ou seja, pouco antes de sua morte, ano em que postumamente é publicado o Fausto II. Em seu longo processo de elaboração, esse texto congrega as várias transformações pelas quais passou o poeta em sua longa vida: os vários períodos literários da época ? Ilustração, Sturm und Drang, Classicismo, Romantismo -; as diversas atividades do poeta junto ao estado, no meio teatral, seus interesses científicos ? botânica, mineralogia, estudo das cores -; seus estudos filosóficos ? teologia, teosofia, escritos mágico-místicos -, além dos conhecimentos da mitologia antiga.

Fausto, além de ser a obra simbólica da vida de Goethe, adquire também significado universal por materializar o mito do homem moderno, o homem que busca dar significado a sua vida, que precisa tocar o eterno e compreender o misterioso. Sob este aspecto, o mito faústico transforma-se em um ?mito vivo?, um relato que confere modelo para a conduta humana.
Lucas2071 29/01/2024minha estante
Melhor leitura que fiz na vida, é o livro que dá pra ler ao longo de toda sua existência e sempre vai aparecer algo de novo




Fabricia98 08/05/2024

Este livro é um clássico que tinha muita curiosidade para ler. Conta a história de uma aposta entre Deus e um demônio pela alma do humano Fausto. Este tem um encontro com Mefistófeles e faz um pacto com o demônio. A partir daí, veremos a busca de Fausto por algo que complete e dê sentido à sua vida e também veremos sua relação com Gretchen. É bem interessante, mas o final me deixou com a sensação de incompletude. Ainda assim, recomendo o livro.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



ucy 04/02/2012

Meio pesado, mas Goethe é certamente um mestre.
comentários(0)comente



Alessandra 20/01/2011

é muuuito cascudo
A história é super interessante: um médico desiludido, Fausto, faz um pacto com um demônio, Mefistófeles, em busca de mais conhecimento. É ma lenda alemão, e o Goethe deu sua versão da lenda, com um texto complexo, mas bem amarrado.
Sempre quis ler a versão de Fausto de Cristopher Marlowe, mas nunca achei a tradução em português, nem a versão em inglês. Então, quando achei esta versão do Goethe, fui ávida ler e não me decepcionei: a história é muito boa...
Mas tenho uma ressalva a fazer: eu li uma tradução da obra de Jenny Klabin Segall. A edição que tenho é uma capa branca, não esta que está aqui ao lado. E tenho que admitir que...bem. Entre todas as soluções encontradas pela Jenny para traduzir, ela sempre escolhia as palavras mais obscuras da língua portuguesa. O texto acabou se tornando mais cascudo do que realmente poderia ser, mas isso não o impede de ser um livro legal.
comentários(0)comente



Gabii 12/12/2012

Em verso...
Épico alemão, “Fausto” conta a história de um médico que imprudentemente - é claro - vende a alma ao diabo, como agravante ele se apaixona e ainda ferra com a vida da amada. A edição que eu li é da Martin Claret - é eu sei, eu soube depois de comprar o livro, da série de “problemas” que essa editora tem - e ela nos é apresentada em verso, o que tornou a leitura um pouco cansativa, e às vezes sem nexo comparada a outros livros de complexidade semelhante como, por exemplo, “A Divina Comédia” que eu tive sorte de ler em prosa.
As partes mais interessantes, que são os delírios por quais ele passa, são também de difícil compreensão uma vez que você precisa possuir de antemão conhecimento sobre o folclore e cultura alemã.
Mesmo assim eu o indico por ser digamos, um “estimulante” para nos interessarmos mais pela cultura de outros países, que na maioria das vezes resultam em coisas que são apresentadas como novas, mas não são.
Eis o trailer do filme adaptado a partir do livro, e que em 2011 foi o grande vencedor do Festival de Veneza.

Visitem:
http://embuscadelivrosperdidos.blogspot.com
Curtam também:
https://www.facebook.com/EmBuscaDeLivrosPerdidos
comentários(0)comente



Lilian 01/07/2012

Divertidíssimo
comentários(0)comente



113 encontrados | exibindo 76 a 91
1 | 2 | 3 | 4 | 6 | 7 | 8