O Livro do Chá

O Livro do Chá Okakura Kakuzô




Resenhas - O livro do Chá


59 encontrados | exibindo 16 a 31
1 | 2 | 3 | 4


molzinha 29/10/2023

Mais que um livro sobre a história do chá, ele fala sobre toda uma filosofia por trás do ritual. senti que o autor se perde em alguns momentos e se torna repetitivo em outros. de forma geral, achei um bom livro. bem interessante e curtinho.

?Já foi dito que o homem aos dez anos é um animal, aos vinte, um maluco, aos trinta, um fracasso, aos quarenta, um impostor, e aos cinquenta, um criminoso. Talvez se torne criminoso porque nunca deixou de ser um animal. Nada é real para nós, exceto a fome; nada é sagrado, exceto nossos próprios desejos. Uns após outros, santuários desabaram diante de nossos olhos, mas um único altar foi para sempre preservado: aquele em que incensamos nosso ídolo supremo ? nós mesmos. Nosso deus é grande, e o dinheiro é seu profeta! Devastamos a natureza para oferecer sacrifícios a ele. Gabamo-nos de haver conquistado a matéria e esquecemos que foi ela quem nos escravizou. Quantas atrocidades não cometemos em nome da cultura e do requinte!?
comentários(0)comente



Felipe.Moraes 23/08/2023

Para quem quer aprender a observar
Trata de uma das mais importantes tradições japonesas, e como ela se relaciona com o todo o modo de vida dessa sociedade. De como o ritual moldou uma forma de viver que busca a harmonia, paz, economia e beleza.

Cheio de reflexões a respeito de comportamento, apreciação e compreensão do mundo.

Em alguns momentos achei que o autor ou a tradução se perde em alguns temas.
comentários(0)comente



Aldrison 16/06/2023

Chanoyu, uma cerimônia para o agora
Não costumo ler sobre a cultura do Japão, senão por alguns trechos soltos de literatura espiritualista, porém esse livro foi um grande achado. Não imaginava haver uma cerimônia assim tão bonita e que nos colocasse diante da verdade ímpar sobre nós mesmos. Foi maravilhoso poder encontrar esse livro e compreender o que é a cerimônia do chá. Simplesmente perfeito. Leiam!
comentários(0)comente



Claudia.Michelin 10/06/2023

O livro do chá
Livro pra ser lido várias vezes e cada vez você vai descobrindo o quanto a cerimônia do chá é bela e profunda. Vamos conhecer a importância do ambiente, as flores e como surgiu. Recomendo.
comentários(0)comente



baby targaryen 25/04/2023

Chanoyu
Contando um pouco sobre a importância da tradicional cerimônia do chá no Japão, o autor traz aqui uma bela e impressionante narrativa. Livro pra quem gosta e tem interesse sobre a cultura dos japoneses e como a cerimônia influencia a vida do povo, desde vestimentas a modo de viver e pensar.
"Harmonia, respeito, pureza e tranquilidade."
comentários(0)comente



Mariana.Vilela 25/04/2023

O livro do chá
Esse é um livro de não-ficção sobre a história do chá. É mais sobre a questão cultural e como isso estavam mudando com a exploração e globalização.
É interessante ver toda a queria cultural envolvida com o chá. E se você gosta de chá, deixa tudo ainda mais interessante.
Porém, em alguns momentos achei que ele se perdeu um pouco e acabou indo mais além em outros assuntos (a questão da perda cultural, por exemplo).
No mais, se você gosta do assunto, vai ter um bom tempo com esse livro.
comentários(0)comente



Carolina 20/04/2023

A Cerimônia da Beleza
Este livro reflete o caráter conservador do Japão numa série de regras de decoração e etiqueta. Em certas ocasiões assume uma postura de "cruzada contra o Ocidente", o que é compreensível, haja vista ter sido escrito por alguém que resistia à por vezes nefasta influência britânica em sua ilha. A linguagem é usada em alguns momentos apenas para instruir e em outros de forma poética. Creio que sua leitura agradará a todos os simpatizantes da cultura japonesa.

Meus históricos de leitura com citações e comentários estão postados no grupo "Históricos de Leitura - CCR".
comentários(0)comente



Gleissa.Pereira 08/03/2023

O belo sobre o cha´
Esse livro lindo tem uma narrativa maravilhosa, sobre a importância do chá e sua cerimônia.
Um livro que conta minuciosamente sobre a força e a sutileza que o chá pode nos oferecer.
Fala sobre o Modernismo e o tradicional.
Fala sobre o Japão sobre guerras e também sobre suas dinastias
Coisas que podem ser comparadas com a atualidades.
comentários(0)comente



Bia 18/02/2023

Essência
Essência. Essa palavra, e apenas ela, é a perfeita descrição desse livro. O Caminho do Chá ensina, para os que nunca souberam, o que é paz, serenidade e harmonia. Para os que um dia já conheceram essa tríade, e hoje estão perdidos, o autor, Okakura, faz a doce gentileza de relembrar que é preciso despertar da dormência e atentar-se à natureza, porque nela há a essência do que somos e quando reconhecemos essa essência encontramos a paz, harmonia e serenidade.
comentários(0)comente



ga.galvao 31/01/2023

Cultura, Tradição e Religião
Esse é um livro no qual o autor escreve com a alma.

Ele educa o leitor com crítica, historia e reflexão a respeito do ritual do chá no Japão e no oriente.

As diversas historias sobre os mestres dos chá e suas lições trazem ensinamento universais e para a vida.

Há uma critica a ocidentalizacao dos costumes japoneses.

É um livro curto e incrivel.
comentários(0)comente



Cesar Garcia 27/12/2022

Um belo livro com uma linda filosofia
O livro do chá não fala apenas da cerimônia do chá, mas de toda uma filosofia oriental que valoriza a paciência, a beleza, o respeito e o tempo de cada coisa.
O autor descreve a cultura oriental de maneira belíssima e nos conta como a cerimônia do chá inspirou a pintura, a filosofia e até às construções orientais.
Vale demais a leitura.
comentários(0)comente



M.Days 26/12/2022

Livro bastante interessante, começa com a história do chá e acaba por ser um livro de reflexão, com muita filosofia.
comentários(0)comente



Opala 19/12/2022

Um dedo de prosa sobre O Livro do Chá de Kakuzo Okakura
Na língua japonesa, na média antiguidade, temos duas palavras que significam humor, okashi e oko.
Okashi é utilizado em dois sentidos: algo que embora alegre, de percepção perspicaz e engenhosa, encontra-se muito próximo à elegância, e em outra, para indicar um sorriso ou chiste.
Oko, mais falados entre os homens comuns, têm, por sua vez, sentido tolo ou engraçado.

A noção de sutileza que é imposta - e de obrigação - é impossível de ignorar.
No português brasileiro, quando queremos dizer que algo foi engraçado, dizemos, simplesmente e certamente, "Foi engraçado!". Não há a percepção de que aquilo foi engraçado de forma requintada ou não, simplesmente o fez rir.

Com isso em mente, me diga, o porquê, então, de que um de corrimento sobre chanoyu - cerimônia do chá - não seria de tamanha sutileza quanto a conversação ?

Não pense errado, obviamente, chanoyu ou chado - ou para os mais íntimos do livro que vos falo, "chaísmo" - pode parecer a nós um intenso floreio de algo tão simples como uma cerimônia do chá.
A qual já brincamos quando crianças, fazendo nossos pais ou mães - ou ambos - pedirem licença ao entrarem na área do chá, e ainda, se quiser causar mais estranheza aos observadores, dizer a eles que devem reverenciar a princesa, normalmente nós - ou um bicho de pelúcia.
Então ao perceber que tal brincadeira é, na verdade, um mantra regrado e disciplinado sobre sutileza e vida, terá quatro reações comuns: interesse, descaso, dar de ombros ou epifania.
Okakura faz um paralelo da cerimônia do chá com o Budismo e o Zen - os três andando de mãos dadas entre as poucas páginas do livro.

Aos leitores ocidentais, fica a critério da recusa ou do adoecimento. Seria estranho de todo modo se todos se sentissem atraídos por um título como O Livro do Chá, afinal, pelo menos alguma vez na vida já queimou ou irá queimar a língua com o líquido quente.
Seja qual for a sua ideia, é impossível dizer que adorará este livro, ou se arrependerá de ter pago por este pedaço de papel - talvez se interessar a ti a cultura e a história japonesa, não lhe seja de tão desagrado.

Harmonia, respeito, pureza e tranquilidade - sendo muito jovem para afirmar - é o segredo da vida e da morte. Os dois se fazendo juntos, 'só quem viveu uma bela vida, pode morrer belamente'.
comentários(0)comente



Aline no mundo das maravilhas 11/11/2022

Um estilo de vida
Esse livro traz uma visão muito aprofundada de um ?simples? ritual como beber chá.
Um livro pequeno, mas não tão simples de ler.
Precisa ser degustado como chá, pouco a pouco.
comentários(0)comente



Eder Ribeiro 08/11/2022

Viagem filosófica
Uma viagem filosófica da cultura ancestral japonesa tendo como pano de fundo a milenar cerimônia do chá. Uma leitura rápida e de fácil compreensão.
comentários(0)comente



59 encontrados | exibindo 16 a 31
1 | 2 | 3 | 4


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR