Leiliane R. Falcão 13/06/2022
A melhor leitura do ano, até agora
Como esse livro me surpreendeu. Comprei na Feira do Livro do Pacaembu no sábado, e hoje, encerrei a leitura. Eu simplesmente devorei o livro. Eu adoro ler na companhia de um chá quentinho, então pensei que o livro falaria um pouco sobre o ritual do chá, mas de fato, não estava preparada para um texto tão lindo, poético e sensível quanto o que encontrei neste livro.
Mais do que tratar apenas da Cerimônia do Chá, o Chanoyu, neste livro Okakura nos presenteia com uma aula sobre culturas e costumes do povo japonês, e resgata alguns valores que infelizmente vêm se perdendo em nossa sociedade hoje, como harmonia, modéstia e respeito.
Uma frase que não me sai da cabeça é quando ele cita que a maioria dos conflitos que existem hoje no mundo poderiam ser resolvidos numa cerimônia de chá. A aura de altruísmo, de estar presente no momento e de ser bondoso sem esperar recompensa, realmente podem ser poderosos se olharmos para a nossa própria vida e buscarmos resolver as nossas próprias arestas.
Eu me surpreendi positivamente com este livro, e com certeza o lerei novamente muitas vezes ao longo da vida. Espetacular!