O Livro do Chá

O Livro do Chá Okakura Kakuzô




Resenhas - O livro do Chá


59 encontrados | exibindo 31 a 46
1 | 2 | 3 | 4


Malu 25/08/2022

Uma leitura gostosa e fácil que apresenta vários elementos da cultura oriental em torno da criação da cerimônia do chá.
comentários(0)comente



Cris SP 19/08/2022

19.08.2022
Uma forma de disseminar a cultura oriental no ocidente e mostrar o fundamento da cerimônia do chá, bem como seu significado. Possui como princípio a harmonia, respeito, pureza e tranquilidade. Para efeito de conhecimento: "Em 1610, houve o primeiro carregamento de chá para a Europa, por meio dos navios da Companhia Holandesa das Índias Orientais. O chá se tornou conhecido na França em 1636 e alcançou a Rússia em 1638. A Inglaterra em 1650."
comentários(0)comente



William LGZ 14/07/2022

Cultura japonesa para ocidentais
Um excelente livro para conhecer mais profundamente o Japão tradicional, de escrita que embora traga intensas reflexões também é de bem fácil leitura. Gostei muito da experiência.

Apesar de focar na tradição da cerimônia do chá, o autor pincelou sobre diversos temas relacionados à este como arte, arquitetura, zen-budismo, taoísmo, entre outros, e isto foi o que mais me encantou pois tenho um grande interesse por esses temas.

Mas acho que mesmo para aqueles não tão chegados nesses assuntos esta será uma obra bastante válida pelo conhecimento e outra visão de mundo que traz, certamente sugiro à todos lê-la!
comentários(0)comente



Verona 13/07/2022

Livro maravilhoso! Uma verdadeira aula não só sobre o chá e seus conceitos, mas também sobre cultura, filosofia, flores e principalmente história.
comentários(0)comente



nandalunac 30/06/2022

.
O livro traz um desenvolvimento histórico da cerimônia do chá e as várias fases dela. Gostei muito de entender essa face do chá, não é apenas uma bebida.
Não dei 5 estrelas porque, pessoalmente não acredito que vá ser um livro super memorável na minha vida, mas recomendo bastante.
comentários(0)comente



Lisandro 25/06/2022

Menos páginas que o original?
Li por ter visto na internet um trecho atribuido a este livro. Decepção por não encontra-lo nele. Notei que esta versão tem menos páginas do que outras versões, metade das páginas para ser exato. Agora preciso adqurir a veersão de maior páginas e concluir se o trecho que dei por falta é do livro do chá ou não. Até o nome do autor nesta edição está traduzido errado.
comentários(0)comente



Leiliane R. Falcão 13/06/2022

A melhor leitura do ano, até agora
Como esse livro me surpreendeu. Comprei na Feira do Livro do Pacaembu no sábado, e hoje, encerrei a leitura. Eu simplesmente devorei o livro. Eu adoro ler na companhia de um chá quentinho, então pensei que o livro falaria um pouco sobre o ritual do chá, mas de fato, não estava preparada para um texto tão lindo, poético e sensível quanto o que encontrei neste livro.
Mais do que tratar apenas da Cerimônia do Chá, o Chanoyu, neste livro Okakura nos presenteia com uma aula sobre culturas e costumes do povo japonês, e resgata alguns valores que infelizmente vêm se perdendo em nossa sociedade hoje, como harmonia, modéstia e respeito.
Uma frase que não me sai da cabeça é quando ele cita que a maioria dos conflitos que existem hoje no mundo poderiam ser resolvidos numa cerimônia de chá. A aura de altruísmo, de estar presente no momento e de ser bondoso sem esperar recompensa, realmente podem ser poderosos se olharmos para a nossa própria vida e buscarmos resolver as nossas próprias arestas.
Eu me surpreendi positivamente com este livro, e com certeza o lerei novamente muitas vezes ao longo da vida. Espetacular!
comentários(0)comente



Gabriel.Larrubia 31/05/2022

O livro do chá... essas 5 estrelas devem ser da primeira leitura que fiz que amei demais tudo nele tudo tudo. Acabei relendo agora com o objetivo de fazer um trabalho sobre ele numa matéria (cultura japonesa I) mas eu acabei vendo um tema separadamente, o xintoísmo no começo da era Meiji do Japão e isso acabou influenciando muito minha leitura... Acho que o orientalismo mudou muito de lá pra cá e também acho que o orientalismo é também alimentado por algumas produções orientais! Se isso for lido com um panorama histórico e também como um comecinho de apresentação do taoísmo, budismo, vida e arte, e né a cerimônia do chá vale muito a pena. Mas se corre o risco de se superestimar certas coisas e talvez construir uma imagem muito idealizada da cultura japonesa. E como o livro é justamente sobre apresentar o Japão pra não japoneses hmmmm
Acho que quem tem certos preconceitos é uma leitura muito boa e com muito potencial de facilmente mudar muitas visões não só sobre o Japão como sobre o ocidente e a vida
E pra quem tem mais contato, tem uma leitura crítica e é mais pesquisador, tem coisas riquíssimas e os pequenos problemas são notáveis e já foram apontados por pensadores famosos
E mesmo quem tá no meio termo, se interessa pela cultura japonesa já mas não é muito crítica, talvez os aspectos que envolvem a pragmática estejam muito além do livro e pode ser que não seja o que fica... Não sei!
Biancabcp_ 02/08/2022minha estante
Fiquei com vontade de ler^^


Gabriel.Larrubia 02/08/2022minha estante
por coincidência peguei ele da estante ontem pra pegar uma parábola que gosto muito... última leitura eu fiquei implicando com uns pontos mas é, realmente o que fica são outras coisas... tem muitas passagens lindas que sempre lembro e ele é curtinho! espero que curta...




J^! 30/05/2022

Para ler sempre
Sensacional a poesia para o olhar que as palavras desse livro recitam. O ponto de vista de uma flor ao ser colhida é das coisas mais incríveis que já li na vida.
comentários(0)comente



Léo 23/05/2022

Esse livro é uma releitura de um clássico secular que aborda, não apenas a cerimônia do chá e a forma de preparação e organizar o espaço. Esse compêndio informativo ao ocidente sobre o oriente traz, de maneira irônica e rica, o modo de viver a partir do momento que se dedicar a ser um chaísta.
E esse conhecimento escrito é a certeza de que a história, pura e simplesmente, da serenidade durante a cerimônia do chá está sendo transmitida.
comentários(0)comente



Priscila Cybelle 09/05/2022

Um Chá, uma arte, uma cultura!
O autor traz não apenas um texto cronológicos acerca da história do chá e da cerimônia tão importante na cultura japonesa, mas também, a cultura e filosofia que é transmitida através deste ritual de séculos. Além disso, a obra também traz questionamentos sobre as sociedades de seu tempo (1906, período de conflitos/guerra mundial), por meio de comparações às sociedades da época em que fora organizados os costumes da cerimônia do chá para a civilização da época do autor.
Seus questionamentos perduram até a atualidade e mais que um livro de história sobre costumes antigos, também é um livro de reflexão sobre as transformações do tempo, as novas "tendências" morais e ensinamentos filosóficos baseados no budismo e taoísmo que se pregados por um individuo do século XXI, certamente o traria mudanças éticas e morais as quais até mesmo ele apreciaria, além de encaminhar o desenvolvimento individual, mostrando o pensamento oriental acerca de diversos aspectos e o tradicionalismo baseado nos ensinamentos que são transmitidos de geração para geração de forma edificante e simbólica para a cultura e caráter destes.
comentários(0)comente



Gui tac 06/04/2022

O livro do chá
É um livro interessante, que abrange diversos aspectos da cultura do chá e a arte envolvida na cerimônia do chá. Porém, é extremamente específico para a área cultural do chá, se aventurando pouco no cunho social, e como essa cultura influencia na sociedade.
comentários(0)comente



Pagliuca 03/02/2022

O mais simples é sempre o mais difícil
Saber compartilhar não basta. Precisamos também saber o nosso lugar em todos os momentos da o vida. Discrição, humildade e respeito são a base da vida.
comentários(0)comente



Oda04 26/09/2021

Simplicidade e Harmonia
Kakuzo Okakura traz em seu livro (uma espécie de artigo sobre os costumes japoneses de 1906) o significado da tradição da cerimônia do chá, uma das senão a maior tradicional cerimônia do país.

Eu como descendente de japoneses sempre via tal cerimônia em eventos, em missas familiares e nunca havia entendido a real e o cerne do porque a pratica de tal ato, com
"O Livro do chá" consegui entender muito afundo do significado por detrás de todos as etapas e movimentos feitos pelos chaístas.

Em conjunto, Okakura traça e expõe a cultura oriental em geral. Para um mundo ainda em desenvolvimento, era imprescindível alguém tentar explicar um cultura tão diferente dos ocidentais, Okakura foi esse homem, no Livro do Chá temos um parelelo fantástico com a arquitetura, a arte e as religiões em detrimento à cerimônia do chá.

A busca pelo belo, pelo simples e pela harmonia talvez seja aquilo que todos os chaístas tentam buscar.
comentários(0)comente



shesmarshmallow 11/09/2021

Chaísmo: história, arte e religião
Aborda a cultura da cerimônia japonesa do chá, suas influências e representação no modo de vida oriental.
comentários(0)comente



59 encontrados | exibindo 31 a 46
1 | 2 | 3 | 4


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR