VictAria 12/08/2023
Intenso e poético
?Escrevi cartas para pessoas sem endereço neste mundo. Sei que vocês estão mortos. Mas posso ouvir vocês. Ouço todos vocês. Nós estivemos aqui. Nossa vida teve valor.?
Laurel perdeu sua irmã mais velha chamada May, de uma forma muito trágica e tudo a sua volta mudou após este acontecimento, ela segue tentando buscar forças para encarar o novo cenário em que ela se encontra. Ela começa uma rotina completamente diferente, sua mãe vai embora para a California após a morte de sua irmã, agora ela passa os dias alternando entre a casa do pai e da sua tia.
Após começar a frequentar uma nova escola, a professora de inglês encarrega os alunos a escreverem uma carta a alguém que já faleceu. De forma surpreendente Laurel encontra uma maneira de escapar da realidade e de despejar seus sentimentos ao dedicar cartas para celebridades que morreram, entre elas, Kurt Cobain, o cantor favorito de May, Elizabeth Bishop, Judy Garland, Amelia Earhart, River Phoenix, Janis Joplin, Jim Morrison, John Keats, Allan Lane, Amy Winehouse, E. E. Cummings e Heath Ledger.
Laurel é uma garota introvertida e que tem muita dificuldade em expressar seus sentimentos, em especial acerca sobre a morte de May e os últimos meses que tiveram juntas, em que ela esconde momentos sombrios que atormentam seus pensamentos.
Após escrever as cartas ela passa externalizar tudo o que sente, por meio da escrita ela passa a se reencontrar novamente, ganhando mais confiança para ser ela mesma e fazer o que sente vontade, se permite conhecer e fazer novas amizades, e até mesmo se apaixonar. E é através das cartas que ela também encontra uma maneira de encarar o luto e entender o turbilhão de sentimentos que a rodeiam.
» Me sinto muito agradecida pelo meu eu de 12 anos não ter lido este livro naquela época, esse livro não é voltado para o público infantojuvenil, mas já vi inúmeras vezes ele ser lido fora da faixa etária indicativa. Esse livro aborta de forma sensível e real sobre o luto, su1c1dio, depressão, abuso s3xual e o uso de álcool e drogas. Não é uma leitura fácil, me peguei diversas vezes precisando parar de ler para respirar e refletir sobre tudo o que a Laurel estava sentindo. Um misto de emoções intensas me consumiu após a leitura desta obra magnifica. Me apeguei profundamente com a Laurel e com cada carta que ela escrevia, pude conhecer através dela algumas celebridades e me apegar a elas.
Um ponto a destacar foi a escolha das celebridades, nas quais todas tiveram uma história de vida notável e ao mesmo tempo trágica. A autora soube muito nos apresentar cada uma delas, onde conseguimos ver as pessoas por trás da celebre fama que tiveram em vida e como o amor pela arte as impulsionava. Foi uma leitura muito marcante para mim, reflexões das quais irei levar para sempre e que me fez ter uma nova visão sobre o que move a vida de cada pessoa e que não podemos salvar as pessoas delas mesmas, elas precisam encontrar um jeito de se salvarem.