La Trilogia de Nueva York

La Trilogia de Nueva York Paul Auster




Resenhas - A Trilogia de Nova York


70 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4 | 5


joaoggur 25/10/2024

It?s up to you!
Quando fora noticiado o falecimento de Paul Auster, me assustei ao dar-me conta que, por mais que tivesse ouvido seu nome em diversas ocasiões, jamais tinha o lido.

A Trilogia de Nova York, sua Magnum Opus, é um livro ambíguo; reunindo três histórias (que, supostamente independentes, tem uma certa ligação entre si), eu creio que o autor pecou ao misturar muitas coisas e, amalgamando-as, em nada chegando, - tudo, e entendam esse tudo como sinônimo da narrativa detetivesca, tudo é um grande pretexto para inserir discussões sobre arte, literatura, linguagem, identidade? e morrendo na praia.

Eu quero dizer que, obviamente, a intenção do autor não foi fazer sumariamente uma história policial (como Ágatha Christie/Arthur Conan Doyle/Edgar Allan Poe), e sim usá-la como um mecanismo para montar um certo quebra cabeça, um tabuleiro de recortes; entretanto, falhara em todas as suas perspectivas; os diálogos sobre literatura parecem teatrais, encenados e enfadonhos; e, no que tece o sentido de identidade, de nome, tudo foi imensamente corrido, como se o autor tivesse parado na iminência de algo se concretizar.

Gostaria de dizer que foi uma boa experiência; mas eu estaria mentindo.
comentários(0)comente



Marcus 16/10/2024

Nova York em sua plenitude
Três histórias que se esbarram. Todas com duas coisas em comum: a cidade de Nova York e a busca, quase perseguição, por um alvo misterioso. O ato de vigiar, acompanhar, investigar e perder. Sem muitas explicações, mas ao mesmo tempo, sem necessidade delas.
comentários(0)comente



Dan Ledo 22/07/2024

Confuso
É inegável a qualidade do texto, entretanto a leitura é arrastada e pouco cativante. O texto consegue gerar curiosidade no leitor, mais pela intenção de entender o desenrolar dos fatos que pelo prazer da leitura.
comentários(0)comente



Jessica1248 27/06/2024

Incrível
Auster nos convida a mergulhar na alma humana através de três histórias interligadas, cada uma com seu próprio protagonista e narrativa singular. Em Cidade de Vidro, acompanhamos Daniel Quinn, um jovem escritor em crise existencial que se envolve em uma investigação misteriosa. Já em Fantasmas, encontramos Henry Chinaski, um ex-detetive que busca desvendar o enigma de sua própria identidade. Por fim, A Caixa Negra nos apresenta a Fanshawe, um jovem aspirante a escritor que enfrenta a perda e a busca por um lugar no mundo.
comentários(0)comente



Fabrício Cardoso 10/06/2024

"A história não está nas palavras; está na luta"
Temos aqui um conjunto de três histórias aparentemente policiais, mas cujo clima noir é apenas uma camada, talvez a mais superficial da trilogia. Obviamente, nos divertimos demais com as premissas básicas: um homem que, cansado de receber ligações por engano, assume a identidade do antigo dono do telefone; outro que se desintegra perseguindo um sujeito que é espelho de si mesmo e, por fim, aquele que sai em socorro da mulher do amigo de infância desaparecido. São pontos de partida excitantes para histórias que se prestam a um exuberante exercício de linguagem, testando o limite das palavras. Até quando elas definem as coisas universalmente? Paul Auster também traça um retrato ora cômico, ora divertido, das obsessões que inventamos para mascarar a completa ausência de sentido da vida. "No final, todas as vidas não passam de uma soma de fatos contingentes, uma crônica de intersecções fortuitas, lances de sorte, casualidades que nada revelam senão sua própria falta de propósito". Nesse terreno semanticamente movediço, as ruas de Nova York são o que restou do concreto. Se joguem, pois é uma obra plena de significados e ao mesmo tempo leve, de leitura prazerosa.
Djeison.Hoerlle 03/08/2024minha estante
Que comentário formidável!


Fabrício Cardoso 12/08/2024minha estante
Muito obrigado!




Rodolfo Vilar 08/06/2024

Durante a leitura do ?A Trilogia de Nova York? soube que Paul Auster tinha falecido e me senti um pouco incômodo, já que estava lendo a obra de alguém que tinha acabado de falecer, num sentido de que era quase impossível tais possibilidades estarem coexistindo ao mesmo tempo: o autor morto no plano real e o autor vivo no plano da literatura. Mas daí pensei, ISSO É PAUL AUSTER.

Em sua obra, esplêndida por sinal, Auster faz existir uma possibilidade de emaranhado de vidas que somente a literatura é capaz de fazer: um leitor que lê um livro onde o narrador nos conta as peripécias de personagens que procuram personagens que procuram personagens, dentro de um labirinto que é a própria Nova York, se tornando mais viva e dinâmica que todo o livro, onde as camadas de narrativa e construção se misturam numa complexa teia que prende o leitor até o fim, deixando a construção do texto mais interessante que a própria história ou sua conclusão.

As três historias que formam esse livro, onde nem consigo de fato falar sobre elas, se tornam um grande quebra-cabeça fenomenal que é a literatura de Paul Auster, explicando o quanto o autor usava da linguagem como matéria prima para a criação de suas obras, num delicado tecer que faz a linguagem se tornar mágica. Auster queria mostrar o quanto a linguagem poderia tornar as coisas múltiplas e tenho certeza que com esse recurso ele viverá eternamente em suas obras.

Viva Paul Auster.
comentários(0)comente



Faluz 26/05/2024

A trilogia de Nova York - Paul Auster - 2007
Essa trilogia escrita por Paul Auster, nos coloca na vida de três homens que ou são ágeis detetives, ou um escritor em que os dados biográficos são muito importantes.
Os personagens possuem o mesmo nome em várias histórias apresentam um caminho pelas ruas de New York, que nos faz reconhecer essas áreas que ele percorre e nos apresentam.
Muito interessante a forma narrativa.
comentários(0)comente



Red Velvet Moon 29/02/2024

Cada caso é uma maluquice apenas. Confesso que quando terminei o primeiro parecia que eu encarava uma grande parede branca, não entendi nada. Fora uma alucinação? Ou realmente aconteceu? Ele era maluco ou só maluco?
O segundo conto não me fez sentido algum e o terceiro muito menos.
Tirando a parte de que não entendi nada, o livro é muito bom. Perfeito para quem gosta de um bom mistério, mesmo que confuso.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Higor 03/02/2024

Fui achando que encontraria histórias de mistério, policiais, momentos de tirar o fôlego, e me deparei com duas histórias entediantes e uma até que bem boa.

na primeira história, (cidade de vidro) temos um início promissor, com um escritor recebendo um telefonema errado e se fazendo passar por um investigador particular, mas ela logo se torna entediante, dando voltas numa escrita que não tira nada além de bocejos. a segunda história (fantasmas) se possui um ponto positivo é que em momento nenhum promete algo ao leitor. começa tediosa e termina igualmente chata. o grande destaque fica com a última novela (o quarto fechado), que traz uma trama mais interessante sobre um escritor que desaparece e seu amigo que ficou responsável por suas obras e enfrenta o dilema de publicá-las ou não, mas senti que, logo, o autor começa a dar voltas e mais voltas nos pensamentos e ações desse personagem.
não sei se entendi o conceito das histórias, e nem sei se tem conceito pra ser entendido.

acho interessante a forma como leitor e personagens vão se transformando em um só, já que as histórias possuem mais um viés psicológico centrado naqueles que são os investigadores, mas é de uma chatice que só. no fim, minha experiência não foi agradável, justamente por esperar algo e receber outro.
comentários(0)comente



Ronan 21/01/2024

Nota média: 4.3 ⭐

~ Cidade de Vidro - 5⭐
~ Fantasmas - 4⭐
~ O Quarto Fechado - 4⭐
comentários(0)comente



Cesar Garcia 03/11/2023

Uma construção interessante
A Trilogia de Nova York constrói histórias interessantes e cheias de referências, mistérios e um entrelaçamento entre as três partes que leva a uma grande reflexão.
Ainda digerindo tudo o que li, mas com certeza é uma obra incrível.
comentários(0)comente



70 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4 | 5


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR