Sapiens

Sapiens Yuval Noah Harari




Resenhas - SAPIENS – Uma Breve História da Humanidade


2044 encontrados | exibindo 1321 a 1336
89 | 90 | 91 | 92 | 93 | 94 | 95 |


Giulia 25/01/2021

Não dá todas as respostas, mas dá inúmeras perguntas
Um livro que me fez perceber que minha visão de mundo é, inevitavelmente, fortemente influenciada pela minha vivência (tanto em posição social quanto período histórico). Atiçou minha sede de conhecimento.
comentários(0)comente



Juliana 24/01/2021

Sapiens
Sabe aquele livro que você fica triste quando está acabando e começa a ler mais devagar? Pois bem, esse foi um desses livros. O autor nos conduz por uma viajem no tempo, em diversas épocas e civilizações. A construção dos capítulos foi muito bem pensada, iniciando com a origem do Sapiens, e sua diferenciação entre outros grupos, e o porque de nos destacarmos em relação a outras espécies. Da forma em que vivíamos como caçadores e coletores ao desenvolvimento da agricultura, criação da cultura, moedas, comércio e a invenção da religião. Toda a trajetória até nos tornamos "deuses" com a capacidade tecnológica de aumentar a expectativa de vida, curar doenças antes incuráveis e viajar para além desse pálida ponto azul. Deixando aquele ar de dúvida no final dessa obra... Somos Sapiens ainda ou nos tornamos uma nova espécie? Queremos viver para sempre? O que queremos nós tornar? O que queremos?...
comentários(0)comente



Luiza 24/01/2021

Incrível!
Eu recomendo a leitura do livro! E recomendo muito. Contudo, se o leitor não quer sair questionado tudo e todos, sugiro que não leia sapiens: a história da humanidade.

O livro em questão é capaz de levar o leitor a ter muitas reflexões intensas.
Harari conseguiu encaixar em mais ou menos 450 páginas 70 mil anos de história, logo, nenhum resumo será tão profundo quanto a obra do autor.

O livro não é neutro, apesar de narrar a história dos Homo sapiens. E a todo momento o leitor (pelo menos aconteceu comigo) se pega escolhendo um lado, torcendo por outro e, sentindo receio, raiva, alegria, tristeza, ansiedade, medo, do por vir.

É um misto de sentimentos ler o livro.

Fazer um resumo da história da humanidade não é uma tarefa fácil. E fazer isso com bastante rigor científico e, uma leitura extremamente tranquila e clara se torna um grande desafio, contudo o livro Sapiens: uma breve história da humanidade consegue cumprir muito bem essa tarefa.

A despeito de ser um livro complexo, com muita informação e dados sobre a história da humanidade, o autor conseguiu fazer com que a leitura seja fácil e agradável, na minha opinião.

O livro divide o progresso da humanidade em 3 (três) revoluções: A cognitiva, a agrícola e a científica. E em cada um dos capítulos o autor explica como a história da humanidade foi se formando, além de tentar, na medida de suas capacidades, fazer previsões para o por vir.

Enfim, termino essa resenha sugerindo novamente a leitura e, com uma das frases mais marcantes do livro, na minha opinião:

?Quando derrubamos os muros da nossa prisão e corremos para a liberdade, estamos na verdade correndo para o pátio de uma prisão maior?
Yuval Noah Harari
comentários(0)comente



Raphs 24/01/2021

Necessário
Se você que saber sobre a vida humana , sua história bem como os caminhos que podem nos levar esse livro é para você.
Eu tenho noção que nas linhas acima eu não fiz jus a esse livro mas foi o máximo que eu consegui visto a magnitude dele e de todas as outras desse autor.
comentários(0)comente



Henrique.Alves 23/01/2021

Passado, presente e futuro
Essa obra é fantástica do início ao fim. É incrível como o autor reconta nossa história desde o surgimento da matéria até os possíveis futuros que estão reservados a nossa espécie. É impossível não refletir acerca de todo conteúdo que o livro aborda, de fato uma leitura agradável e de fácil compreensão apesar do tema complexo
comentários(0)comente



Maia 23/01/2021

Um livro riquíssimo, cheio de detalhes e que veio em boa hora para quem quer voltar a estudar história. Por tantos detalhes apresentados acredito que a leitura rápida que fiz não seja ideal. É preciso um ritmo mais lento pra acompanhar com maior proveito.
Ainda assim, gostei muito da apresentação da história sob a ótica da evolução humana através das revoluções (cognitiva, agrícola e científica
A ideia de que a humanidade evolui no sentido da unificação, o questionamento sobre o quão bem/mal fez a revolução agrícola , a diminuição da violência ao longo dos milhões de anos, foram apresentados com argumentos convincentes entretanto me causaram um pouco de estranheza. Talvez porque a análise é feita a partir de uma visão macro , desde o início da existência dos Homo sapiens.
Os exemplos e analogias bem humorados também me agradaram quando não muito cansativos e exagerados.
E a finalização sobre o nosso fim? A frase que ficou para mim: "O que queremos querer?"
comentários(0)comente



Mariane596 22/01/2021

O conteúdo histórico desse livro é sensacional! Super didático e muito bem escrito, é ótimo para entender muitos conceitos difíceis. Recomendo muito pra quem gosta de história ou só quer saber mais sobre o ser humano.
comentários(0)comente



Carlos 21/01/2021

História humana é top demais
Um livro contando a tragetoria da espécie humana através das eras, tudo pra chegar na conclusão de que talvez a gente era mais feliz vivendo no mato.
comentários(0)comente



Ju Revoredo 20/01/2021

Aula de história
Esse livro é basicamente uma aula de história em 450 páginas, desde a pré-história até os dias atuais, Harari deixa o questionando: ?Para onde vamos??

Pode ser um pouco cansativo no início pra quem não se interessa pela pré-história e antiguidades, mas com o decorrer do livro assuntos mais atuais vão surgindo e nos fazendo refletir.
comentários(0)comente



Ane 19/01/2021

Sapiens: uma breve história da humanidade
Uma longa jornada através do tempo, Harari nos mostra como evoluímos milênio após milênio e explica por quê poderemos acabar entrando em extinção justamente por causa disso. A raça humana de fato é
superior a todas as outras ou apenas mais uma espécie? É possível que, no futuro, sejamos substituídos por nossas próprias criações? Como em Frankenstein...a humanidade deseja ser Deus, mas será que acabará criando monstros?

Harari responde essa e dezenas de outras questões nesse Best Seller incrível.
comentários(0)comente



Carolina Corrêa 19/01/2021

Riquíssimo
Livro riquíssimo em informações, no entanto, deve ser lido com reservas e questionamento. Algumas posições do autor me parecem descabidas e soberbas. De qualquer forma, as informações históricas são muito válidas.
comentários(0)comente



Luiza 19/01/2021

O livro é extremamente fácil de recomendar pelo seu assunto abrangente ao interesse da maioria das pessoas, bem como sua linguagem e escrita bastante acessível. Faz muito sentido ser best-seller e, a meu ver, merece o título. Claro que quem não tem costume de ler livros de história, ou de não-ficção educacional no geral, poderá ter dificuldade com o caráter conteudista da obra, mas penso que não terá com o texto em si. Tive muita facilidade na leitura e sou interessada em História, então gostei muito do livro. É claro que com a proposta ambiciosa de narrar toda a história da humanidade, acabe sendo impossível reter todas as informações e mensagens passadas pelo autor, além de não haver possibilidade de muito aprofundamento nos assuntos. Porém, as teses principais e que são mais repetidas no livro são fixadas, tais como a explicação sobre ficções compartilhadas criando a realidade da sociedade, os efeitos negativos da Revolução Agrícola para a satisfação individual do homo sapiens e a tendência da sociedade se unificar e universalizar cada vez mais perante o desenvolvimento histórico. As partes que mais gostei de ler foram sobre o homem na "Pré-História", pois achei que o autor abordou a época com atenção que não costumamos dar na escola ou outras obras do mesmo gênero. Outras partes que mais gostei foram as da origem da linguagem e escrita e da explicação do advento do dinheiro e capitalismo e sua armadilha. No entanto, não consegui gostar da parte sobre imperialismo, pois achei que o autor abordou o assunto sob o olhar muito forte da metrópole mundial, bem como abusou da narrativa já desafiada da "Europa ativa" e colônias ou "Oriente" passivo, como se estes não participassem do processo histórico e das mudanças civilizatórias da era moderna, mas apenas as "aceitassem". Senti uma abordagem orientalista forte nessa parte em específico do livro. Também achei a discussão sobre a diminuição da violência na atualidade bem indiferente à realidade da periferia do globo. Poderia o autor também ter sido mais franco sobre o tema dos impactos humanos na natureza e clima do planeta, pois pareceu que ele se esquivou do assunto ao se limitar a dizer que teremos que aguardar o desfecho do problema no futuro. Mesmo com as ressalvas, considero o livro muito válido e encorajo a sua leitura para os interessados. Capítulos de destaque: " 1 Um animal insignificante"; "5 A maior fraude da história"; "7 Sobrecarga de memória"; "15 O casamento entre ciência e império"; "16 O credo capitalista". [Livro lido em outubro de 2020]
comentários(0)comente



Ricardo.Gumiero 19/01/2021

Melhor livro para gerar discussões
Se você quer estar sempre munido de assunto para conversar, sobre quase tudo e com quase todo tipo de pessoa, esse é o livro certo. Ele te dará ampla bagagem para pensar e debater sobre civilização, religião, evolução do homem, guerras, entre outros, de uma forma neutra sem viés ideológico. Aprenda a se posicionar melhor e também a defender seus argumentos de forma mais condizentes com a historia.
comentários(0)comente



David.Lima 19/01/2021

Incrível
Ótimo livro, do início ao fim... Transmite a mensagem de uma forma muito objetiva... Livro que me fez refletir muito.
comentários(0)comente



Gi Marinho 18/01/2021

Muito interessante.
comentários(0)comente



2044 encontrados | exibindo 1321 a 1336
89 | 90 | 91 | 92 | 93 | 94 | 95 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR