Luiza 24/01/2021
Incrível!
Eu recomendo a leitura do livro! E recomendo muito. Contudo, se o leitor não quer sair questionado tudo e todos, sugiro que não leia sapiens: a história da humanidade.
O livro em questão é capaz de levar o leitor a ter muitas reflexões intensas.
Harari conseguiu encaixar em mais ou menos 450 páginas 70 mil anos de história, logo, nenhum resumo será tão profundo quanto a obra do autor.
O livro não é neutro, apesar de narrar a história dos Homo sapiens. E a todo momento o leitor (pelo menos aconteceu comigo) se pega escolhendo um lado, torcendo por outro e, sentindo receio, raiva, alegria, tristeza, ansiedade, medo, do por vir.
É um misto de sentimentos ler o livro.
Fazer um resumo da história da humanidade não é uma tarefa fácil. E fazer isso com bastante rigor científico e, uma leitura extremamente tranquila e clara se torna um grande desafio, contudo o livro Sapiens: uma breve história da humanidade consegue cumprir muito bem essa tarefa.
A despeito de ser um livro complexo, com muita informação e dados sobre a história da humanidade, o autor conseguiu fazer com que a leitura seja fácil e agradável, na minha opinião.
O livro divide o progresso da humanidade em 3 (três) revoluções: A cognitiva, a agrícola e a científica. E em cada um dos capítulos o autor explica como a história da humanidade foi se formando, além de tentar, na medida de suas capacidades, fazer previsões para o por vir.
Enfim, termino essa resenha sugerindo novamente a leitura e, com uma das frases mais marcantes do livro, na minha opinião:
?Quando derrubamos os muros da nossa prisão e corremos para a liberdade, estamos na verdade correndo para o pátio de uma prisão maior?
Yuval Noah Harari