dudinharoan 25/07/2022
Detalhado e único
É fundamental conhecermos e sempre lembrarmos a existência de Anne Frank e sua história como judia num esconderijo em meio ao caos da Segunda Guerra Mundial, e o motivo que a levou a parar de escrever em seu diário, principalmente o que aconteceu depois disso. Por isso esse livro é tão importante.
Nele, são contadas algumas histórias vividas por mulheres que encontraram Anne ou algum outro membro da família e registraram o que viram. Foi contada aqui toda a grandiosidade detalhada das histórias de Anne e sua família que me fizeram compreender como foi o período deles nos campos de concentração, suas atividades e encontros com ex vizinhos e colegas da escola, como ela agiu quando a irmã ficou doente e como elas estavam sempre juntas, tudo contado como se fosse uma sequência de seu diário.
Além disso, também gostei muito do modo como os relatos não foram resumidos aos encontros com Anne e tudo o que ela fez. Foi contada também cada história individual, com cada dificuldade e alívio vividos pelas testemunhas da presença da família Frank, todos as músicas cantadas baixinho para ninguém escutasse, as esperanças, as pequenas conquistas, as conversas e o que fez cada um continuar com a fé de que sairia daqueles campos com vida, como era cada atividade em cada campo pelo qual tiveram de passar, como eram as pessoas de lá, cada grupo com uma nacionalidade diferente da de outro e como eles conviviam juntos dentro do campo, e até anotações sobre Mengele. Assim, todas as experiências foram salvas e tiveram seu merecido espaço aqui, sem ser deixadas de lado para que sejam esquecidas.