Terra das Mulheres

Terra das Mulheres Charlotte Perkins Gilman




Resenhas - Herland


491 encontrados | exibindo 271 a 286
19 | 20 | 21 | 22 | 23 | 24 | 25 |


Profa..Moreira 14/06/2021

Razoável
A autora parece se esforçar para descrever uma sociedade (formada apenas por mulheres) extremamente evoluída, mas se perde não trazendo informações mais concisas acerca da economia e política na Terra das Mulheres; outra coisa que ficou solta é como as mulheres engravidavam e procriavam sendo que não tinham qualquer relação com homens, a possibilidade de partenogênese não ficou bem elaborada; a aversão que tinham sobre sexo reforça a opressão sobre a sexualidade feminina; uma sociedade que almejava a eugenia - pertubador; Enfim, valeu a leitura, mas um pouco decepcionante!
comentários(0)comente



Beá 14/06/2021

Uma leitura provocativa
Comecei a ler o livro sem saber o que esperar, já que não procuro nenhuma informação sobre a obra antes da leitura - algo que me agrada muito. Portanto, fiquei surpresa quando descobri que o narrador de Terra das Mulheres era, na verdade, um homem. Essa não é uma leitura fácil de ser feita, e não digo em relação à gramática, mas me refiro aos sentimentos que são trazidos à tona. Me senti provocada, raivosa, indignada, humilhada e descontente durante toda a leitura, e que bom que reagi negativamente, pior seria se concordasse com o que estava escrito. Não me leve à mal, considero esta uma leitura importante e necessária, uma utopia detalhada e escrita à frente de seu tempo, pois ainda considero-a bastante atual. Também gosto de quando a obra não me agrada, ou não se propõe a agradar o leitor, e que, apesar de raramente tornar estas minhas favoritas, valorizo o autor pela coragem. Além disso, a leitura se tornou bastante cansativa da metade pra frente, e lutei comigo mesma pra conseguir terminá-la, mas talvez seja porque este livro que supostamente deveria ser sobre mulheres, acaba sendo um livro que fala mais sobre os próprios homens.
comentários(0)comente



galaxyyie 14/06/2021

Terra das Mulheres
É um livro que traz bastante reflexão, o fato que foi escrito em 1915 é incrível. Li em LC então foi bem produtivo.
Mas tbm tem mts problemas e coisas que poderiam ser desenvolvidas de outra forma.
comentários(0)comente



gabsquerido 14/06/2021

Até que eu gostei, mas sei lá
Apesar de ter muitas coisas que eu gostei nesse livro, acho que teve muitas outras que eu não gostei
comentários(0)comente



Sheron 15/06/2021

"Um sistema ético admirável"
Trata-se de uma leitura leve, tirando os últimos capítulos que abordam questões mais complexas, se assim posso dizer, a história no geral te envolve, e principalmente, te faz refletir.
A terra das mulheres é narrada por um homem, que se entende por neutro, três americanos vão para esse país, onde tudo é completamente diferente da sociedade que estamos acostumados.
A ética prevalece, um lugar onde há igualdade, civilização, harmonia, generosidade, altruísmo... Imagina morar num lugar onde não precisa temer por bandidos, assassinos? Não precisa temer andar na rua desertar com medo do pior acontecer? Um lugar onde o poder não gera competitividade, egoísmo e desigualdade.
Chega a ser até irritante, pensar que poderíamos ser assim, porque somos tão cruéis? Por que somos como nós somos? Guerra, doenças, crueldade...
A história faz nós refletirmos sobre todos os aspectos da nossa sociedade, dos nossos comportamentos e concepções.
Um lugar onde a maternidade é o que as move, o cuidado, altruísmo. Como Professora, achei interessante a ideia de Educação abordada na história, perfeito seria se nossa Educação partisse do princípio que precisasse estimular a mente da criança da maneira que é melhor para cada um, ou até mesmo, a real valorização das professoras nessa história.
Obviamente, é um feminismo antigo, onde ainda vê a mulher com o único papel, a maternidade, nessa história maternidade é o que rege tudo, mas isso bate em contrapartida com os novos movimentos feministas, tudo evoluí né?

[...] Era como... voltar ao lar para a mãe. Não quero dizer a mãe de avental assando biscoitos, a pessoa atarefada que cuida de você e o mima, e que não o conhece de verdade. Quero dizer o sentimento que uma criança muito pequena sentiria, depois de ter estado perdida ? por muito tempo. A sensação de voltar ao lar; se limpar e descansar; de segurança com liberdade; de amor constante, quente como a luz do sol em maio, não como um forno ou um edredom recheado de penas ? um amor que não irrita nem sufoca [...].
comentários(0)comente



ariely.loyane 15/06/2021

Bom
Eu gostei bastante do livro, tem uma ambientação muito boa, com uma narrativa bem fluida no começo, senti que da metade pro final ficou um pouquinho cansativo, mas a leitura foi bem agradável no geral. O livro traz diversos temas interessantes pra reflexão.
Mas achei que algumas partes do livro poderiam ter sido mais trabalhadas. Vou admitir que achei que o final seria diferente e não tenho certeza se entendi o que aconteceu o com Terry.
comentários(0)comente



andressa 15/06/2021

bão
ler terra das mulheres não foi a melhor experiência.

gostei da história, é interessante e me atraiu logo de início, porém a maneira como inúmeros assuntos foram abordados não me agradou. a falta de informações em alguns pontos somada com a informação desnecessária em outros foi quase torturante, entretanto, diante a alguns pontos negativos, eu nao posso deixar de citar o meu real contentamento, o livro é interessantíssimo, a história me parece genial e no geral a execução é boa.
ler terra das mulheres me proporcionou incontáveis reflexões, o que me fez concluir ser um livro quase que necessário.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



giostavahr 16/06/2021

uma boa ideia com ressalvas
acredito que se eu não tivesse lido o prefácio teria uma ideia muito diferente em relação a esse livro. a história da exploração em si a aventura não é muito empolgante chega a ser tedioso. se você está procurando um livro feminista que vai mudar sua vida esse livro definitivamente não é o que vc procura. um feminismo extremamente branco. a idealização da maternidade não rolou pra mim pois atualmente isto não é algo relevante. a ideia de irmandade me cativou bastante, porém como disse o livro não tem diversidade alguma então é uma irmandade seletiva. a questão da virgindade e delas pensarem que o sexo é algo impuro, que só verve pra reprodução é extremamente idiota.
comentários(0)comente



Karina Vitória 17/06/2021

A história dá uma certa revolta e o final poderia ter sido melhor kkk mas vale a pena o questionamento da temática envolvida.
Li através da LC da Aya Literária.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Aline 18/06/2021

Bom
O livro não me conquistou mas foi interessante em muitos momentos... Esperava mais do final e achei que merecia mais um capítulo....
comentários(0)comente



@umapaixaochamadalivrosblog 19/06/2021

Fantástico!
Bom dia, leitores.
Título interessante, um mundo imaginário, com referências, um ótimo prefácio, indagações valiosas já naquele tempo em que foi escrito, como nossa relação com a natureza e os animais, com os mortos, com esteriótipos do que é ser feminino e masculino, com a política, religião, relação internacional, guerras, poder e sucesso, com a maternidade, patriotismo, casamento, os homens representando o mundo e as mulheres, o gênero, entre outros temas que me ensinaram e me fizeram questionar aquilo que é tido como certo/ normal/ natural. Tudo parece ser uma construção social. E veja bem, criadas pelos homens. Achei fantástico. Li mais rápido do que esperava e a narrativa é fluída. A expectativa pelo que vai acontecer também é ótima e o final em aberto.

"Igualdade entre quem?... igualdade em relação a quê?" Pág 08.

#terradasmulheres #charlotteperkinsgilman #rosadostempos #2018 #ficcaoamericana #notaquatro #leiamulheres #utopia #lendolivro

Beijos e até a próxima ??.
comentários(0)comente



491 encontrados | exibindo 271 a 286
19 | 20 | 21 | 22 | 23 | 24 | 25 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR