Terra das Mulheres

Terra das Mulheres Charlotte Perkins Gilman




Resenhas - Herland


491 encontrados | exibindo 286 a 301
20 | 21 | 22 | 23 | 24 | 25 | 26 |


râmi 21/06/2021

gostei da leitura, achei muito importante as reflexões que ela traz p o leitor, de coisas que são normais na sociedade mas que deveriam ser questionadas.
comentários(0)comente



Joy 23/06/2021

Um livro escrito em determinado tempo e lugar e que apresenta várias influências deles, mesmo sabendo disso algumas falas dos personagens e ideias ainda revoltam.
Tem uma boa escrita e não é marcado pela aventura e correria que geralmente se encontra nas distopias produzidas mais recentemente.
comentários(0)comente



Aline 23/06/2021

"Entendam, elas não tinham guerras. Não tinham reis, nem padres, nem aristocracia. Eram irmãs, e conforme cresciam, cresciam juntas - não competindo, mas em ação unificada."
comentários(0)comente



Carla 24/06/2021

Gostei da leitura.
Mesmo tendo sido publicado em 1915, muitas falas misóginas de certos personagens e reflexões sobre a estrutura da sociedade fora da terra das mulheres são assustadoramente atuais. Mas claro que alguns aspectos são se aplicam a agora.
Um aspecto do livro que vi muitas pessoas criticando negativamente, mas que achei muito interessante, foi a forma como a maternidade é tratada na obra. Claro que não é ideal a vida de mulheres girar em torno da maternidade, mas trouxe reflexões interessantes e me fez lembrar daquela frase que não sei de onde veio "é preciso uma aldeia para se educar uma criança"
comentários(0)comente



Érica Marinho 27/06/2021

O país ideal?
Terra das Mulheres tem uma escrita fluída, que te faz refletir sobre muitos aspectos da sociedade em geral e das coisas que funcionam e que não. E, quanto mais questionava, menos me via representada como mulher na própria Terra das Mulheres.
comentários(0)comente



Marciane Maria 28/06/2021

Uma janela para uma outra realidade
Uma sociedade renovada a partir de um desastre natural que isolou a população daquela ilha do restante do mundo por milhares de anos! Elas, as mulheres, resistiram, se reconstruíram e criaram uma sociedade única de mulheres que tinham a maternidade como missão de vida.

Ver essa comunidade pela visão masculina nos permite fazer comparações com a realidade fora dela, o que nos faz questionar ambas e como cada uma delas molda as atitudes das mulheres. Ter em mente a época em que essa história foi escrita é um ponto fundamental para entendermos o tamanho da janela de disruptura estrutural que ela abriu!

Outro ponto de reflexão é como o machismo está enraizado culturalmente em nossa sociedade e se mantém muito forte ainda nos dias de hoje, mais de um século depois.

Achei que o final deixou um gostinho de quero mais, de querer saber como essa história continuaria, como esse compartilhamento de culturas e conhecimentos influenciou na vida daqueles que a vivenciaram.

Mas, o mais importante é ressaltar como essa leitura é importante para todas as mulheres, para mostrar o início de novas perspectivas e abrir nossos olhos para que nos lembremos constantemente o quanto a nossa luta é importante e todas as mudanças que ela já proporcionou!
comentários(0)comente



@eimarianagomes 30/06/2021

Gostei da leitura, achei muito interessante. Mas foi um pouco cansativo a leitura e fiquei confusa em algumas partes. Porém para um livro escrito a tanto tempo é muito incrível.
comentários(0)comente



Júlia 05/07/2021

Terra das mulheres
Li esse livro por recomendação, estou numa fase de ler livros cm assuntos sociais, enfim, gostei mas não é algo gritante.Achei interessante a ideia da autora nessa utopia e cm as coisas funcionam, me fez rir e pensar em certas analogias e comparações que ela faz cm a terra das mulheres e o nosso mundo aqui, me trouxe reflexão no assunto.Da pra perceber q a autora estava mtt além do seu tempo quando escreveu é isso achei realmente incrível, mas n achei um livro cm grandes emoções, mas é legal
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Manu 08/07/2021

Livro necessário.
Terra das Mulheres tem uma premissa que chama muito a atenção:como seria uma sociedade composta exclusivamente por mulheres?
A leitura do livro é fluida, a linguagem é de fácil entendimento e o enredo se desenvolve bem ao longo do livro, exceto no final, onde achei os últimos capítulos cansativos.
Claro que pela época que o livro foi escrito, temos um olhar com muitas ressalvas fazendo a leitura atualmente (como acerca da maternidade, por exemplo), mas isso não impede de refletirmos sobre o machismo histórico que nos permeia.
A leitura é muito válida! Eu gostei muito desse livro. Claro que preferiria que ele fosse narrado pelo ponto de vista feminino, mas sua premissa geral é muito necessária. Recomendo!
comentários(0)comente



NARA DIAS 09/07/2021

Clássico Feminista
Um livro para uma rápida leitura, porém não espere um enredo emocionante, cheio de reviravoltas e sei que isso muitas vezes pode desanimar o leitor, como li em leitura coletiva, alguns não finalizaram.

A história gira em torno da expedição de três amigos: Terry, Jeff e Vandyck à Terra das Mulheres, um lugar esquecido há dois mil anos. Lá eles aprendem a língua e a cultura dessas mulheres e sua forma milagrosa de reprodução.

A escolha de três homens para representar o gênero masculino não foi à toa, já que temos o maxista, o adorador e o amante. Brilhante!

Van, o narrador da história, nos leva a refletir sobre a vida na qual o resto da humanidade leva, como: criação de gado para consumo, distribuição de leite, animais domésticos, educação das crianças, morte, aborto, pobreza, casamento e o papel da mulher na sociedade.

Durante toda a leitura fiquei pensando de que forma a história terminaria e gostei do final, apesar de ter ficado de certa forma em aberto.


site: https://www.instagram.com/quelivrotalendo/
comentários(0)comente



Rayanne 09/07/2021

Razoável
O livro é abordado na visão de homens com pensamentos machistas, o que torna a leitura um pouco difícil. Eu esperava mais do enredo, mas, ainda assim foi um livro interessante que proporcionou reflexões diversas
comentários(0)comente



PriscillaBagano 11/07/2021

Nós mulheres podemos tudo!
O livro nos apresenta, através de uma sociedade que possui apenas mulheres, a capacidade feminina em atuar nas diversas e infinitas tarefas que os homens atuam.

Na época em que foi escrito, as mulheres eram vistas como senhoras, empregadas e servas dos homens e de suas famílias. Analisando livro por essa ótica, ele está bem a frente do seu tempo. Mas hoje, tudo o que ele relata faz parte do nosso cotidiano, e verificar isso é muito gratificante pois nos mostra que estamos em processo evolutivo. Mas apesar de sabermos quão competentes somos, ainda vivemos uma luta por direitos iguais na sociedade!
comentários(0)comente



Cyntia Bender 12/07/2021

É quase um livro didático.
A leitura inicialmente é bem curiosa, a autora decidiu contar a história como se fosse um diário de um dos personagens que vai parar na Terra das Mulheres, o que torna ele nossos olhos e ouvidos durante o decorrer do livro. Eu gostei do livro ate metade dele, depois ficou bem cansativo e repetitivo, em função das analises do personagem em relação a vida das mulheres. A autora analisa tanto o contexto e a historia do mundo que tem horas que parece que eu estava lendo um livro didático. Levando em consideração que é um livro de 1915 tem muito tópicos bem importantes levantados ja naquela época, e muita coisa que deixa a gente bem incomodada, com certeza nao foi uma leitura ruim, mas foi realmente cansativa.
comentários(0)comente



Julia.Martins 13/07/2021

Assim, não sei muito bem o que dizer, é um livro descorrido de uma forma diferente, é como se você tivesse lendo um estudo da Terra das Mulheres feito por um homem então não há aquela curiosidade de saber o que vai acontecer no final e sim como aquele lugar funciona.
Gostei de como a autora construiu mulheres sem influência do machismo e como os homens lideram com toda a situação, vendo que mulheres não precisam necessariamente de um homem para viver.
Eu tinha ouvido criticas feministas ao livro por louvar a maternidade como centro da vida da mulher, mas julgando que o livro é do século passado nao é algo que me incomodou, há outros temas explorados que sobrepõe essa problemática.
Indico a leitura para os curiosos de plantão, muito legal saber como uma terra só de mulheres funcionaria.
comentários(0)comente



491 encontrados | exibindo 286 a 301
20 | 21 | 22 | 23 | 24 | 25 | 26 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR